A simplicidade de um Planejamento Estratégico

Como montar um Planejamento Estratégico? Simples. Se a organização existe, existe por algum motivo. Esse motivo define o que a empresa quer e aonde quer chegar. Assim começa o planejamento estratégico de uma empresa.

A partir da definição do termo estratégia pode-se entender um pouco mais sobre o planejamento. Estratégia pode ser conceituada como um conjunto de decisões que levará a organização ao alcance dos resultados esperados. Essas decisões são aplicadas dentro de um plano de longo prazo, onde são estabelecidos os objetivos e metas que devem ser atingidos nesse período. Aí está a segunda parte de um Planejamento Estratégico.

Então, o Planejamento Estratégico é a definição do que a organização é, aonde ela quer chegar e de que forma isso acontecerá. Assim sendo, ele contêm a missão (o quê), a visão (aonde), valores e princípios que nortearão as estratégias, os objetivos e metas a serem alcançados, além do plano de ação que guiará a organização até o destino estabelecido dentro do prazo do planejamento, que, normalmente, é de dois a cinco anos.

O planejamento estratégico torna-se importante não por estar no papel, mas por ser capaz de orientar a empresa dentro daquilo que foi estabelecido pelo grupo de gestão da organização. Porém, ele precisa ser acompanhado e avaliado com uma freqüência regular para que a instituição não saia do seu foco estratégico e possa alcançar os resultados dentro do prazo estipulado.

Agora, a pergunta que não quer calar: você sabe por que sua organização existe? Sem essa resposta, nada de planejamento. Por isso, muitas organizações acham o processo de desenvolver o Planejamento Estratégico difícil e/ou demorado.

72 Responses to A simplicidade de um Planejamento Estratégico

  1. Olá, Evelyne!

    Concordo com seus questionamentos. O Planejamento Estratégico é algo fundamental para qualquer organização que pensa na sua “sustentabilidade”. É importante entender e registrar a motivação da existência da organização e onde ela pretende chegar com o seu trabalho.

    Além disso, é muito importante disseminar a missão, visão e valores entre todos os envolvidos e comunidade externa (da forma correta). Aqui sugiro o texto “A Maldição do Conhecimento”:

    http://batepapodebuteco.blogspot.com/2007/05/maldio-do-conhecimento-ol-pessoal-quero.html

    Um abraço e parabéns pelo BLOG!
    Alessandro.

  2. […] de iniciar o projeto, além da existência de um planejamento estratégico e/ou plano de captação, a organização deve ter claramente definida as necessidades e demandas […]

  3. stelamaris klock disse:

    Gostaria de saber se podemos contar com sua colaboração em orientar-nos sobre como montar um projeto auto-sustentável. Temos intenção em arrendar uma terra para desenvolver uma estrutura onde haja formas de algumas famílias poderem viver comodamente sem precisar recorrer a recursos financeiros para alimentação, etc…

    Seria possível?

    Desde já, parabéns pelo blog!!!

    Stela

    R: Com certeza posso ajudar.
    Poderia me enviar mais detalhes sobre o projeto para que eu tenha noção da abrangência?
    Assim, terei informações para montar a proposta de trabalho e enviar para você.

  4. carlasitoi disse:

    E sempre consultarmos, para obtermos uma viaso mais amplas das coisas que pretendemos. Assim obtive melhores informacoes para meu plano estrategico

  5. eliane disse:

    oi, adorei saber mais, mesmo porque estou començando agora a lidar com projetos, e gostaria de suas orientações nessa empreitada.

    R: Agradeço seu comentário.
    No meu blog você encontrará muitas dicas interessantes.

  6. luciana correia disse:

    ola mesendo daki e dali achei este saite que amei … me ajudara e muito no meu projeto
    gostaria de saber dicas de projetos artesanais envolvendo criancas
    aguardarei anciosa a resposta
    grata

    R: Obrigada!
    Por ser um projeto simples e muito executado, talvez você encontre muitos modelos, idéias e casos de sucesso na Internet.

  7. POLIANA SOARES disse:

    POLIANA DE BRASÍLIA,

    Presciso montar um projeto esportivo, com as modalidades, FUTEBOL E VOLEI BOL, pois são as atividades que mas envolve as crianças e adolecentes, POIS já desenvolvemos esse trabalho mas presciso de um projeto bem feio para que possamos receber patrócinios e dar continuidade aos nossos projetos, se for possível, ajude-nos a ganhar essa luta, TENHO UM TITULO DE ULTILIDADE PÚBLICA, ‘OSCIP’, DESDE JÁ AGRADEÇO E AGUARDO RESPOSTA

    R: Se desejar, posso enviar um orçamento contemplando o desenvolvimento desse projeto.

  8. ILOA ALMEIDA disse:

    bom dia preciso de uma ajuda montei uma ONG a pouco tempo faço serviço social ajudando as famílias de grande necessidade e eu que ria muito montar um projeto de educação e o EJA jovem e adoto e o meu sonho se vc poder me ajudar eu te agradeço fico aguardando a sua resposta.

    R: Como gostaria que eu ajudasse?

  9. nely disse:

    Para eu obter um resultado eu preciso escolher momentos propícios para começar um planejamento estratégico?
    Adorei seus comentários sobre a matéria que é muito interessante.
    Grata,

    R: Planejamento estratégico deve ser feito antes da ação realizada. Pois, o PE é o planejamento do resultado da ação, projeto ou organização.

  10. micaelle disse:

    gostaria ter um modelo de planjamento estrategico para uma farmácia de manipulação.

    R: Infelizmente, não disponho desse modelo.

  11. adernani fontoura disse:

    Eu gostaria de saber como posso montar um projeto cultural ?
    por onde comerço, como eu faço eu estou perdido nunca fiz issso
    eu fui chamado por um fundação para cuidar da aerea cultural só que eu tenho que fazer um projeto e mostrar para eles como eu faço e por onde eu comerço?ficarei muito feliz se vcs puderem me ajuda á realizar esse projeto.

    eu sou artista plastico

    R: Você leu o texto “Como montar um Projeto Social”? Lá tem algumas dicas de como montar um projeto.
    A primeira coisa a saber é o que você quer conseguir com o seu projeto, quem serão os atingidos, qual o objetivo? Tendo isso em mente, fica mais fácil desenvolver as idéias.

  12. Willian disse:

    Eu queria alguma informação como montar um projeto de saude, para a terceira idade.
    Obrigado Willian

    R: Leu o texto “Como montar um projeto social”?
    Nele você encontrará as informações básicas para montar um projeto.

  13. ALVARO DOS SANTOS SIQUEIRA disse:

    Adorei seu site voce esta de parabens, por sua iniciativa de abraçar esta nobre causa, de ajudar os irmãos mais necessitados.
    Gostaria de sua ajuda se possivel pois estou querendo montar um projeto social mais estou sei saber como expor,ja tenho varios voluntarios entre eles 3 tecnicos em enfermagem, 2 cabeleleiros, 2 brinquedistas e 2 evangelizadores , e um som para fazermos umas brincadeiras ao fim do dia.
    Minha intensão é visitar semanalmente as comunidades mais carentes e gostaria que voce mim ajudasse a organizar este projeto. Estou aguardando sua resposta .Grato.
    Abraços.

    R: Para que eu possa ajudar a desenvolver o seu projeto, preciso de mais informações para poder enviar proposta de prestação de serviços.

  14. DJALMA SANTOS RODRIGUES disse:

    OI SOU PRESIDENTE DA ( ASSOCIACAO ESPORTIVA E CULTURAL Tok de Bola),
    ESTAMOS EM REFORMA DE NOSSA NOVA SEDE LOCALIZADO NA NOSSA COMUNIDADE, QUE ATENDE NOSSAS CRIANCAS E ADOLECENTES, COM ATIVIDADES ESPORTIVAS, CULTURAIS E DE REFORCO ESCOLAR DURANTE O ANO TODO. A INAUGURACAO DA SEDE ESTAR PREVISTA PARA DEZEMBRO DESTE ANO, AQUI EM SAO LUIS DO MARANHAO NAO HA NADA IGUAL A ESTE TRABALHO SOCIAL QUE JA REALISO E PRETENDO AMPLIALO EM NOSSO SEDE NOVA. ESSE ANO REALIZAREMOS A 10ª TACA Tok de Bola DE FUTBOL DE SALAO QUE TERAR INICIO NO MES DE NOVEMBRO.
    TODO ESTE TRABALGHO VEM SENDO REALIZADO COM RECURSOS FINANCEIROS PROPRIOS, POR ISSO VEM PEDIR AJUDA DE VOCES PARA ELABORARMOS PROJETOS SOCIAIS PARA CAPITACAO DE RECURSOS, SEI QUE EXESTE LEIS DE ENSETIVOS AS ESSAS ATIVIDADES, SO PRECISAMOS DE PESSOAS BOAS QUE QUERAM NOS AJUDAR NESSA NOSSA LUTA, PARA NOS ORIENTAR COMO ELABORAR PROJETOS. TAIS COMO
    CAPITACAO DE RECURSOS PARA REAILZACAO DE UMA COMPETICAO DE FUTBOL DE SALAO
    CAPITACAO DE RECURSOS PARA MANUTEICAO DE NOSSAS ATIVIDADES ESPORTIVAS E CULTURAIS E DE REFORCOS ESCOLAR
    POIS HOJE TRABALHOMOS COM MAIS DE 170 CRIANCAS E ADOLECENTES EM VARIS ATIVIDAES,
    SO DEUS SABE COMO FOI BOM ENCONTRA VOCES, PARECE QUE SE ABRIRAM NOVAS PORTAS NO FIMDO TUNEL CONTO COM SUAS AJUDAS AMIGOS.

    R: Parabéns pela iniciativa.
    Para ajudar na elaboração desses projetos tenho que me didicar a eles, reservando tempo e trabalho para isso. Nesse caso, posso enviar um orçamento com o custo de uma assessoria com essa finalidade.

  15. Arinda disse:

    Preciso fazer um projeto em paralelo com a Prefeitura. Ex. Preciso colocar os lindeiros em um espaço, legal junto ao Municipio e a rodovia, para não deixar esse povo desempregado. Tipo uma feira, para que todos os camelôs tenha seu espaço.

    R: Você leu o texto “Como montar um projeto social” que está disponível no blog? Talvez ele ajude.

  16. NILSE ARANTES disse:

    BOM DIA EVELYNE !

    ESTE BLOG É MUITO IMPORTANTE.SEMPRE TEMOS DÚVIDAS QUANDO NÃO CONHECEMOS BEM O ASSUNTO E QUEREMOS FAZER O MELHOR. GOSTARÍA MOS DE TER O ESQUELETO DE UM PROJETO, NUM FORMATO OFICIAL, PARA DESENVOLVERMOS COM EXATIDÃO O QUE PRETENDEMOS.É UM PROJETO SOCIAL, PARA ATENDER CRIANÇAS E ADOLESCENTES.O PROJETO É PARA A CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO FÍSICO, COM ESTRUTURA PARA VÁRIAS ATIVIDADES CULTURAIS , ESPORTIVAS E OFICINAS DE APRENDIZAGEM.TEMOS UMA INSTITUIÇÃO INTERNACIONAL A QUEM IREMOS RECORRER PARA OBTER OS RECURSOS.
    PARABENIZAMOS PELO BLOG E , AGUARDAMOS SEU RETORNO.
    ATENCIOSAMENTE,
    NILSE

    R: Que bom que gostou do meu blog. Obrigada!
    No texto “Como montar um projeto social”, tem a estrutura básica de um projeto. Poderá ajudar.

  17. olavo disse:

    preciso de um modelo de projeto para capitar recurso junto aos orgãos governamentais na area de meio ambiente e não sei como montar.

    Se tiverem um ja pronto eu apenas farei a adapitação para a realidade de nosso municipio.

    Pode mandar para o meio imail pastorolavo@yahoo.com.br
    agradeço.

    olavo

    R: Fazer adaptações de projetos é a coisa menos indicada a fazer, uma vez que os cenários e as pessoas mudam e tem outras necessidades.
    Modelo de projetos ambientais que possam ser enviados, eu também não tenho.
    Para solicitar recursos governamentais, a instituição precisa ter o título de OSCIP. A sua tem?

  18. soraia - DF disse:

    Gostaria de receber informações detalhadas de como posso montar um creche-escola, sem fins lucrativos e nesta mesma creche ter um espaço para outros tipos de atividades voltadas para a comunidade. Na verdade queria saber o passo-a-passo, ou seja a sequencia de atitudes para realizar este sonho.

    R: Infelizmente, não tenho as informações que deseja. Mas, talvez você consiga no Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente da sua cidade.

  19. DJALMA SANTOS RODRIGUES disse:

    MEU AMIGO OBRIGODO PELA INICIATIVA DE ME AJUDA, QUERO SABER COMO MANTER CONTATOS COM VC, COMO ESSA ASSECORIA VAI ME AJUDAR, DE QUER MODO NOS PODEMAS TRABALHO JUNTOS.

    R: Para que eu possa te enviar um orçamento, preciso ter mais detalhes sobre o projeto e o seu grau de complexidade.
    Aguardo seu e-mail.

  20. Boa tarde,
    sou vinculado ao instituto recicla vida, sou um dos responsaveis pelo parte de capitalizacao, faço a parte visual, mais tenho tido dificuldades na parte escrita dos projetos. E gostaria de obter algum tipo de ajuda, como apostilas, ideias e qualquer coisa que possa nos ajudar a melhorar a qualidade de nossos projetos.
    Atenciosamente
    Daniel
    visite nosso site
    http://www.reciclavida.org.br

    R: Desculpe a demora na resposta.
    Um bom material disponível na Internet é a cartilha “Captação de Recursos – da teoria à prática”, talvez possa te ajudar. Assim como o texto “Como montar um projeto social”, disponível no meu blog.

  21. Alessandro disse:

    Ola, gostaria de uma ajuda, tenho um grupo folcorico que procura divulgar o cultura do nosso estado, somos um grupo sem fins lucrativos oque ganhamos com nossas aprsentações são para o sustento do proprio, estamos precisando tirar um CNPJ como podemos fazer?

    R: Para essas informações, peço que leia o texto “Como montar uma ONG”, disponível no blog.

  22. Tárcia Oliveira disse:

    Bom dia,

    Gostaria que me ajudasse a entender algumas coisas. Estou pensando em montar uma institiuçao para dar aula para crianças carentes de informatica. preciso ter uma ong? O que preciso fazer para realizar esse projeto, possivelmente receberei ajuda de algumas empressas da cidade onde moro.
    No que você pode me ajudar para eu entender melhor, e fazer a coisa certa
    Abraço

    R: Para atender crianças de forma social e obter apoio de empresas, o interessante seria ter uma associação sem fins lucrativos, ou seja, uma ONG porque assim fica mais fácil as relações. Para mais informáções, peço que leia o texto “Como montar uma ONG” disponível no blog.

  23. vanessa cristiane de moura soares disse:

    estou pensando em montar uma cooperativa mas estou com medo queria uma opiniaõ sua quero montar uma cooperativa de costureiras

    R: Para montar uma cooperativa você precisará de, pelo menos, 7 pessoas para compor a diretoria e conselho administrativo. Depois, conseguir o CNPJ. É uma boa iniciativa e você pode conseguir mais informações na Internet sobre isso.

  24. Mônica Moura disse:

    Gostaria da sua ajuda. Estou pensando em montar uma ONG para ajudar obesos mórbidos e não tenho a mínima idéa por onde começar.
    Projeto Social é a mesma coisa que ONG?
    Por favor me dê uma luz de como começar.
    Agradeço desde já sua atenção.

    R: Projeto social é aquilo que uma ONG realiza. Para informações sobre abertura de ONG peço que leia o texto “Como montar uma ONG” disponível no blog.

  25. Márcio Mujalli disse:

    Não tenho encontrado modelos de projetos socias completos na internet. É algo tão sigiloso qu não pode ser disponibilizado?
    Todavia agradeço o que você tem disponizado para nós internautas.

    R: Não existem modelos de projetos sociais disponíveis na Internet porque eles são muito particulares a cada organização proponente. O seu objetivo nunca é igual ao de outra instituição, o público-alvo tem outras características, assim como as metas, ações e orçamentos também. O máximo que poderá encontrar é um formulário com algums dicas ou resumos de projetos aprovados. Porque cada projeto é único.

  26. angela disse:

    Preciso montar uma creche, preciso de detalhes de como fazer todas as fases

    R: Leia o texto “Como montar uma ONG”, acho que vai te ajudar.

  27. lucinaldo disse:

    boa tarde ! preciso de um progeto para uma fundação ligada a igreja atividades como espórts, teatros, encinamento, e etc.
    se tiver um pronto q só precise faser as adaptações por favor nos envie seremos muito gratos

    Att. Lucinaldo

    R: Infelizmente, não possuo modelos de projetos para enviar. Cada caso é particular.

  28. lucinaldo disse:

    boa noite! o q vc acha é + ou- assim o projeto? parabens pelo vosso trabalho!obrigado

    FUNDAÇÃO SOCIAL DA IADMDS/MT
    NOME: PENIEL

    Quem somos:
    Somos membros da igreja evangélica assembléia de Deus Ministério de Madureira do bairro boa esperança sinop MT campo de barra do garças.

    Objetivos:
    Realizarmos oportunidades para uma sociedade diferenciada de oportunidades limitada trazendo cursos profissionalizantes para jovens, adolescentes e adultos, promovermos inclusão social através de esportes, capacitação e preparação profissional como reciclagem e etc.

    Missão:
    Prestarmos um serviço de excelência para o nosso município em busca de uma recompensa excelente que é termos participação no dia a dia dos munícipes;
    Realizando inclusão social de jovens, adolescentes e oferecer oportunidades para os menos favorecidos indistintamente de credos religioso e cultura, no uso de ações simples e eficaz manifestando, carinho, amor e acima de tudo o interesse de bem estar dos participantes da mesma.

    Como realizaremos:
    Buscando parcerias junto às organizações não governamentais e governamentais como patrocínio e divulgação. Voluntários para execução das atividades e treinamento membros e simpatizantes da Igreja Assembléia de Deus Ministério de Madureira.

    FUNDAÇÃO SOCIAL DA IADMDS/MT PENIEL Organização Não-Governamental, é uma instituição sem fins lucrativos, que tem como objetivos a atuação na promoção e na defesa dos Direitos Humanos de indivíduos e coletividades. Tendo como ferramentas para realização de seus objetivos, o desenvolvimento de atividades de caráter social, cultural, educativo e desportivo, na defesa dos Direitos Humanos como um todo. Bem como prestando assessoria jurídica e extrajudicial em defesa de interesses individuais, coletivos e difusos da sociedade, organizando conferências, seminários, colóquios, cursos, ciclos de debates, palestras e outras atividades com vistas à conscientização, capacitação, qualificação, requalificação, formação e treinamento de profissionais e; inclusive, publicando livros, revistas e periódicos, editando vídeos e materiais em multimídia, realizando estudos, pesquisas e análises das questões estruturais e conjunturais da sociedade e do Estado e promovendo Educação para a Cidadania e para a Paz, inclusive em parcerias com outras entidades.
    Dentre suas atividades, a Ação Social inclui-se como elemento de atuação humanitária e, especialmente, como instrumento de organização dos diversos grupos sociais, visando sua promoção e representatividade.
    Sem exclusão de outros grupos e pessoas, a IADMDS/MT PENIEL. adota como público preferencial. Crianças e adolescentes, idosos, mulheres, negros, pessoas portadoras de necessidades especiais, internos e egressos de estabelecimentos penais e afins, vítimas e familiares e/ou testemunhas de violências praticadas por policiais ou grupos organizados, homossexuais, trabalhadores urbanos, rurais e os sem terra, cidadão soro positivo, migrantes e refugiados, perseguidos e discriminados por razões de ordem política, econômica, religiosa e racial.
    IADMDS/MT PENIEL adota como Princípios Doutrinários e prática de suas ações, os preceitos e enunciados da “Declaração universal dos Direitos dos Homens”, proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU), e da qual o Brasil é um dos Signatários.
    IADMDS/MT PENIEL. vem realizando, desde sua fundação em 2008, atividades junto às comunidades de baixa renda com projetos nas áreas de Educação e Assistência Social, promoção e prevenção da saúde.

    Realização imediata:
    Buscamos apoio para adquirirmos espaço, e abrangermos o nosso atendimento para esta sociedade;
    Para o futebol campo ou ginásio;
    Para ensino de operador de computador, um professor voluntário;
    Ser vos despertou algum interesse de nos ajudar aceitamos

    R: Para seu projeto estar mais completo, siga a estrutura que propus no texto “Como montar um projeto social”.

  29. Natan Câmara disse:

    Sou um jovem de 18 anos, e ficaria mui agradecido se puder me dar algumas dicas. Moro numa cidade de apenas 8 mil habitantes em média, a qual não há muito o que esperar, por isso vejo a necessidade da promoção de incentivos sociais em diversos setores da organização municipal. Tenho imenso interesse em implantar Projetos Sociais, não sei bem quantos, pois a precariedade é vasta, dentre creche, asilo, curso prévestibular, e áreas esportivas, com ênfase nos “jovens” de 7 a 100 anos. Como começar esse Projeto Social, de onde vem verbas para manter a organização,essas dúvidas e o que achar que for necessário ao meu problema, que ao conhecer esse blog, tenho certeza que haverá soluções, gostaria que me ajudasse.A que tipo de profissionais ou órgãos preciso recorrer. Para mais interessados e voluntários esse é o meu e-mail: natan.camara@gmail.com

    Muito obrigado desde ja…

    R: A Silvana Pires, gentilmente, já te respondeu.

  30. CACÁ MARTINS disse:

    Stela, bom dia!!!! moro em bairro bastante populo e carente e juto com um grupo de amigos mintamod um INSTITUTO. estamos pensando em desenvol um projeto na área seletiva de lixo e gostaria enormemente de contar com sua orientação na cinstrução desse importante projeto social. Um forte abraço!!!! Cacá Martins

  31. TATIANA disse:

    Boa tarde,

    e um grupo de amigos escrevemos um projeto no formato de proposta de parceria para atendimento psicologico. Hoje ele esta em campo e funciona com demanda ha cerca de 1 ano e meio. No entanto, nao temos nosso espaco para que possamos desenvolver outros projetos que temos em mente, inclusive de consultoria e pensamos em adaptar o nosso projeto as (desculpe, estou sem acentuacao no teclado) exigencias das empresas e tentar um fianciamento para essa ampliacao. Nos disseram que seria preciso estar ligaros a uma ONG ou OSCIP, tambem estamos buscando onde podemos registrar o projeto. Poderia nos orientar (pergunta) qual procedimento temos que adotar, sendo pessoas fisicas (pergunta).

    Agradeceria muito a sua resposta, ficamos no aguardo, obrigada.

    R: Realmente, para conseguir apoio de empresas vocês precisam de um CNPJ para que as empresas possam deduzir as doações do imposto. Vocês podem ou constituir uma ONG ou se filiar a alguma interessada a apoiar o projeto. Não há necessidade de registro de projeto algum…

    tatiana.

  32. Rodrigo Palazim Fontana disse:

    Uma idéia na cabeça e muita vontade ajudar.
    Sou dentista na minha cidade e vejo a falta de atendimento e o alto índice de carie (crianças e adultos) e doença periodontal (jovens e adultos). Já fiz palestras sobre técnicas de escovação e prevenção numa escola-aprendiz coordenada por uma pequena igreja em minha cidade natal. Dei prevenção as crianças e técnicas de escovação e achei viável a convocação dos Pais e responsáveis para explicar o que estava sendo feito e como foco de prevenção por parte dos mesmos. Tal palestra foi dada aos pais dos alunos onde aprenderam formas diferentes de se evitar desperdício, técnica de escovação de dentados e tipo de escovação a parcialmente dentados e portadores de próteses parciais e totais, abrangendo assim todo circulo familiar. Prevenção intra-uterina e recém nascidos foram ministrados por outra profissional, onde foram explicadas formas e maneiras de se prevenir, no caso fluorose (manchas brancas) por excesso de flúor e manchamentos (tons que variam de amarelo alaranjado, amarronzado a cinza) por tetraciclina em dentes permanentes de adultos, decorrentes do uso incorreto pelas mães. Foram ministradas também algumas matérias sobre alimentação sendo necessária uma abrangência maior, pois se tratava de um grupo de 200 pessoas de classe baixa. Procuramos recursos e profissionais da área da saúde para nos ajudar. Outros dentistas ADOTAVAM algumas crianças em seus consultórios e tratavam delas pós triagem feita por nós, cada dentista autorizava o tratamento de um ou dois alunos por um período de um ano, fazendo tratamento completo em sua própria área visto que nem todos profissionais são clínicos gerais e alguns eram especialistas em ortodontia, endodontia, periodontia, cirurgia buco maxilo facial, estomatologista, mais ajuda de profissionais periféricos, para tratamentos de fonoaudiologia.
    Devido à falta de recursos o projeto deixou de existir, fazendo com que estes pacientes recorressem à rede publica de atendimento, sendo um numero a mais em estatísticas.
    Como o sonho não acaba para a gente, queria informações sobre no que falhamos e como poderíamos arrecadar recursos para desafogar as filas dos postos de saúde onde a dignidade é abalada pelo ciclo BOLA DE NEVE em que as mesmas prefeituras se vêem com poucos recursos para atender as reenvidicações da população carente

    R: Com a descrição que você deu, fica difícil identificar onde houve falhas uma vez que você nos contou apenas sobre resultados e não dificuldades. Já que a prefeitura está disposta a ajudar, é preciso montar o projeto para conseguir, inclusive, as parcerias. Você leu o texto “Como montar um projeto social” disponível no blog? Ele poderá ajudar.

  33. Rodrigo Palazim Fontana disse:

    Espero que possam me ajudar

    Agradeço desde já

    Rodrigo P.Fontana

    Abraços

  34. Rodrigo Palazim Fontana disse:

    Venho acrescentar que nesta nova cidade onde moro, ao lado da minha cidade natal, tem os mesmos problemas, mas a prefeitura se propos a ajudar, mas sendo necessário um projeto em mãos para conversarmos sobre a ajuda, e isso estou tentando concretizar.Somente com parceria vejo alguma luz no fim do tunel.

    abraço

  35. JUNIOR disse:

    OLÁ BOA NOITE.
    BOM EU TENHO UM PROJETO DE UM PRÉ VESTIBULAR COMUNITÁRIO E UM CURSO PREPARATÓRIO TÉCNICO PARA AS ESCOLAS TÉCNICAS QUE FUNCIONA DESDE O ANO PASSADO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL ONDE USAMOS O ESPAÇO DA ESCOLA.

    QUANDO COMEÇAMOS MANDAMOS UM OFICIO PARA A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PEDINDO A PARCERIA PARA LIBERAR O ESPAÇO DA ESCOLA PARA FUNCIONAR O PROJETO LÁ, ELES AUTORIZARAM MAIS NUNCA DERAM UM PAPEL OU AUTORIZAÇÃO EM UM OFICIO OU NADA PARECIDO.
    MAIS AGORA COM UM NOVO COMANDO DENTRO DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO ELES PEDIAR UM PARA EU COLOCAR NO PAPEL O PROJETO PARA ELES OFICIALIZAREM A PERCERIA E EU NÃO TENHO IDÉIA COMO FAZER ISSO ME AJUDE POR FAVOR ESTOU DESESPERADO.
    DESDE JÁ AGRADEÇO.

    R: Para desenvoler esse projeto de parceria, sugiro a leitura do texto “Como montar um projeto social” disponível no blog. Ele deve ajudar.

  36. Greyk Goulart disse:

    Olá.Sou do interior de MS. Estou começando a montar um projeto social esportivo.Não faço parte de nem uma ONG, mas trabalho na fundação de esporte do municipio. como faço para começar a montar esse projeto.

    R: Você leu o texto “Como montar um projeto social”? Talvez esse texto te ajude no processo de criação do projeto. Já que está na Fundação, pode apresentar a proposta a ela.

  37. Daniel Silva disse:

    Presciso montar um projeto esportivo, com a modalidade de Basquetebol,estou na fase de elaboração mais são muitas as duvidas de como montar o que colocar no projeto, já desenvolvemos esse trabalho mas presciso de um projeto bem feito para que o Basquetebol não se acabe e que se profissionalize a gestão de tais projetos, preciso capitar patrócinios e dar continuidade ao nosso projeto, se for possível, me ajude.

    R: Sugiro a leitura do texto “Como montar um projeto social”, disponível no meu blog.

  38. Sérgio Ferreira Doszanet disse:

    Boa Noite vindo aqui e indo para lá eu encontrei e fiquei facinado com voces e gostaria de ter uma ajuda devido trabalhar com associações de moradores aqui e tenho um projeto social onde as comunidades levarão ao executivo suas revieendicações atraves deste projeto,mas ainda não sei como colocar em pratica devido não saber direito como por em partica gostaria muito de poder enviar para uma analize e receber alguma dica e como poderei encontrar parcerias.
    muito bom o blog obrigodo pela atenção.

    R: Você leu o texto “Como montar um projeto social” disponível no blog?
    Acho que pode te ajudar.

  39. Emerson Givanildo Paz dos Santos disse:

    Boa noite, pesquisando na Internet achei este site e gostaria que me ajudasse a montar, captar recursos e implantar um projeto social na comunidade onde trabalho. Eu trabalho em um município de aproximadamente 5000 habitantes com alto índice de crianças e adolescentes envolvidos com tráfico de drogas e gostaria de efetuar uma abordagem diferente que pudesse oferecer a todos novas perspectivas e a possibilidade de obter um futuro diferente.
    Atenciosamente;

    R: Suas intenções são as melhores, com certeza, mas, infelizmente, não poderei ajudá-lo neste momento, devido ao grande número de projetos que estou envolvida. Sendo assim, se me disser de que região é, posso indicar um profissional próximo.

  40. nadime disse:

    Prazer
    Gostaria de agradecer pela grande ajuda que me foi prestada, neste site.
    Pois me encontrava numa difícil situação ao ter de planejar um exemplo de projeto social para meu curso de sociologia.Tinha em mente uma especie de ONG, de ajuda as adolescentes gravidas do meu bairro(pois são abundantes).O melhor projeto será realizado e graças a vocês sei como coloca-lo ” no papel” e acredito que será posto em prática. Sei que como eu diversas pessoas serão ajudadas.
    Muito Obrigado.

  41. Fabiano Bento disse:

    ola tudo bem….sou de mogi das cruzes e tenho um projeto em andamento…mas nao sei como captar recursos para registrar o projeto.
    o projeto tem como finalidade a inplantaçao de uma biblioteca comunitária…ja recebemos algumas doaçoes de livros e pratileiras.
    mas nao sei como posso manter finaceiramente este projetos.
    poderia fazer a gentileza de dar algumas dicas para o projeto….

  42. Harley Félix Caetano disse:

    boa noite. sou vice-presidente de uma associação no município de betim/mg. Queria que me desse uma idéia/modelo de como criar uma ong voltada para atividade esportiva e qualificação de mão de obra. Muitos jovens completam o ensino médio e não tem muita perspectiva de vida devida a pouca condição financeira para pagar um curso para melhor encontrar um emprego. Quero poder contribuir para uma melhor condição de vida de minha comunidade. Aguardo retorno. Um abraço. Parabéns pelo seu blog.

  43. Regina disse:

    Presados senhores,

    Nossa escola esta inserida em um acomunidade carente com poucos espaços onde a comunidade possa realizar eventos como forma de lazer.,portanto, estamos pensando em disponibilizar uma área da escala para a construção de um ginásio de esporte simples que contemplem as necessidades da nossa comunidade.
    Estamos sentindo dificuldades em colocar no papel este projeto por isso estou solicitando ajuda.

    Desde já, muito obrigado,

    regina Hoffmeister

    R: Você leu o texto “Como montar um projeto social” disponível no blog? Talvez ele te ajude.

  44. Djalma disse:

    Oi Evelyne .
    Li seu blog e achei interesante, você com o seu talento querer ajudar o próximo e eu sou um deles. Queria muito que você me ajudasse em um projeto social no meu bairro, as idéias de trabalhar junto aos drogados na sa recuperação é sempre válido porém eu queria inserir algo mais, pois tenho que apresentar um projeto social a uma pessoa de condição social elevada queria que você me enviasse um profeto/modelo, para apresentar a essa pessoa.

    Desde já obrigado e espero sua resposta em breve .

    queDeus te abençõe e continue te dando coda vez mais idéias como esta de ajuda ao próximo.

    PARABÉNS PELO BLOG

    R: Agradeço as suas palavras.
    Infelizmente, não tenho nenhum modelo de projeto deste tipo para enviar.

  45. Evelyne,
    Existe uma comunidade no Estreito de Breves, no rio Pará, no Pará que vive de gentilezas de passageiros de barcos que fazem linha comercial rumo ao Baixo Amazonas e Manaus(AM). O que me chamou à atenção foi o número de crianças que abordam essas embarcações para vender frutas regionais. Mas, soube também que algumas delas, principalmente meninas, sobem às balsas, à noite, para comercializar seus corpos. Tenho desejo de montar um projeto social e lá, estabelecer uma base para realizar programas educacionais, incluindo merenda,etc…Posso contar com você no direcionamento do meu projeto?

    R: Claro que pode contar comigo. Contudo, sugiro que antes de qualquer ação, busque a Secretaria de Ação Social e o Conselho Tutelar do município a qual pertence esta comunidade para que eles saibam o que acontece e possam tomar as devidas providências. Caso, não estejam aptos para isso, ofereça-se como parceiro para tentar resolver o problema. E a partir daí, como ciência da prefeitura, inicie um trabalho social.

  46. Marco Antonio disse:

    sou presidente de uma ONG ambiental e gostaria de saber o caminho mais curto para registrá-la como OCIP. Att Marco Antonio.

    R: Infelizmente, não há caminho mais curto, uma vez que a documentação da ONG é analisada e deferida por uma equipe do Minstério da Justiça.

  47. Joana Pugas disse:

    Eu preciso saber como poso fazer para consequir patrocinio pra duas coisa um para o lado cultural preciso de patrocinio para varias exposições de obra de arte em 5 estados, o custo destas cincos exposições é de 50.000,00, e o segundo patrocinio é para ajudar na construção de um Hospital Filantropico de 120 leitos tenho uma OSCIP constituida, será que vcs pode me ajudar nesta caminhada, outra coisa é fazer uma carta consulta para o BNDES, eu tenho que apresentar um Projeto mais tenho que fazer esta carta será que vcs pode me ajudar.

    Obrigado
    joana pugas

    R: Os recursos para as exposições, já que você tem uma OSCIP, você poderá conseguir através de incentivo da Lei Rouanet. Já o desafio de construir um hospital de 120 leitos é um pouco mais longo e irá requerer uma rede de relacionamento muito forte.
    Qual o objetivo da sua carta consulta?

  48. Por iniciativa da Associaçao de Surf Amador (A.S.A.Itapetininga-Sp)buscamos orientações para montar um projeto Social, cutural e ecológico. Abordando esportes, arte e meio-ambiente atuando em parceria com a rede de ensino.
    Projeto que possibilite os jovens romperem seus limites territoriais, perseptivos, intelectuais, criativos e permitindo assim maior acessibilidade. Parabenisamoscriativos pela iniciativa.
    Aquardamos novos contatos
    e agradecemos a atenção des de já.

    R: Você já leu o texto “Como montar um projeto social”? Ele poderá ajudar bastante.

    De que estado vocês são? Poderia me responder por este e-mail para podermos conversar melhor?

  49. Neusa Moreira Almeida disse:

    Olá, passei para procurar informações.
    Estou tentando ajudar uma colega que está precisando montar um projeto social numa comunidade carente na cidade onde moramos. Sabemos que temos que identificar um problema e tentar solucioná-lo, precisamos focar, mas o resto, não sabíamos por onde começar, encontramos informações valiosas para ao menos colocar idéias no papel.
    Parabéns pela iniciativa.

    R: Obrigada!

  50. Marcelo Ferreira disse:

    Ola, Evelyne Leandro tb, estava lendo o seu comentario sobre Planejamento Estrategico afim de ter mais conhecimento e deparei com uma pergunta de um usuario sobre a possibilidade de você ajudar em sus projeto dando dicas (stelamaris klock postado em 23/06/2008)e ai fiquei maravilhado e por isto tomo a liberdade de lher perguntar se você pode me ajudar na questão abaixo.

    Desde já te agradeço.

    Projeto: Palestras e Cursos em Igrejas Evangelicas:

    Boa tarde, meu nome é Marcelo Ferreira. O objetivo ainda não é ter uma empresa, mas começar uma ideia afim de ajudar pessoas que não tem acesso a informação. Pertenço ao um segmento religio aonde somos 35% (por cento) da população brasileira em 2007. No segmento evangelico a qual pertenco deste percentual existem jovens que vão da idade de 14 a 25 anos que ainda não tem pespetiva de trabalho e nem muito menos de ensino escolar. Isto passou a me preocupar, e por conta disto disto passeia a juntar bastante material a fim de ajudar de alguma maneira pelos menos os jovens do bairro aonde eu moro. Pretendo fazer palestras de concientização no trabalho, (comportamental e profissional); dar clareza aos seus horizontes; mostrar que é possível ver o futuro a médio prazo; Apresentar tecnicas de educação moral e etica (Familia e trabalho).
    Tenho bastante material. O problema está em como devo começar, por isto entro neste forum a fim de pedir ajuda.

    Como Planejar?
    Como agir?
    Por onde começar?
    Preciso de um ponto de partida.

    OBS: Neste projeto boa parte do trabalho será GRATUITO, pois tenho já alguns colaboradores (Profissionais Liberais que estão disposto a compartilhar conhecimento)

    Desde já agradeço

    Marcelo Ferreira

    R: Você deve começar estabelecendo os objetivos do seu projeto, tentando encontrar os parceiros que possam tornar esse projeto real (por ex: as palestras serão realizadas nas igrejas? como elas serão divulgadas?) e fazer um plano de ação que possibilite um monitoramento do que está sendo feito.

  51. gerson luiz disse:

    ola amigo sou artesão trabalho com madeira fasso diverços tipo de trabalho . fico pensando como poderia ajudar tantas crianças que vejo sem um proposito de vida por isso estou tentando montar um projeto para tiralas das ruas como vejo todos os dias eu sei a dificuldade mas continuarei tentando

  52. Henrique Xavier disse:

    Oi muito bom o blog, tenho desejo (junto com outros amigos), de montar um progeto Social aqui na minha cidade, visando que apesar de ser pequena ha um grande número de nescessitados. Porém é um trabalho não muito fácil de montar, por isso gostartia da sua ajuda. Quem procurar, com planejar.
    Se possível um planejamento que possa nos levar ao caminho certo, nossa ONG pretende ajudar tanto droganos, reestruturar crianças e adolescentes e famílias.

    Seria muito bom contar com sua ajuda e parabéns pelo belíssimo trabalho.

  53. Elvis disse:

    Presciso montar um projeto esportivo, com as diverças modalidades, mas presciso de um projeto bem feio para que possamos receber patrócinios e dar continuidade aos nossos projetos, se for possível ajude-nos a ganhar essa luta,DESDE JÁ AGRADEÇO E AGUARDO RESPOSTA

  54. Pr. Antonio Marcos disse:

    Olá,Evelyne, muito boa tarde.
    Preciso saber como montar um projeto social para atender crianças de 2 a 6. estava pensando em criar uma escolinha ok

    Teria como me ajudar?

  55. Marcos Paulo Pereira disse:

    Estou fazendo este contato com o claro objetovo de me inteirar de como monto um projeto no sentido de se desenvolver um trabalho esportivo com a comunidade da terceira idade, nas mais diferentes modalidades tais como: volei adaptado, corrida, natação, dança de salão, coreografia, malha, bocha, truco, buraco, dama, ginástica, capoeira, com o objetivo de se propor a atividade proporiamente dita, o lazer, o entretenimento, visando as participações no JORI (Jogos Regionais do Idoso), competição esta que ocorre anualmente no estado de São Paulo.

  56. Gilcéa Vieira Botelho disse:

    Gostaria de receber planos de cursos para o Ensino Religioso para o fundamental , referente ao 6º, 7º, 8º e 9º ano, com urgência por favor.

    Estou no aguardo.

  57. Thaís disse:

    Trabalho em um instituto a pouco tempo, ele é novo na cidade e os projetos estão dando inicio agora…
    O que você acha que devo fazer para conseguir verbas pra nossa instituição? Qual o 1º passo a ser dado ?
    Estar enviando a quem em 1º momento ?

    Abrangemos cursos(informatica/pintura…)
    E um espaço para crianças…
    Se puder estar me ajudando ficarei muito grata!

  58. mikchely disse:

    Oi Evelyne, gostei muito do seu Blog, mas surgiu uma dúvida sobre a diferença entre o planejamento estratégico e o Projeto da Organização, será que você pode me explicar.
    grata.
    Mikchely

  59. Rosangela disse:

    Somos missionários e elaboramos projetos sociais nas comunidades carentes do maranhão em especial são luís, trabalhamos com projetos na área de empreendedorismo: geração de trabalho e renda, gostaríamos de receber do senhor modelos de questionários de análise destinado a comunidade carente para realização de projeto ou seja como detectar o problemas de inclusão social da comunidade.
    Agradecemos em nome de Jesus e desde já parabenizamos o seu blog.

  60. Michele Santos disse:

    Boa Tarde!

    Participo de um Projeto em uma escola aos sábados e domingos, gostaria muito de montar um projeto sobre volei e não sei como! Será que pode me ajudar??

  61. claudia prado disse:

    ola gostaria de receber um modelo de planejamento estrategico para um projeto de terceira idade
    desde ja agradeço e aguardo

  62. Kelly Cristina P. Simões da Silva disse:

    Boa noite, preciso de uma ajudinha para montar um projeto esportivo na area de ciclismo, já tenho cnpj, e estatuto registrado, minha intenção é fazer os adolescentes participarem de campeonatos de ciclismo, assim com ensinar a manter a bike sempre revisada, tenho falado com alguns conhecidos (empresarios) na minha região e todos pedem para apresentar um projeto, até para conseguir patrocinio com a prefeitura local eles estão me pedindo projeto. Eu sei o que eu quero, mas não sei por onde começar. Fico no aguardo de uma resposta.
    Att

  63. Kelly Cristina P. Simões da Silva disse:

    Se não for pedir demais, como faço para montar um contrato de patrocinio?

  64. Rubens Araujo disse:

    Ola,meu nome eh rubens araujo sou da igreja pentecostal brasil para cristo…temos um planejamento de abrir uma casa de recuperaçao.na cidade de taboao .SP.gostaria de saber qual sera o meu 1 passo para abrir essa obra social e quais o requisito dos membros participantes…se posso abrir isso em nome ou usando o nome da igreja…sem mais eu agradeço muito pelo apoio de vcs…

  65. Fabiana disse:

    Oie meu professor mmandou fazer um trabalho do nosso curso,montar um plano estratégico .

    Nao sei como escrever isso , como montar , começar o trabalho preciso muito de ajudas .
    O tema é “proposiçao de ações para melhoria e competividade no mercado da Alpagartas Silvestres”

    se pode me explicar como começar . por favor me ajudeem . a duvida é como montar em um papel entende? bjos brigadu

  66. Henrique Santos disse:

    Oi! Gostaria que você me desse umas dicas de como elaborar um projeto, como montar uma oscip, por onde começar? com quem deve falar? documentos necessarios?
    e diretoria de modo geral? A Oscip e voltada para o público jovem de 15 a 35 anos qualificação profissional e arte. Me ajude gostaria que vc mandasse se possivel essas informações para o meu e-mail obrigado.

  67. OI TUDO BEM , BOM EU GOSTARIA DE SABER COMO MONTAR UM PROJETO SOCIAL PARA OS JOVENS DE MINHA CIDADE DE FORMA COMPENSATÓRIA E QUE ESTEJA RELACIONADA COM A ESCOLA POR EXEMPLO: OS JOVENS DO PERIODO MATUTINO VÃO PARA O PROJETO A TARDE E OS JOVENS DO PERIODO VESPERTINO IRÃO PARA O PROJETO DE MANHÃ GOSTARIA DE FALAR COM VCS MELHOR SOBRE ESTE PROJETO E O QUE E COMO FAÇO PARA DESENVOLVER O MESMO POR FAVOR ENTRE EM CONTATO COMIGO PELO MEU E-MAIL. OBRIGADA

  68. Marcela Araújo disse:

    olá… td bem???

    Estou trabalhando em um Planejamento estratégico para uma fazenda ( agronegócio),preciso de um modelo simples, sem muito incremento,pois o negócio é pequeno e familiar. É possível me ajudar???

    Aguardoseu retorno,

    Até breve!

  69. Lindomar disse:

    Ola boa tarde !!!
    Sou aLind , vivo em Portugal ha 12 anos e navegando
    na net deparei-me com o seu site o qual lhe dou nota
    10, obrigada por estar ajudando centenas de pessoas sem nada a receber , é um ato heróico e digno de reconhecimento. Sou Assistente Social e estamos elaborando um projeto social O Circo, a arte pela integração e inserção social , onde teremos actividades tais como: música, dança, capoeira, e artezanato, o projecto está em andamento, com pessoas bastante interessante as quais vão trabalhar conosco. Est+a sendo muito gratificante, ate porque trata-se de um trabalho complexo, o qual iremos fazer parceria com as escolas , onde em algumas actiidades, o cliente alvo será as crianças e adolescentes em risco, e outros problemas de aprendizagem bem como outros assinalados pelas escolas. Trata-se de um projecto itinerante que ficara nos baixo x meses , em cada bairro é flexivel de mudança. A estratégia está sendo eficaz , clara e transparente. Mais gostaria de uma força sua no sentido da : captação , recursos , patrocinio, apoio, enfim o alicerce do nosso projecto que e a sua sustentabilidade. E a carta solicitando a parceria das empresas. Ja estou mapeando as empresas, associações locais, escolas, etec.da cidade.
    Obrigada antecipdamente.

  70. […] de iniciar o projeto, além da existência de um planejamento estratégico e/ou plano de captação, a organização deve ter claramente definida as necessidades e demandas […]

  71. Wanessa de Paula disse:

    olá…. gostei muito das dicas… quero montar uma fundação , sem fins lucrativos ,com varios projetos sociais, onde eu possa ajudar crianças de familias carentes, com cursos, distribuição de alimentos , remédios e etc.. de onde devo começar o qua fazer ou nao… espero respostas .Abraços.