Cartilhas

Uma forma diferente, rápida e eficaz de prestar um serviço de qualidade.

Agora, as organizações, profissionais e interessados no terceiro setor dispõem de cartilhas didáticas com os principais temas como abertura, documentos necessários, ferramentas de gestão, elaboração de projetos, captação de recursos e marketing social.

Com o objetivo de atender as necessidades de gestão, a Evelyne Leandro Consultoria e Projetos lança a coleção de cartilhas numa série chamada Gestão do Terceiro Setor.

Acompanhado a estrutura lógica de organização de uma boa gestão, as cartilhas são desenvolvidas visando uma abordagem de fácil entendimento, na forma de um passo a passo.

Para mais informações, acessem:

Cartilha 01 – Como montar uma ONG

Cartilha 02 – Desenvolvimento Institucional (Gestão)

Cartilha 03 – Elaboração de Projetos 

Desejando adquirir qualquer uma das cartilhas, deve-se enviar um e-mail para cartilhas.evelyneleandro@gmail.com e, no assunto, indicar o número da que deseja.


151 Responses to Cartilhas

  1. paulo cesar a. alves disse:

    olá, sou artesão e inventei uma ferramenta de trabalho artesanal que possibilita a fabricação de mais de 1.000 tamanhos diferentes entre sacolas e caixas de papel e é possivel reciclar tambem e produzir embalagens para o comercio e gerar renda para muitos brasileiros. não sei se estou comentando no lugar certo, mas de qualquer forma estou enviando e-mail para varios endereços e alguém vai ver minha idéia e estou disposto a dialogar sobre o invento.

    R: Depois que li seu comentário no meu blog, a primeira coisa que eu pensei foi: será que ele já patenteou?
    Já?
    Se não, acho que é a primeira coisa que você deve fazer para provar a genuidade do seu invento, inclusive, que ele te pertence. Dessa forma fica mais fácil encontrar parcerias.
    Também, é interessante que você tenha um projeto para apresentar aos interessados em conhecer essa ferramenta. Nesse projeto estarão todos os benefícios e resultados que ele é capaz de gerar e o que você precisa para fazer gerar esses resultados. Dê uma lida no meu texto “Como montar um projeto social” para você ter uma idéia do que precisa. Assim, o diálogo e as informações fluem de forma mais transparente e objetiva. Abraços.

    • Olá, é interessantes sua idéia, e me interssa muito, pois estou montando um projeto social, estou em busca de paceiros, patrocinador para que possa dá inicio, falta pouco, e acredito que vai ser um grande projeto, meu email é salesga@bol.com.br

    • F M da Rocha disse:

      Aparentemente gostei muito de sua idéia/invento. Trabalho na área ambiental. Se possível entre em contato comigo, pelo meu e-mail para que possamos falar mais sobre seu projeto. Preciso de muito de parcerias.

    • Regina Navarro disse:

      Olá, Paulo… gostaria de saber mais sobre seu trabalho pois estou precisando de parceiros para a Associação trabalhamos com pacientes com dependencia quimica e estamos tentando montar uma cooperativa de trabalho para os pacientes que não conseguem mais recolocação no mercado. Gostei da ideia pois trabalhamos com oficinas de artesanato e meio ambiente, papel reciclado, e achei que tem tudo a ver, se puder mandar mais informações, fico aguardando sua resposta, obrigada

      email. navarro_regina@hotmail.com

    • Pedro Alexandre disse:

      paulo como estã seu invento? conseguiu parcerias?
      Um abraço e parabens!!

      • paulo cesar a. alves disse:

        olá,

        meu nome é paulo cesar e escrevi há algum tempo a respeito de uma invenção que trata de uma ferramenta artesanal para auxiliar na produção de embalagens, e vi que você deixou um cometário que tal ferramenta seria muito importante para utilização com pessoas que precisam de trabalho e renda; gostaria de informar que sou uma pessoa simples e que nos ultimos meses consegui apoio do SEBRAE/RJ e través deles o desenho industrial, a redação da petente e por ultimo o depósito, mas até o momento não consegui um empresário, ou parceria ou até mesmo produzir a ferramenta para comercializar no Brasil; peço desculpas pela demora e estou enviando um endereço para poder vizualizar as embalagens como ficam, com a ferramenta é possivel produzir ( risque-rabisque, pastas, porta retratos etc…) o que a imaginação permirtir, até porque inventei a ferramenta e as técnicas tambem.

        Atenciosamente

        Paulo cesar

        http://www.artesanato.com/expo/user_info.php?order=ad_id&way=0&do_search=&searchword=&user_ad_id=1&user_id=496&offset=0

      • paulo cesar a. alves disse:

        olá Pedro,

        desculpe pela demora em responder;
        quanto ao invento consegui apoio do SEBRAE/RJ, INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA e REDE de TECNOLOGIA do RJ,
        pela lei de apoio a inovação, em breve conseguirei o aprimoramento da ferramenta e ai sim as parcerias ou até mesmo tentarei produzir ; Abraços

    • Paulo cesar alfeu alves disse:

      olá Evelyne,
      desculpe pela demora em responder seu comentário, e confesso que fiquei surpreso hoje quando acessei o site novamente, pelo numero de pessoas que comentaram minha mensagem que enviei há 2 anos; segui seu conselho e procurei o SEBRAE/RJ que me deu todo apoio no sentido de consguir o desenho industrial, a redação da petente e o depósito, este mês consigo pegar o numero definitivo do processo que trata de um modelo de utilidade, muito obrigado pelo espaço e pelos contatos que começo a responder ainda hoje. Abraços

    • Bianca disse:

      Paulo muito interessante seu projeto, gostaria de saber mais, você poderia entrar em contato pelo meu email?
      Estou montando um projeto sobre atendimento fisioterapeutico para crianças e adultos com deficiência fisica e mental e neste projeto incluí uma oficina , para os acompanhantes principalmente as mães que se dedicam o dia todo e a semana inteira para cuidar dos seus filhos, acabam não tendo como trabalhar e nem sempre recebem ajuda dos pais das crianças, e também para os pacientes que tem condições psicologica e motoras para realizar algum trabalho assim ajudando na indepencia financeira e motora do paciente.

  2. LURDES disse:

    OLÁ, MORO EM CIDADE DO INTERIOR DE MATO GROSSO DO SUL, TENHO UMA IDÉIA DE MONTAR UMA ONG PARA ATENTEDER CRIANÇAS DE 05 A 12 ANOS, A LITERATURA, ARTESANATOS E MUITAS OUTRAS COISAS QUE AJUDASSEM CRIANÇAS CARENTES DESSA IDADE A TER A ALTA ESTIMA LEVANTADA, MOSTRANDO A ELAS O VALOR QUE ELAS TEM, GOSTARIA DE MUITAS IDÉIAS DE COMO COMEÇAR ESTE PROJETO. MUITO OBRIGADA.

    • Olá assim como você, tenho um sonho de montar um projeto social, está quase pronto o estatuto, estou em busca de paceiros, patrocinador para que eu possa dá inicio, comprei um sistema de arrecadar fundo via net, é uma boa idéia para projetos sociaias, mantenha contato comigo, salesga@bol.com.br

  3. luciana u kageyama disse:

    olá, sou uma pessoa fisica e tenho um projeto na area de educação , gostaria de promover
    formaturas coletivas, corridas, festivais estudantis etc, gostaria de saber se tenho como obter patrocinio, ja tenho o projeto pronto e como o nome desses patrocinadores podem ser divulgados e os alunos que seriam beneficiados seriam da rede publica de ensino. obrigada aguardo resposta urgente

    R: Acredito que, como pessoa física, isso não será fácil, uma vez que as empresas costumam deduzir esses patrocínios do IR e para isso a instituição precisa de um CNPJ.
    O que você poderia fazer é entrar como parceira da própria escola pública e, através da escola, conseguir o patrocínio.

  4. Anderson disse:

    Ola, meu nome e Anderson e gostaria da sua ajuda para desenvolvimento de um projeto ou melhor de como se deve desenvolver o mesmo e conseguir a verba da prefeitura destinada a projetos comunitarios visto que por conta propria não tenho condições financeiras para desenvolve-lo.
    Obrigado. Aguardo um retorno por favor.

    R: Poderia me passar mais informações sobre seu projeto?

  5. Paula Iwamoto disse:

    Olá,
    meu nome é Paula e acabo de perder meu pai de apenas 59 anos vítima de aneurisma da aorta, pesqueisei muito sobre a fatalidade e cheguei a conclusão de que o público de um modo geral é muito mal informado sobre esta doença, gostaria muito de montar um projeto onde eu possa esclarecer as causas deste tipo de aneurismo e principalmente alertar a popoulação a fazer os exames preventivos…. como devo prosseguir???
    at,
    Paula Iwamoto

    R: Sinto muito por seu pai.
    Já que você quer tomar essa iniciativa, a primeira coisa a fazer é colocar suas idéias no papel, os objetivos, o público-alvo, de que forma seria feita essa divulgação etc. A partir daí inicia-se a confecção do projeto. Com o projeto você poderá conseguir o apoio necessário para colocá-lo em prática.
    Estou à disposição.

  6. Fabiano disse:

    Olá, gostaria de saber como faço para conseguir patrocino para o meu projeto sendo pessoa fisica, ou será que só é possivel ter esse patrocinio tendo uma ong?
    muito obrigado.

    R: Para patrocínio é necessário ser pessoa jurídica.

  7. GILVAN CERQUEIRA GOMES disse:

    EU ESTOU MONTANDO UM PROJETO SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL.
    E QUERIA ALGUMAS IDEIAS SOBRE COMO MONTAR O MEU PROJETO.
    POIS ESTOU SEM SABER COMO COMEÇAR.
    OBRIGADO E ESTOU AGUARDANDO ALGIMAS IDEIAS.

    R: No site do Instituto Ethos, no banco de práticas você encontrará muitas idéias.

  8. Jailene Lucas disse:

    Olá, já fazemos a coleta de óleo saturado já 1 ano, temos projeto p/abrir uma ONG, já
    temos uma loja, trocamos material de limpeza pelo óleo saturado, temos muitas idéias
    p/ajudar o povo carente. tenho a loja que nunca abri, tenho um contrato c/sociedade que está parado, é só mudar a razão social, me ajuda a saber como vou começar?
    Vou gastar muito, qual será a quantia? Quero legalizar a minha coleta de óleo, p/Preservar o Meio Ambiente, p/não ser mais poluído o Ar, o Mar, os Rios e a Terra.
    Obrigada , e aguardo resposta.

    R: A ONG não é aberta com um contrato social, mas sim com um Estatuto e um Ata de Constituição da Diretoria. O último texto publicado irá te auxiliar nisso.
    Agradeço o contato.

  9. Helen Silva Sales disse:

    ou estudante de Pedagogia e gostaria de mais detalhes de como participara de uma ONG. O que tem que fazer para participara e apresentar meus projetos. Obrigada por esta oportunidade

    R: A primeira coisa é saber qual ONG gostaria de fazer parte, que projetos gostaria de trabalhar e se apresentar como voluntária. Depois, com espaço e tempo, você apresenta os seus projetos.

  10. Cristiane Antunes disse:

    Olá, tenho muita vontade de montar uma ONG, moro em uma cidade do interior do estado do Rio de Janeiro próximo a uma comunidade carente, e gostaria muito de fazer algo para beneficiar essa gente, amo crianças e não gosto de vê-las na rua sem ter o que fazer, sabemos que a maioria dos jovens que não tem nenhuma oportunidadede acabam seguindo por caminhos tortuosos. Amo também os idosos que já estão cansadinhos e merecem um pouco de alegria… Essa idéia ainda é uma sementinha, preciso amadurecê-la, me aprofundar muito nesse assunto, não sei como começar, o que fazer, só tenho uma propriedade que poderia servir como sede, mas não tenho verba, só tenho uma imensa vontade de ajudar, de ver um sorriso no rosto… Conto com vcs para me aprofundar no assunto, me ajudar a amadurecer essa idéia! Aguardo uma breve reposta! Atenciosamente Cristiane Antunes

    R: Muito importante sua iniciativa. No decorrer dos meus textos e em outros distribuídos na Internet você poderá ter as informações que necessita.
    Boa sorte!

  11. Carina Tannuri disse:

    Ola meu nome é Carina Tannuri, estamos montando um Instituto de terapias integradas, junto com uma Associação chamada União social, em Belo Horizonte Minas Gerais. Temos um local fisico que alias é maravilhoso, minha sócia é dona de uma Hospital que funcionou por muitos anos aqui em Belo Horizonte. E por ser uma area carente decidimos que nao podia ficar fechado. Ele sera reaberto como um Hospital contendo tratamentos convenionais, com uma equipe de medicos, pronto socorro, centro cirurgico etc. E em conjunto tera terapias altrnativas e tb este projeto social para criaças e adolescentes. Preciso saber como que eu faço pra conseguir patrocínios para isso, para que nosso rocesso de inauguração seja mais rapido? Obrigada Carina

    R: Fascinante a sua iniciativa.
    Para conseguir patrocínio é necessário que seja desenvolvido um projeto social que será apresentado a instituições do governo ou privadas que poderão apoiar o seu projeto. Além do desenvolvimento desse projeto, sugiro a criação de um Plano de Captação a fim de mapear as oportunidades e estratégias necessárias para conseguir os recursos que necessita de forma mais exitosa.
    Podemos conversar mais sobre esse assunto, se desejar.

  12. FRANKLIN disse:

    tenho diversos projetos sociais e gostaria de saber como registrar, estou aqui na bahia.

    R: Depende do que você deseja. A que tipo de registro se refere?
    Necessariamente, projetos sociais não precisam ser registrados, apenas apresentados a potenciais parceiros que podem apoiar/patrocinar ou não o projeto.

  13. Sahara Espinasse disse:

    Olá, sou conselheira tutelar da minha cidade.Não queria me limitar apenas á proteção da criança ea adolescente.
    Gostaria de montar um projeto para apresentar na prefeitura sobre culinária para adolescentes, que abrangeria culinária nacional, reginal e internacional, sendo assim ensinando boas maneiras,organização dos materiais usados em cada ocasião, e também dando enfase na libgua estrangeira.
    Desde já agradeço.
    Me mande o orçamento do projeto completo oque precisa (os materiais) para iniciar.
    Gostaria que elaborasse um projeto que mexesse com o interesse e sentimento da nossa comunidade de boa aquisição orçamentária. Mas creio Eu que a prefeitura de minha cidade abraçará essa causa.
    Grata
    Umabraço pela sua iniciativa de ajudar

    R: Deixe-me ver se entendi, você gostaria que eu montasse esse projeto para você e por isso pede um orçamento?
    Se assim for, gostaria de mais detalhes sobre o público-alvo, os objetivos que quer atingir, dados da cidade onde será aplicado o projeto, entre outras coisas.

  14. maciel disse:

    tanbem poderiamos fazr um grande negocio.
    pelo menos eu acredito,se nao tentarmos nao saberemos se ira crescer ou nao.
    tanbem o valor envestido nao sera muito alto,voces terao divulgaçoes.
    poderiamos fazer uma perceria,como:com algum projeto de voces,espressando dança corporal.podemos fazer palestras e ets…

  15. LEONARDO L disse:

    BOA TARDE ! MEU NOME É LEONARDO E GOSTARIA DE ALGUMAS INFORMAÇOES,ESTOU ABRINDO UM NEGOCIO ,RELACIONADO A EMPRESTAR DINHEIRO (EMPRESTIMOS ,PENCIONISTAS ,APOSENTADOS ,MILITARES E ETC,) ME ENQUADRO EM QUE TIPO DE EMPRESA GOSTARIA DE ESCLARECIMENTO DESDE DE JA AGRADEÇO .
    LEONARDO L.

    R: Se irá trabalhar com crédito, principalmente, microfinanças, sua entidade está classificada como SCM (Sociedade Civil de Microcrédito).
    Agora, se você irá abrir uma empresa e quer saber se é pequena, média ou grande, vai depender da quantidade de funcionários envolvidos e valores transitados.

  16. Fran Lima disse:

    OI. Sou acadêmica de Serviço Social e trabalho para uma empresa privada. Gostaria de começar um projeto social com a comunidade vizinha, que é muito carente e a empresa propôs a me ajudar. Pra isso preciso de um projeto, tenho algumas idéias tais como: Curso de artesanato, palestra educativas, etc.; gostaria de sugestões para poder começar elabora o projeto.

    OBS: Morou no interior do Ceará em uma região seca.

    R: No site do Instituto Ethos, na área Banco de Práticas, você encontrará muitas idéias de projetos de responsabilidade social empresarial (perfil do seu projeto) para a comunidade em questão.

  17. Alessandro Gois disse:

    Olá, parabéns pelo blog, é muito útil. O negócio é o seguinte: Eu tenho um projeto que pretende acabar com o problema de falta de recursos (caixa ou insumo de qq natureza) de todas as ongs que quizerem fazer parte dele (espero que sejam muitas). Estou trabalhando no briefing dele, como segue abaixo. Só que eu sou um só, embora tenha 10 anos de experiencia em administração e analise de sistemas erp eu gostaria de fazer algo perto da perfeição, o que só pode ser atingido trabalhando em conjunto com varias outras mentes. Gostaria de saber sua opinião do que voce está vendo para o que eu posso melhorar e qual o melhor caminho a seguir. Eu ja tenho uma ONG que aceitou ser beta-teste e tenho contatos para patrocinar o inicio do projeto tambem, mas eu estou meio com medo, porque a ideia se der certo pode se tornar uma norma, como uma ISO a ser adotada pelo mundo todo. Sem duvida é inovador! me ajuda ae camarada! abs.

    Projeto Prometheus

    Objetivo: Criar um sistema que controle o processo de captação de recursos, quer seja por doações ou por compras pelos fornecedores. O sistema deverá gerenciar troca de mercadorias, produtos e/ou valores entre as ONGs associadas ao projeto, aqui denominadas ‘associadas’. O ponto principal do sistema, a meta que em hipótese alguma deve deixar de ser cumprida é a transparência. Qualquer ONG que concordar em fazer parte deste projeto deverá estar ciente que não haverá informação alguma sobre sua administração que fique oculta e que o portal poderá e irá mostrar suas finanças, seus estoques direta e indiretamente para fins de comparação e apresentação aos doadores. Também como benefício, a compra de insumos deverá seguir padrões de franquia, por exemplo: todos as associadas que precisam de lápis solicitam, daí fecha-se um volume total e iniciamos um leilão no site para o fornecedor que ofertar o menor preço poder enviar os produtos. Deverá ter para esse caso um galpão ou o fornecedor aceitar trabalhar em esquema de romaneio. Se necessário agrupar as associadas por região, fechando o lote por região. Haverá controle financeiro de contas a pagar, se possível com o boleto scaneado para comprovar que aquela conta existe. Quanto aos doadores eles poderão doar anonimamente, o que fará o sistema se comportar da seguinte maneira: vai ser acumulado o valor no montante diário, ou individualmente. Caso seja cadastrado ficará bem mais próximo o acompanhamento da doação na prática, se doou dinheiro, pelo valor doado tem como saber qual conta de qual associada foi paga, mesmo que seja um valor pequeno. Se doou um agasalho, conseguira identificar aonde mora e quem recebeu a doação. Em relação a troca de produtos e/ou valores entre as associadas haverá sempre um alerta no portal avisando sobre quem tem mais recursos e/ou dinheiro, quem tem menos e quem não tem. Dessa forma será feita uma pressão para equalizar os caixas e estoques de todas as associadas. Se uma associada que tiver com o caixa alto ou baixo demais e não quiser fazer parte da lista devera informar o porque e ser incluída na lista de exceções. Em relação a parte de logística… (ainda estou nessa parte, nao entendo muito de logistica…)

    Abaixo segue o detalhamento dos doadores, que embora ja esteja desatualizado tem 80% do que o atualizado tem:

    Tela Inicial:
    A tela inicial deverá ter as opções:
    -Doador;
    -Fornecedor;
    -Sistema Administrativo.

    Na opção ‘Doador’ deverá ter as opções:
    -Quero me cadastrar! (1)
    -Já sou cadastrado! Quero doar! (2)
    -Não quero me cadastrar, sou doador anônimo (3)

    (1)Abre o formulário ‘Cadastro’
    Formulário de Cadastro
    -Nome (Razão Social);
    -Endereço;
    -Telefone para Contato;
    -Fax
    -Email;
    -Webpage;
    -Nome do Contato ( PJ )
    (checkbox) Possui enderelo de recolhimento diferente do seu?
    (checkbox) Gostaria de colocar sua doação em débito automático?
    Se completou com sucesso, colocar a mensagem: Seja bem vindo – nome – Obrigado! (Se possível com uma imagem de algumas pessoas ajudadas no fundo da tela) *saudação

    (2)Abre o formulário ‘Opções de Doações’
    Formulário Opções de Doações
    – Moeda (1)
    -Alimento (2)
    -Agasalho (3)
    -Remédios(4)
    -Mão de Obra(5)
    -Serviços(6)

    (1)
    a) Quanto?
    b) Qual a melhor condição?
    -Boleto (b1)
    -Débito(b2)
    -Crédito(b3)

    (b1) Gera impresso;
    (b2) Abre banco, agencia e conta trazendo por padrão quando já estiver cadastrado;
    (b3) pega numero do cartão e informações pertinentes a esta operação;

    Ao comprovar a doação, imprimir um comprovante para deduzir do IR ou envia para o email cadastrado, se houver. *abatimento

    *saudação

    É o que eu tenho por agora. Se voce nao puder me ajudar diretamente, pelo menos me aponte algum lugar que me indique. Abs e fique com Deus.

    R: Seu projeto é muito interessante, salvo as observações que Lorena já fez no decorrer do diálogo entre ambos.
    Mas, que tipo de ajuda deseja?

  18. lorena Sandes disse:

    Interessante o projeto. Aumentando a transparencia, aumentam as doações… seria formada então uma rede… só acho q necessitará de um investimento alto
    pq tem q ter funciona´rios responsaveis por este controle emtodas as ongs, q saibam manejar o sistema e funcionarios q informem as doaçoes, psto q nem todas são em dinheiro. realmente pode dar certo, so precisando ficar mais claro a questão dos custos e das vantagens. Desculpe estar dando a opinião, mas está no blog e nao resisti em ler a ideia.

    boa sorte com seu trabalho

  19. alessandro gois disse:

    Então, eu tive essa dificuldade de cara, com a ONG que eu falei que está me dando uma bola, falaram que tem que valer a pena para os funcionarios pararem o que estao fazendo para informar os dados. Foi quando eu pensei que seria necessário uma ONG centralizadora. Tipo assim, elas enviam num malote as contas e um controle que elas tenham (contas a receber, etc.) e o pessoal da centralizadora lanca. De tempos em tempos as associadas sofreriam fiscalização para garantir a idoniedade das informações. Assim as associadas diminuiriam o custo com pessoal administrativo e também a preocupação com essa tarefa, podendo se concentrar em seu core bussiness.

    Imagina, pela sugestão eu só tenho a agradeçer, e queria deixar claro que eu começei, mas o trabalho é nosso, é de quem quizer fazer parte dele. Em analogia seria um open source.

  20. Lorena Sandes disse:

    AH! interessante ! Agora, sim entendi. Mas tem uma outra coisa… (não querendo ser pessimista, estou parecendo aquele cidadão de olho grande do Zorra Total…rsrsrs) as ONGs sobrevivem, emsua maioria de recursos de projetos. Cada projeto temum tempo de duração x, tem uma conta própria para o recurso, etc. Como seria conciliado esta questão, já que cada projeto tem uma data de realização, e até de compra de material (que também consta no cronograma do projeto), a maioria, inclusive, tem um cronograma de desembolso, e recebe o recurso em parcelas.

    Novamente, só querendo acrescentar em sua idéia, ok?

    Um grande abraço e boa sorte para ti

  21. alessandro gois disse:

    Essa eu não sabia mesmo. Então, pensei sobre o assunto e acho que seria interessante criar um módulo de projetos, embora gostaria de uma ajuda para saber o que deveria ter. Me diga, o que em um projeto deve ser controlado? Em relação a valores poderia ter um fundo, gerido por um banco, por exemplo. Não é so o fato do desembolso, se um patrocinador atrasar o pagamento tem que haver dinheiro para honrar o contrato com os fornecedores.

    Mais isso tudo é só uma idéia superficial. Sua opinião é muito importante. Vamos em frente com esse assunto.

    R: Num projeto devem ser controlados as atividades, cronograma e a prestação de contas basicamente.
    A idéia do fundo é muito boa e não é difícil de ser concretizada dentro da estrutura do projeto em geral.
    Criando-se uma rede e uma forma de fiscalização e auditoria, as coisas podem fluir e gerar o resultado que você espera.
    Já pensou em convidar mais pessoas para fazer parte?

  22. Luiz C Teixeira disse:

    Estamos querendo abrir uma ONG nos EUA para ajudar,proteger e educar as pessoas a respeito da protecao e conservacao da Mata Atlantica e Amazonia. Ja moramos no exterior e os americanos sao muito generosos, so que precisamos de pessoas serias no Brasil para fazer parte de nossa junta diretora

    Luiz

    R: Você deseja contatos de pessoas com esse perfil? Em que poderia ajudar?

  23. Cristina lourenço da silva disse:

    Olá boa noite!
    Gostaria de sua ajuda para montar algum tipo de projerto ao qual eu possa ajudar uma instituição filantrópica na construção de uma piscina para que os idosos residentes de lá possam fazer exercícios fisicos ou algum outro projeto em que possamos arrecadar verbas para ajuda-los.

    R: Esse lugar tem espaço para a construção da piscina?
    Já pensou em conseguir patrocínio para isso? Pode ser uma empresa, uma academia, uma escola, organizações que sejam capazes de doar recursos para isso. A contrapartida seria a dedução no IR dessas empresas.

  24. Vanda Apda Q.Gomes disse:

    Óla sou de guarulhos e gostaria que você me ajudasse a montAR
    um projeto para montar um Ong para trabalhar com pessoas idosas.

    R: Que tipo de apoio precisa?

  25. fernanda de moura bazante disse:

    moro em uma ilha, a qual se chama ilha de itamaracá, fica no litoral nordestino e por ser bastante carente em todos os aspectos venho amadurecendo a idéia de um projeto para montar uma ong com um projeto beneficiando a aréa artesanal , pois trata-se de uma ilha turística e grande parte da comunidade carente sabe trabalhar com artesanatos.gostaria de maiores informações a respeito dessa edéia

    R: Acredito que os dois textos: “Como montar uma ONG” e “Como montar um projeto social” serão de grande ajuda para você.

  26. Ronan e Neusa disse:

    Olá, temos um projeto educacional, voltado para cursos preparatórios, de Capacitação profissional, idiomas e atividades culturais em geral chamado Centro de Estudos Arte e Cultura, desenvolvido em escolas públicas de Petrópolis e na capital do Rio de janeiro. Até agora sempre mantivemos este trabalho com recursos próprios, mas, a tendência é a ampliação, o que dificulta um pouco a continuação do mesmo. Pensamos em torná-lo uma ONG, para captação de recursos e podermos atender melhor os estudantes, mais como fazemos isso? Estamos com dificuldade para montar uma planilha orçamentária deste e assim captar parceiros/patrocinadores para ajudar a crescer este trabalho. Como devemos buscar estes parceiros? E aonde? Ajude-nos por favor para que este projeto que atende muitas pessoas ao longo do ano não acabe indo para a gaveta por falta de recursos. Abraços e esperamos retorno. Ronan e Neusa.

    R: Para montar uma ONG, você precisa do seu registro como associação sem fins lucrativos. No texto “Como Montar um ONG” terá as informações que precisa.
    Para a captação de recursos, sugiro que submetam o projeto para aprovação da Lei Rouanet. Com a aprovação, vocês podem conseguir patrocínio com mais facilidade devido ao desconto no IR das empresas doadoras. Caso não consigam, não é motivo para desistirem. Mesmo sem a Lei, muitas empresas patrocinam projetos desse tipo. Além de poder se encaixar em algum edital.
    Os parceiros podem ser mapeados nas cidades onde vocês atuam. Quem teria interesse em ajudar?
    No orçamento deve constar todas as despesas do projeto e ser o mais transparente possível.

  27. boa tarde meu nome é fabio sou pastor evangélico e na igreja que eu sou presidente queremos montar um centro socio cultural com a finalidade de divulgar mais conhecimento, cultura e preparar jovens e adultos para o mercado de trabalho, tenho varios projetos que precisam de patrocinio. preciso de ajuda no sentido de captar recursos, quero saber se estes projetos tem que ser registrados e aonde os registro,e outra pergunta é posso usar o mesmo cnpj da igreja para o centro social, e aonde registro este centro social e educacional, este blog é de muita ajuda que DEUS abençoe.

    R: Obrigada!
    Se o objeto social da Igraja contempla ações e projetos sociais, o seu CNPJ pode ser usado no projeto.
    Não há necessidade de registro

  28. CRISTIANE disse:

    ola Boa tarde

    me exclarece uma duvida, tenho a intenção de montar uma associação no meu Bairro, no caso seria para trabalhar com artesanato, posso monta-la e revender os trabalhos feitos pelos associados, pq na realidade meur intuito é geração de renda para os associados, poderia pensar na Cooperativa, porem a burocracia é semelhante de uma Empresa, e quero desta maneira contribuir no social e repassar meu conhecimentos na Area de adm para essa pessoas que tem qualidade, capacidade porem não um um meio de ter recurso de seu trabalho, se possivel me responda no meu E-mail

    grata

    R: Se você quer vender o artesanato e repassar para as artesãs, o melhor mesmo é que seja criada uma cooperativa.
    Apesar da burocracia, é o modelo ideal para o seu projeto.

  29. LAURA BORGES disse:

    Prezada Evelyne,

    Sou aluna do curso de serviço social, e voluntária a muitos anos e cada dia mais sinto a necessidade de projetos sociais em minha atuação como voluntária e agora como profissional, tenho várias entidades para ajudar e preciso fazer os projetos e não sei como. ja sei a história das entidades onde atuo, mas preciso de um modelo de projeto para montar o meu, estou em Goiânia-Go.
    Att.
    Laura

    R: Para desenvolver um projeto social você precisa, primeiro, saber em que área quer atuar, qual público-alvo atingir e que resultados quer alcançar.
    Tendo isso em mente fica mais fácil montar um projeto.
    Você leu o texto “Como montar um projeto social”?

  30. Vânia Carrozzo disse:

    Sou professora, formada em Pedagogia e fiz um curso de extensão em Educação Ambiental que modificou a minha vida nos últimos 8 anos. Por conta da minha determinação e certeza da necessidade de estabelecerum projeto sócio-ambiental para determinado município (prefiro não divulgá-lo), mudei-me para ele e aqui, me efetivei como professora para ir me mantendo mas, meu objetivo aqui é outro.
    Para atingir os objetivos, montei um projeto para a Prefeitura do Município e atuei na gestão dele durante três anos com importante parceria, aprovação e selo do Ministério do Meio Ambiente em duas das mais importantes diretrizes que eu vinha desenvolvendo. O problema é que a própria prefeitura não deu nenhum apoio e muitas pessoas queriam concorrer e tentavam impedir as atividades. Bom, o desenrolar dos fatos é que fui retirada do projeto em um momento de extremo desfecho e as pessoas com quem contei para me ajudar, tentaram levar vantagens e tomar a administração do projeto. Em meio a muitas lutas, consegui que isso não ocorresse porém, sob o risco de sérios comprometimentos com minha única garantia de sobrevivência, meu cargo de professora. Após alguns meses, a prefeitura colocou pessoas que já eram claramente oponentes,para conduzirem o projeto porém, jamais terão a essência de idéias, conhecimentos garimpados e acumulados ao longo desse processo de determinação. Não obtive apoio em nenhuma instância governamental para a consideração da minha autoria.
    Bom, fatos superados porém, com uma boa carga de prevenção e falta de confiança em quem quer que seja, preciso e venho protelando por falta de segurança, a criação de uma ONG para dar continuidade e efetivação das minhas propostas.
    Ao longo de todo esse período, conheci inúmeras pessoas com formação adequada que poderiam tornar-se bons parceiros, porém, nada me garante a fidelidade. Instituições parceiras também possuo mas, também guardo as devidas prevenções.
    Familiares para me ajudarem a constituir a organização, tenho dois porém, desejam que eu abandone a cidade para evitar novos desgastes, privações e esforços em vão.
    Pergunts:
    1) Posso montar a ONG sozinha (conheço todos passos e os procedimentos necessários), uma vez que vislumbro a comercialização de produtos para atingir as finalidades, além da exclusiva busca de financiamentos de fundos e remunerar pessoas carentes, comunidades tradicionais e profissionais qualificados? ( Li o texto em que você fala da representação legal da organização)
    2) Como pode ser justa a minha remuneração na divisão dos “lucros” desses produos? (Li seus textos a respeito da divisão das partes na captação de recursos)
    3) Não tenho a ambição de promover o meu nome mas, creio que tenho o direito de guardar todos os méritos futuramente advindos do projeto, como posso obter essa garantia?
    4) Tenho receio quanto ao custeio necessário a serviços publicitários e como devo articulá-los, prevendo que todos que prestarem algum tipo de serviço técnico, cobrarão seus custos, ainda que a longo prazo?

    Um abraço

    R: Interessante o seu comentário.
    Se você sabe que o projeto dá retorno financeiro e você deseja tocar esse projeto sozinha inicialmente, porque então você não abre uma empresa baseada em desenvolvimento sustentável?
    Não é só porque tem cunho social e de preservação/conservação ambiental que, obrigatoriamente, precisa ser uma ONG. Até porque, sabemos que as ONGs têm estatutos e precisam mudar de diretoria de tempos em tempos.
    Pense nisso!

  31. Ana Cecília Ferrucci disse:

    Olá,
    Sou analista de Relações Internacionais e tenho um projeto para construir um centro equestre beneficente, mas encontro muita dificuldade em coloca-lo em prática. Dificuldade de como inicia-lo sabe? Tenho apoio de uma instituição internacional, mas preciso tirá-lo do papel agora. Em pesquisa encontrei seu site e lendo-o vi a possibilidade de conseguir alguma informação, orientação ou algo assim.

    agradeço dede já,

    Ana

    R: Quais são as suas dificuldades? Conseguir pessoas para apoiar? Precisa de uma assessoria?
    Talvez as atividades não estejam bem definidas.
    Dependendo da sua necessidade e disponibilidade eu possa ajudar.

  32. jorcelino fernandes da silva disse:

    sou advogado no norte do paraná e vejo a luta de hospitais, igrejas e ongs que querem fazer o bem para o próximo, mas não tem recursos, asim gostaria de inserir no meu escritório uma central de projetos para ajudar essas instituições, para isso preciso de aprender a elaborar projetos, cursos, estágios, etc, inclusive tenho um amigo que já comprou uma pousada para tratar de drogados, mas falta recursos (também já montei a ong) agora, preciso de toda a ajuda possivel, obrigado. Dr.Jorcelino.

    R: Sua iniciativa é muito válida e, com certeza, será muito bem vinda na sua região.
    Precisando de ajuda como assessoria, capacitação em gestão de ONGs e projetos sociais podemos conversar sobre os serviços que presto.

  33. solange disse:

    Minha ideia é montar uma creche para atender bebe carente de 0 a 03 anos.
    Considerando que não temos vagas nas creches municipais para todos.
    Exemplo conheço uma criança que já vai fazer 05 anos e até agora espera uma vaga na creche!
    As mães carentes nao pode pagar escolinhas particular!
    por falta de creche elas perdem o emprego e ficam na extrema pobreza.
    O meu projeto já está no papel mas não sei como começar.
    Ele seria para as mães que trabalham de domesticas,faxineiras,babas, passadeiras.
    Que fosse mães solteiras, separadas,divorciadas,viuvas ou outras semelhante.
    Seria parecido com um externato as crianças passaria o dia todo na creche, já ia tomado banho, trocado, mamadeira pronta para a noite, assim elas iria somente dormir com as mamães.
    Como não tenho grana para bancar, preciso cobrar delas um valor simbolico, peloserviço prestado.
    Exemplo,para conseguir a vaga teria que morar de favor com alguém, ou até 02 comodos.
    Que gtivesse renda maxima de 01 salario.
    Como iniciar?
    Se puder me ajudar mande a resposta no meu e-mail.
    missmsolzinho@ig.com.br

    R: Resposta enviada em comentário anterior.

  34. Renata Ribeiro disse:

    Olá!
    Eu e um grupo de amigos ha dois anos começamos cuidar de um terreno baldio, estamos mantendo-o limpo na medida do possivel, compramos até uma roçadeira para melhor manutenção. Sabemos que o proprietario dessa área não paga os impostos a muitos anos, a divida tem um valor absurdo, hoje a area dele é de aproximadamente 41.000m2, dentro dessa área sabemos que existem duas nascentes, essa área teria que ser preservada, o espaço que utilizamos tem mesas e até uma churrasqueira, tudo construido com entulho. `Pensamos em fundar uma associação para resgatar essa área, nossa receita sera com a coleta de oleo e vender para uma empresa de biodiesel. Como devemos proceder, vc pode nos orientar.
    Um abraço
    http://www.hortosaovicente.blogspot.com
    para vossa apreciação.

    R: Muito boa a iniciativa de vocês. O que aconselho é que devem tomar conhecimento sobre medidas legais para vocês não serem despejados pelo legítimo dono do terreno. Já viu a possibilidade de Uso Capião? Quanto à formação da associação, como vocês já são um grupo, o próximo passo é só desenvolver a Ata de Constituição e o Estatuto da associação, registrar em cartório e encaminhar à Junta Comercial para obtenção do CNPJ.
    Para essas atividades aconselho o trabalho de um advogado.

  35. julinda disse:

    Ola. Gostaria de receber maiores informações como fundar um Instituto ligado a trabalho social, cujo objetivo será realizaçao de palestras, seminários, encontros, enfim contribuir para formação e qualificação profissional. Se poder envia os caminhos que devo seguir para realizar.

    R: Você leu o texto “Como montar uma ONG”? Está disponível no blog e talvez te ajude muito.

  36. ADELSON ESPÍNDOLA disse:

    Sou totalmente leigo no assunto das ONG , moro num bairro distante 20 km da cidade Nísia Floresta. Não temos estrutura nenhuma, então resolvi montar uma Lan House. Preciso de ajuda para montar uma ONG e atender os moradores locais como as turmas de uma unica escola de Ensino fundamental.

    Atenciosamente

    Adelson Espindola

    R: Para montar essa ONG você precisará de mais pessoas envolvidas que possam compor, com você, a diretoria.

  37. pROJETO NO YOUTUBE

    tÍTULO: EDUCAÇÃOCONTINUADA. LUDOTERAPIA, RECICLAGEM

    pOR FAVOR. i need your helpppppppppppppppp

  38. Patrícia disse:

    Olá,
    Estou com um grande problema na faculdade na elaboração de um projeto. Meu grupo escolheu o tema: Aposentadoria Por Tempo de Contribuição: Assessoria Jurídica Gratuita Para População de Baixa Renda ( para determinada região de São Paulo), porém percebemos que esse tema é de difícil localização de pesquisa literária, a parte das leis nos foi recomendado que colocássemos como apêndice.
    Você teria alguma sugestão de onde podemos encontrar nosso quadro teórico?

    R: Lamento, mas não possuo material sobre o assunto ou tenho referência para indicar.

  39. Anderson Eduardo disse:

    gostaria de saber oq devo fazer para montar uma escolinha de futebol para crianças carentes

    R: Primeiro, você precisa conseguir parceiros. E, através dos parceiros, conseguir espaço, equipamentos, uniformes etc.
    Talvez seja necessário montar um projeto para apresentar aos parceiros. Sugiro a leitura do texto “Como montar um projeto social”.

  40. Andrea Prado disse:

    Sou arte/educadora, atuo em escolas particulares e tenho um profundo interesse no 3º setor. Estou buscando informações sobre projetos sociais ou ONG’s que contratem educadores ou selecionem projetos para a promoção de ações sociais educativas. Moro no D.F. e busco oportunidades nessa região. Você poderia me ajudar?
    Att.

    R: O site da RITS (www.rits.org.br) está sempre divulgando oportunidades no terceiro setor. Assim, como o site do GIFE (www.gife.org.br).
    Você poderá encontrar alguma coisa para o DF

  41. Rossana Catão disse:

    Ver na parte de comentário no link de servicos.
    Grata!

  42. Thiago Gonçalves Matoso disse:

    Olá,
    Meu nome é Thiago Matoso, moro em Curvelo MG e gostaria de fundar uma ONG que ajude crianças carentes da periferia. Gostaria de saber passo a passo como fundar uma ong, gostaria muito já de fazer um trabalho para o natal desse ano.

    Obrigado pela atenção.
    Thiago Matoso.

    R: Você leu o texto “Como montar uma ONG”? Você encontrará as informações que precisa.

  43. ana Paula disse:

    Bom dia!
    Na verdade gostaria de algumas sugestões, pois, sou estudante de relações públicas e estamos promovendo daki a 1 mês um pequeno projeto para uma cheche aqui em Pernambuco, como exércicio necessário para obtenção de nota. Enfim, pensamos em ações voltadas para as crianças e os pais, e não voltados a estrutura da mesma e tal…As crianças têm idade entre 2 e 4 anos e os pais muito jovens. Então pensamos em bazares, palestras com psicopedagogos,contadores de histórias, tardes de lanche,cestas básicas…mais apesar do pouco tempo que temos, gostaria de poder fazer mais, e sinto que está faltando algo que não estamos conseguindo captar…
    então, por isso é que resolví pesquisar e achei você!
    GOSTARIA QUE ME DESSE MAIS UMA IDÉIA DO QUE PODEMOS FAZER PARA POUCO TEMPO, E TAMBÉM PARA NÃO FUGIR DO FOCO QUE É UMA ATIVIDADE DE “PALEATIVA” !
    favor me enviar por e mail se possivel, e desde já agradeço.

    R: Você está sentindo falta de algo justamente porque é um projeto de curto prazo. Provavelmente, você queira fazer algo mais concreto e não consegue.
    Não é estranho uma turma de faculdade fazer um trabalho numa ONG, alterar rotinas e perspectivas e depois ir embora sem nada de efetivamente concreto? Porque não pensar em algo de maior prazo e resultados mais eficientes e modificadores de realidade?

  44. Rogerio disse:

    Ola tenho um projeto de cursos profissionalizantes de montagem e manutençaod e pcs e curso de secretariado administrativo e contabil,,curso cada um com 40 horas,,desenvolvi um projeto para oferecer para prefeituras ao custo de 50,00 por aluno,,como as prefeituras sao obrigadas a repassar para a educaçao 25% do orçamento,,estou procurando ajuda para elaborar o projeto,,,tenho estrutura para oferecer para a prefeitura 300 vagas pro curso…gostaria de saber ideia de elaborar o proejto para oferecer as prefeituras

    R: Posso ajudar na realização do projeto, se desejar, enviarei uma proposta de prestação de serviços.

  45. Edson José dos Santos disse:

    Olá meu nome é Edson, sou professor do ensino médiogostaria muito de trabalhar com projetos socio-educativos. Necessito saber como fundar um instituto. pode me ajudar?

    R: Você leu o texto “Como montar uma ONG”? Lá você encontrará as respostas às suas perguntas.

  46. Soraya Melo disse:

    Olá, gostaria de saber se ter algum impedimento de funcionário público fazer parte da diretoria de uma ONG, tendo em vista q temos a idéia de fazer uma ONG preventiva contra às drogas, com parceria do DISE – onde temos policias e delegada, para nos auxiliar com todo material didático, e com a experiência de todos.

    R: Os funcionários públicos são impedidos de receber remunerações. Porém, podem fazer parte de uma ONG como voluntários.

  47. Wagner Fernandes disse:

    Sou de uma ONG, no sul de minas e estamos com um projeto de montar um albergue noturno. GOstaria de uma ajuda pois estamos com dificuldade de conseguir patrocinio para levarmos a diante esse projeto. Vc poderia me auxiliar em como devo proceder para conseguir esse aporte financeiro?

    R: O auxílio que você precisa para conseguir recursos só posso oferecer mediante proposta de prestação de serviços. Caso deseje, por favor, me encaminhe um e-mail com mais detalhes do projeto.

  48. Talita Mendes disse:

    Montamos um grupo de pessoas na empresa onde trabalho para ajudarmos uma comunidade (crianças) em epocas festivas como natal, pascoa, dia das crianças etc., mas nossa grande duvida é como pedir ajuda(patrocinio) a outras empresas, tipo comercio, distribuidores ja que nosso projeto não pode levar o nome da empresa e assim não conseguimos um oficio da tal, pois queremos garantir um momento valioso para aquelas crianças, mas só com o nosso pequeno grupo ficaria quase impossivel.

    R: Vocês podem se reunir e montar uma proposta de patrocínio para essas empresas. Dêem um nome ao projeto, criem uma identidade e peçam as doações. Se houver necessidade de montar uma ONG, aí vocês fazem isso.

  49. ricardo silva disse:

    preciso de ajuda, sou presidente de uma ONG que já desenvolve dois projetos(um esportivo e outro de inclusão digital) porém estou tendo dificuldades na elaboração da prestação de contas, num item importante: tributação/impostos sobre bolsa auxílio de voluntários. Para os voluntarios que recebem bolsa auxilio(baseados na lei do voluntariado), a ONG deve descontar o inss e o iss? se não fizer quais as punições que a ONG sofrerá?

  50. Thábata Tubino disse:

    Boa noite, sou atriz e quero o ano que vem levar uma peça para as escolas e clínicas de recuperação de alcólatras.
    como poderia fazer esse projeto?
    A Prefeitura paga um x e em contra partida me apresento em x escolas?? Teria um clendario para fazer durante o ano?
    O que acha poderia me dar uma idéia?
    Estava pensando em contratar uma empresa para fazer o projeto o que acha??
    att,

    R: O que eu acredito que pode ser feito é fechar um convênio com a Secretaria de Cultura do seu município, onde eles poderiam financiar os custos do projeto. Para isso, você precisa estar sendo representada por uma pessoa jurídica.

  51. Fernando disse:

    Boa tarde; Amigo,estou pretendendo montar uma ofícina de fotografia como posso preparar um projeto para a presentar para uma prefeitura? O objetivo é trabalhar com todas as idades a ofícina terá duração de 30 dias e será dividida em duas (2), etapas.
    Se vcs, poderem mandar um modelo de projeto eu fico agradecido.

    R: Infelizmente, não tenho modelo de projetos para enviar.
    Sugiro a leitura do texto “Como montar um projeto social”, disponível no blog.

  52. Jaqueline Teixeira Nunes Costa disse:

    Oi, meu nome é jaqueline, moro em um bairro afastado da cidade cerca de 7 quilometros, não tem asfalto, posto de saúde, area de lazer, a dois anos atraz montamos uma associação devidamente registrada com cnpj, desde julho de 2007 estamos tentando obter o registro no conselho municipal, não obtivemos nem resposta, estou tentando parcerias, para isso preciso deste registro, precisamos na verdade de uma extensa assessoria, pois preciso montar um site, não sei como fazer, hoje nossa associação esta dando curso de informatica e de artesanato, ja vi quais são os topicos para montar um projeto, mas ainda não sei como se procura os profissionais para dar as aulas, a remuneração, nossa sede tem 100 metros quadrados, no momento, penso em aulas de musicas para crianças de 05 a 12 anos,informatica para crianças e adultos e um curso de capacitação profissional para addultos, como hotelaria, ou tecnicas administrativas, pensamos em continuar o artesanato, ampliar, nosso espaço não é tão grande, precisamos de divisórias, nossa são tantas coisas, estou batalhando atraz de doações, mas as empresas pedem um projeto, mas eu penso é dificil planejar se não se tem estrutura, para conseguir mais computadores, eles pedem um tecnico em informatica para fazer a manutenção deles e acesso a internet, aqui não existe banda larga só discada ou conexão de celular, mas se não temos receita como fazer

    R: Sugiro que você tente estruturar uma coisa de cada vez. Para cada ação que você quer desenvolver deve ser montado um projeto diferente. Por exemplo: você fala de cursos profissionalizante, isto é um projeto; depois fala de aulas de música para crianças, isto também é outro projeto…
    O registro no conselho é importante. Infelizmente, para conseguir certas coisas em prefeituras e órgãos do governo é necessário contatos, então, tente encontrar alguém influente que consiga esse registro.

  53. Jaqueline Teixeira Nunes Costa disse:

    Nossa é deslumbrante, sera que vc tem ideia de quantas pessoas este site ajuda, acredito que nãpo saiba a dimensão, é demias, sabe que as vezes parece irreal, pois vivemos em um mundo onde as pessoa se matam por qualquer coisa, jogam filhos pela janela, ao ligar a televisão parece que pessoas asim não existem, não sigo nenhuma ceita ou religião mas tenho muita fé em Deus e tenho certeza qu ele abençõa pessoas assim como vc. um granda beijo Jaque

    R: Muitíssimo obrigada!

  54. Boa tarde!

    Gostaria que fizessem contato com ALESSANDRO GOIS que deixou sua idéia aqui registrada em 13/07/2008.
    Tomei conhecimento do conteúdo nesta semana e tenho muito interesse na idéia proposta por ele.
    Fiquem à vontade para fornecer meu e-mail para ele caso haja interesse.

    Agradeço!!
    S/M

    Luciana

    R: Aqui está o e-mail de Alessandro para que você entre em contato com ele: agpenha@gmail.com

  55. Abdoral Barbosa de Oliveira Neto-AP disse:

    Ola! BOA NOITE, Gostaria de saber como se montar ou os itens principais para se montar projetos sociais, pois faço parte de um Conselho Comunitário de segurança Pública do Bairro do Paraíso e Multirão do Paraíso, e estamos pensando em montar projetos dentro da nossa comunidade, tais como: Corte e Costura, escolinha de futebol, projetos voltados para a juventude, cursos profissionalizantes e outros.
    Por favor envie-me resposta para meu e-mail: netto.ap@hotmail.com.
    Agradeço se for atendido e sua atenção.

    R: Para informações sobre como montar um projeto social, sugiro a leitura do texto com mesmo título disponível no meu blog.

  56. anezita disse:

    faço parte de um Grupo Informal há 22 anos. Depois de quase 05 anos de discussões sádias, para a formação de um ONG, conseguimos oficializar em novembro de 2008. Trabalhamos com crianças, adolescentes e jovens, em condições de vunerabilidade ou não, independente da classe economica, mais a maioria são de famílias que tem a renda de até 03 salários minimos. Usamos o teatro e principalmente a dança nos mais váriados estilos como atrativo. Assim trabalhamos educação ambiental, inclusão social, civismo …agregamos e solidificamos valores como espirtito de união, amizade, solidariedade…sobrevivemos de rifas, cachês de apresentação, festa junina etc…. Meu pedido de ajuda: Estou tentando escrever um Projeto, para captação de recurso na área govenamental(dinheiro público) e quando cheganas metas: quantitativos e qualitativos relacionados com valores… não sei para onde ir rssssssss, não gostaria de ser nosso consultor???? ou teria como indicar alguém em Brasília????? Abraços. Espero resposta aqui e no meu email

    R: Desculpe a demora na resposta. Estava viajando.
    Espero que ainda possamos conversar sobre o seu interesse no meu trabalho.
    As dificuldades em relação ao estabelecimento de metas devem estar associadas à definição de objetivos, pois, geralmente, começa no início do projeto e se reflete ao final, na parte mais prática.
    Posso ajudar com uma consultoria. Contudo, como estamos em estados diferentes, faço uma proposta de assessoria à distância, se ainda tiver interesse.
    Aguardo seu contato.

  57. altea disse:

    teria como me enviar por email um modelo de projeto social para mulheres gravidas. no estilo “casa da gestante” existente em algumas cidades?

    R: Infelizmente, não possuo modelo de projeto semelhante.

  58. altea disse:

    sou presidente de bairro na cidade de centenario do sul e gostaria de levar a ideia pronta para o nosso prefeito. se puder ser atendida desde ja agradeco. abraco.

  59. Ronaldo disse:

    Olá
    não pude ler todos os comentários e, portanto, não sei se estou sendo repetitivo. se tiver, perdoe-me!
    sou cientista social recém-formado, e junto com alguns colegas que terminaram comigo, temos interesse de criar uma Ong para desenvolver projetos sociais e culturais. a pergunta é: como criar uma Ong e conseguir recursos, partindo do fato de que não possuimos nenhum capital, somente idéias e vontade. é possível??? abraço!

    R: Para saber como montar uma ONG sugiro a leitura do texto “Como montar uma ONG” disponível no blog. Para mais informações sobre captação de recursos, sugiro a leitura dos textos disponíveis nas categorias “Projetos” e “Captação de Recursos”.

  60. \walter Campos Braga disse:

    Oi lá eu sou walter Campos Braga,sou um massaterapeuta e Quiropraxista auxilio no tratamentos de doenças tais causadas por dores da coluna eu estou pretendendo criar uma organização que possamos trabalhar com os nossos serviços terapeutico,
    atendendo todas pessoas que realmente precisam de uma qualidade de vida e que possamos devolver o bem estar para todas as pessoas de todas comunidades Social sem descriminação de de cor ou religião qualquer pessoa que seja.
    estou fazendo o maximo para montar uma equipe cobrindo eventos dos nossos patrocinadores e levando o nosso trabalho a todos no Distrito Federal e até fora do mesmo se Deus Quiser teremos os terapeutas do DF levando os nossos trabalhos a outros povos independente de qualquer nível social,devolvendo o restabelecimento da saúde retirando o cansaço físico,dores musculares,Estresse tensão etc o qual cientificamente são as causas de muitas doenças assim teremos uma nação com mais saúde e dignidade a todos pois temos pessoas pobres que sabem que a massagem é boa para os seus problemas mais não tem condições de pagar que tal nós doar um pouquinho de nós para estas pessoas vale a pena lutar por eles alem de podermos atender outras pessoas nos seus trabalhos.
    gostaria de saber quem poderia nos patrocinar para realizar este tipo de trabalho
    Massagem Terapeutica

    R: Você pode conseguir patrocínio de empresas através das leis de incentivos fiscais.

  61. Alexandre Luciano Felix disse:

    Olá,gostaria muito de saber como montar uma escolinha de futebol para crianças de 05 a 16 anos,tenho um sonho de ajudar crianças carentes,proporcionando varias atividades relacionados ao futebol e até mesmo encaminhando essas crianças para clubes para testes e conseguir parceria de empresários ou clubes que possam apoiar o projeto.Agradeço desde já a oportunidade.

    R: Sugiro a leitura do texto “Como montar uma ONG”.

  62. Laide Galucio disse:

    Sob as promessas da palavra de Deus eu, LAIDE GALUCIO DE SOUZA, determino que em nome de Jesus, meu de vida há de realizar em 2009.

    EMPREENDIMENTO: UMA EMPRESA DE ENTRETENIMENTO GOSPEL NUM ESPAÇO FISICO 10.000m² (1000 X 1000) NA AVENIDA ZACARIAS DE ASSUNÇÃO EM ANANINDEUA estado do Pará , região metropolitana com as seguintes especificações abaixo discriminadas:

    • 01 RESTAURANTE COM MUSICA GOSPEL INSTRUMENTAL AMBIENTE
    • 01 SALÃO DE FESTA PARA 200 PESSOAS ( ótima iluminação, toldos laterais, iluminação para teatro, 02 vestuário com 4 chuveiros, cozinha americana com pia estrutura para músicos/som, bateria da peart com 02 tom-tons, multicabos, amplificadores para cabos, guitarra e teclado, 01 par de retorno com potencia, 02 caixas P.A. com 700 wats de potencia, 01 mesa de som com 12 canais, 02 aparelho de DVD e 01 videokê cartucho evangélicos e convencional, vídeo cassete e TV com 29” e flip chart.
    • CAMPO DE FUTEBOL DE AREIA, TELADO E ARQUIBANCADA E TRAVES COM REDE.
    • 01 AUDITÓRIO PARA 200 PESSOAS TOTALMENTE EQUIPADO
    • 01 PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO COM SORVETERIA, DOCERIA, LANCHONETE E PISTA DE BOLICHE – BERÇARIO & BRINQUEDOTECA, para que os pais tenham um entretenimento sem preocupações de onde deixar os filhos.
    • 01 PARQUE INFANTIL – PLAYGROUND (ESCORREGADOR – GIRA-GIRA, BALANÇA E GONGORRA)
    • 01 CAPELA COM ALTAR CARPETADO, PÚLPITO DE MADEIRA, SOM COMPLETO. COM CAPACIDADE PARA 200 PESSOAS.
    • AMPLO ESTACIONAMENTO ILUMINADO, COM CAPACIDADE PARA 20 VEICULOS DE PASSEIO R 02 MICRO ÔNIBUS
    • LOUÇAS DE PORCELANA E DESCARTÁVEIS
    • COPOS
    • TOALHAS
    • CADEIRAS
    • MESAS
    • 02 CARROS
    • 01 MICRO ÔNIBUS
    • 01 CASA COM 3 SUITES, PISCINA ETC.. NO CONJUNTO LAGO AZUL
    O povo de Deus não dispõe de um lugar para levar sua familia para entetrenimento.
    E se for da Vontade de Deus vou conseguir colocar em prática.

  63. luiz disse:

    Oi quero fazer um projeto para monta um time profissional em uma cidade do interior de minas, mas nao sei como faze-lo !!!
    E monta um projeto para os patrocinadores do time da cidade e tambem nao sei como comeso!!!
    Vc poderia me ajudar?

    R: Você leu o texto “Como montar um projeto social” disponível no blog? Acredito que ajudará. Para projetos esportivos sociais, sugiro que busque informações no site do Ministério dos Esportes.

  64. Alexandre Maciel disse:

    ola estou anexando o seu blog nos favoritos e muito importante essa troca de informações tenho um projeto ja estou patentiando como pessoa fisica gostaria de saber como e qual o caminho para conseguir parceiros e investidores dentro desse projeto pensei em algo com a prefeitura pois esse projeto gera empregos para os artesãos da cidade trazendo um grande publico para região aguardo contato muito obrigado

    R: Poderia me dar mais detalhes sobre o seu projeto para saber em que posso ajudar?

  65. Wânia Márcia disse:

    Olá, tenho vários projetos e tenho muita vontade de montar uma ong,como faço para obter patrocinadores e mantenedores, tenho projetos educacionais que pretendo ampliar em escolas públicas. Sou estudante de pedagogia e gostaria de obter maiores informações.Grata.

    R: Você pode começar tendo o apoio de outras pessoas, apresentando esses projetos em algumas escolas e depois, quando perceber que tem o apoio necessário, abrir uma ONG que possa gerenciar os projetos e conseguir recursos através dela.

  66. rosicleide barbosa disse:

    estou querendo fazer lanches em um carrinho dentro da minha garagem, preciso de autorização da prefeitura local??? grata

    R: Não sei te passar essa informação. Melhor buscar na prefeitura.

  67. Natanael Ferreira disse:

    Olá… Meu nome é Natanael, sou proprietário de uma escola de dança, a Flex Núcleo de dança, desejo propor um projeto para prefeitura municipal de minha cidade, uma parceria para execuçao de nosso trabalho junto com a comunidade carente. A escola de dança entraria com os profissionais nais modalidade de ballet, dança contemporânea, street dance e teatro, com preços populares, ja estou a quase dois anos no mercado e o que tenho constatado é que temos muitos talentos mais sem a condição financeira para manter em uma aula. Em contrapartida a prefeitura entraria com a infra-estrutura para realizaçao do projeto!

    R: A sua ideia é muito interessante. Mas, provavelmente precisará de um projeto para apresentar à Prefeitura.

  68. Elisangela Matheus disse:

    Bom dia! Boa tarde!Boa Noite! a todos que visitam este site!

    Eu trabalho com projetos sociais para o desenvolvimento sócioeconômico (geração de trabalho e renda) de mulheres em situação de risco (mulheres que sofrem violência, chefes de família, desempregadas e etc).
    Foi de grande ajuda para mim visitar este site, pois estou compondo alguns projetos sociais para o desenvolvimento sócioeconômico de algumas comunidades aqui em Fortaleza-Ce. Parabéns pela a iniciativa de criar este site e que Deus abençoe a todos!

    R: Obrigada por suas palavras.
    Gostaria de saber em quais áreas está desenvolvendo esses projetos.

  69. ELISANGELA GOMES disse:

    bom dia,
    preciso da sua ajuda para montar um projeto nao d muita dimensao seria para assistir a um grupo de 30 crianças na area de artes, especificamente em artesanato e utilizaçao de garrafas pet tenho alguma noçao de como fazer mais gostaria de ter noçao de valores em reais porque vai ser patrocinado por empresas e eu nao gostaria de chegar na hora os meus valores estarem acima do que deve, outro detalhe do projeto e que ele seria de seg a sext carga horaria de 4 horas diarias incluindo um lanche no intervalo de 2 horas apos o inicio da aula aguardo anciosa uma resposta. abçs!

    R: Para ajudar a desenvolver o projeto, posso enviar uma proposta de prestação de serviços, uma vez que esse é meu trabalho.

  70. Maria helena Nogueira disse:

    Ola, preciso da sua opinião, vi aqui que uma ong, tem que mudar a diretoria de tempos em tempos, o que eu poderia montar nesta area, atuando como proprietaria, ja tive tres empresas, e aprendi a não confiar no ser humano, há exceções, mas até acha-las muitas vacas vão pro brejo, como portadora de uma doença, meu trabalho é muito sério, me ajude, obrigada

    R: Uma ONG se caracteriza pelas pessoas que a compõem, uma associação sem fins lucrativos não pode ser gerida sozinha. É necessário uma diretoria e as pessoas são livres para escolhê-las em assembléia. Sugiro que antes de montar a sua ONG encontre as exceções de que fala.

  71. Adriana disse:

    Bom dia!!! estou muito surpresa em encontrar alguem que consiga um tempinho entre afazeres profissionais e vida pessoal, para ainda orientar as pessoas e o que é melhor com tanta qualidade, está de parabens mesmo!!! isso é raridade no mundo em que vivemos.

    Bom, gostaria que se possivel me ajudasse com dicas…trabalho no ramo da segurança, sinto que as seguranças femininas é sempre deixada de lado, gostaria de montar uma associação que pudesse defender esses direitos, mas queria fazer algo que pudesse auxiliar a todos os trabalhadores em geral, mas em especial e a atenção voltada para o trabalho feminino, teria uma sugestão.
    obrigada.

    R: Agradeço suas palavras.
    A sua idéia de montar uma associação no seu ramo de trabalho é boa. Sugiro que você encontre outras pessoas com idéias semelhantes para poder fazer parte da associação. Trabalhar com a questão de igualdade de gêneros é sempre muito bom.

  72. Aline Maria disse:

    Olá, achei muito interessante a proposta de seu site, todavia vou direto ao assunto: Meu caso é um pouco diferente, pois não participo de ONG alguma, mas trabalho com um vereador pelo qual estamos atentos aos problemas da cidade e algo que me chama muito atenção é o baixo índice de pessoas empregadas em minha cidade, sem falar na falta de capacitação que creio eu, seja a maior causa disso. Meu objetivo é o seguinte: Quero criar um projeto que, em parceria com empresas, escolas e até com o fundo social de solidariedade possa nos possibilitar capacitar e encaminhar essas pessoas à empregos (fixos de preferência). Seria um CENTRO DE ATENDIMENTO AO TRABALHADOR, uma espécie de “Agência de Empregos” de todos os gêneros, oque me atrapalha é a falta de experiência, além doquê não faço idéa de como montar esse projeto.Quero apresentar esse projeto na Câmara Municipal de Vereadores. Peço encarecidamente sua ajuda, sugestões, críticas doquê achou da idéia e por favor que vocês respondão em particular no meu e-mail. Desde já agradeço a atenção e certa de que serei bem auxiliada agradeço também a ajuda pela instrução. Aline – Bertioga – São Paulo

    R: Sua idéia é muito interessante. Parabéns pelo seu interesse na comunidade. Para te auxiliar a montar este projeto, sugiro a leitura do texto “Como montar um projeto social” que tem uma proposta de estrutura que te ajudará.

  73. Claudio Antonio koloske disse:

    Bom dia
    Trabalho na coordenação de Qualidade de um grupo d empresas e estou pensando em por em prática o banco de idéias onde cada um irá por a suas idéias montar equipes para desenvolver o projeto e a sua aplicabilidade. Existe algum regulamento que eu possas estar usando para poder deixar isto um pouco mais formal?

    R: O que você pode desenvolver dentro desse grupo de qualidade é um regimento, onde constarão os pápeis de cada um e como se dará a troca de informações e as realizações de cada projeto.

  74. Débora aparecida Luz disse:

    Boa tarde! Montei um projeto social na empresa onde trabalho, para os funcionarios e seus familiares, pois o nivel social e cultural são baixos , são funcionarios da limpeza e contrução civil, ja tem algumas etapas em andamento tipo a escolinha de futibol para os filhos, onde tem um professor q montou no nossa espaço fisico , onde ele tem uma escola , e os nossos filhos de funcionarios naum pagam, ja tive tb a turma de alfabetização, agora quero montar a de inclusão digital, mais nao sei onde conseguir apoio, pois a empresa so fornece o espaço, como faça para conseguir o material didatico e computadores usados? Tenho o plano estrategico montado , e tambem na empresa temos um Gremio Recreativo dos funcionarios , com estatuto registrado em cartorio, sera que pode ajudar? meu nome é debora luz meu e-mail é deboraapluz@hotmail.com, se alguem puder me dar algumas dicar agradeço

    R: Você pode conseguir os computadores e os recursos de várias formas. Pode realizar uma feira entre os funcionários e a comunidade onde a empresa está localizada e conseguir os computadores através de doações, ou conseguir um convênio da sua empresa com um curso de informática, assim como foi feito com o futebol. As possibilidades são muitas.

  75. CELISMAR OLIVEIRA disse:

    ola pessoal sou celismar oliveira…trabalho com associaçoes e gostaria de aprender a desenvolver projetos sociais….tipo COM: introdução, Desenvolvimento, objetivo, Cronograma, custo, conclusão e maneira correta de impressão e apresentação do projeto.
    se alguem tiver favor por email ou no meu orkut

    R: Já leu o texto “Como montar um projeto social” disponível no blog? Lá você encontrará as informações que precisa.

  76. Maria de Fátima disse:

    Olá Evelyne,
    Obrigada por esta página.
    Estou fazendo alguns projetos sociais para um Núcleo de Evangelizadores, agora me solicitaram para que eu desenvolva um projeto criando este Núcleo, pois ele existe somente de boca, porém eles não querem nada registrado em cartório, ou seja um estatuto, ou algo assim. Somente querem algo no papel para nortear as ações que o Núcleo desenvolve. Estou em dúvida, pois será que é correto fazer um projeto simplesmente criando um núcleo de trabalhadores,o qual existirá por prazo indeterminado, ou o certo deveria ser feito por uma associação, ou outra organização? Me auxiliem, por favor.

    R: Já respondido anteriormente.

  77. EDNA SALVIANO disse:

    ÓLA, ESTOU MI FORMANDO EM TECNICA DE ENFERMAGEM E PRECISO PREPARA UMA PALESTRA EDUCATIVA NUMA COMUNIDADE.QUERIA UMA IDÉIA E UMA PALESTRA QUE TODOS PODESSE ENTERAGIR.ASSUNTO DSTS,PROFILAXIA,SEXO NA ADOLESCÊNCIA.OBRIGADA

    R: Com esses temas, sugiro a utilização de imagens e histórias reais para chamar atenção das pessoas.

  78. Patrícia disse:

    Estou trabalhando na prefeitura de minha cidade,
    e estou encontrando dificuldades para conseguir verba do governo federal, pois n sei como proceder. tenho um projeto de construção de hortas nas residencias dos moradores dos bairros onde existem familias em vulnerabilidade social. Gostaria de receber orientação neste sentido… desde já agradeço!

    R: Verbas para esses projetos são disponibilizadas através de convênios. Deve haver alguma instrução quanto a isso no Ministerio ou Secretaria em que você irá solicitar o recurso, como no Ministério de Desenvolvimento Social.

  79. Anna Fabiola Farias disse:

    Boa tarde! Fiquei feliz e muito surpresa em encontrar um grupo de pessoas vislumbrando os mesmos objetivos, falando a mesma linguagem em relação a projetos. Parabéns a instrutora que tem sido uma luz no meio de tanta escuridão e tantas sombras.
    Tenho desenvolvido projetos a serem realizados dentro da Instituição Pública onde trabalho(reciclagem, massoterapia, arteterapia e educação de jovens e adultos). É possível criar ong’s na rede pública? como posso apresentar este projeto no intuito de captar recursos para tal? me manda modelo de projeto de reciclagem de papel e garrafas pet e oitras áreas afins. um grande abraço.

    R: Para uma instituição pública desenvolver projetos sociais não é necessário ter uma ONG. Até porque, essa também é função do governo. Você precisará saber se o órgão tem recursos para esses projetos. Se não tiver, pode procurar em outras origens. Mas, acredito que os recursos devem vir também de origem governamental.

    Não tenho modelos de projetos para enviar, a não ser a proposta de estrutura presenta no texto “Como montar um projeto social”.

  80. Dora Rocha disse:

    Olá, estou assumindo uma associação culturale recreativa escola de samba , na minha cidade que candangolãndia DF, estamos pretendendo desenvolver um projeto de reciclagem de tecidos e alegorias de carnaval, todos os anos sobra muito tecidos que pode ser utilizado e pensei e fazer uma grupo de mulherese queriamos dar uma destido positivo para este material,um projeto de economia sustentável, ficariamos felizes e agradecidos com seu apoio.Um abraço.

    R: Uma ideia muito interessante e que realmente será um sucesso.
    Esse projeto pode ser desenvolvido dentro da própria associação como um projeto social adicional ao que ela já desenvolve. O material você já tem, espaço e, com certeza, as mulheres que podem realizar as costuras também. Em que posso ser útil?

  81. celismar disse:

    será que alguem ai tem um modelo de um projeto social aceitavel para me passar
    celismaroliveria@yahoo.com.br

  82. gilvana medeiros disse:

    olá, fiquei muito feliz quando encontrei esta página acredito realmente que poderá me ajudar. há muito eu sonho em montar uma escla de tempo integralonde atenderia crianças de baixa renda com educação de qualidade , aulas de música, idiomas, artes, poderiam fazerfazer 3 refeições incluindo almoço e aém de serem educados em ambiente sadio e cristão mas era um sonho muito distante e que muitos ouviam achavam interessante mas não tinham como me ajudar. Primeiro porque seria um projeto grande e eu sempre disse que seria sem fins lucrativos que eu precisaria de voluntários… Eu sou evangélica e acredito na missão da Igreja em atender as necessidades dos mais carentes. Aqui onde moro é uma cidade industrial as fábricas fornecem praticamente tudo que precisamos inclusive educação de qualidade e praticamente sem custos. Vejo uma luz no fim do túnel porque minha igreja, que não tem fins lucrativos,lógico e vive de ofertas rcebeu uma doação de um terreno, mas não temos dinheiro nem para assentar um tijolo. Minhas dúvidas são: 1º sendo um projeto de uma igreja, podemos tentar captar recursos para construção junto à prefeitura ou nas diversas empresas do município? 2º percebi que a maioria não gostaria de trabalhar como voluntário, mas ja´que não teríámos lucros poderiamos ter convênio com prefeitura p que os funcionários fossem pagos pela prefeitura e a administração fosse nossa?isso me parece estranho, mas é possível? 3º isso poderia ser visto como projeto social ou ong? 4º é mais recomendável que seja projeto da Igreja ou tenha iniciativa individual,vc sabe q no geral as pessoas encaram igrejas evangélicas como “casa da moeda” ou que o pastor rouba o dinheiro dos seus congregados e eu realmente não quero que o nome cristão seja posto em dúvida por causa deste projeto. É um sonho que tenho guardado no coração há muito tempo, me dê a direção de como torná-lo realidade. obrigagda.

    R: Todas as alternativas que você levantou são possíveis. Um projeto social pode ser desenvolvido por uma Igreja sim, por ser uma associação sem fins lucrativos. Os trabalhadores podem ou ser cedidos pela prefeitura ou pagos pelos recursos conseguidos para o projeto, mas isso tem que constar no orçamento.

  83. Olá sou da http://www.ackdata.com.br e tenho uma solução para criação de laboratórios de informática de baixo custo e fácil gerenciamento que podemos estar ajudando alguma instituição, maiores detalhes entrar em contato.

    jeffersonbb @ ackdata .com .br

    R: Não gostaria de colocar um banner da sua empresa no meu blog? Tenho 500 visitas diárias em média, poderia ser uma boa vitrine para seu produto.

  84. Dilma Lessa disse:

    Estou tentando elaborar um projeto para abrir uma ong……Gostaria da sua ajuda em como elaborar…..Vou trabalhar com crianças especiais, em educação e reabilitação. Gostaria de receber sua ajuda.
    Grata
    dilma.lessa@terra.com.br
    8275-1190 (RIO)

    R: Você já leu o texto “Como montar um projeto social”, disponível no blog? Acho que irá te ajudar.

  85. Alexandre disse:

    OLÁ AMIGO, PRETENDO IR DE SÃO PAULO A LOSANGELES DE MOTO 250CC E PRECISO MONTAR UM PROJETO , VC PODE ME DAR ALGUMAS DICAS DE PROJETO E PARA PEDIR PATROCINIO A EMPRESAS ,
    GRATO

    ALEXANDRE

    R: Você leu o texto “Como montar um projeto social” disponível no blog? Acredito que irá ajudar.

  86. Paula disse:

    Boa noite, depois de várias pesquisas na internet descobri este site e achei interessante, estou assumindo a presidência de uma associação, contudo a mesma não possui nenhum tipo de recurso, projetos, não existe absolutamente nada, esta associação estava literalmemte abandonada, em todos os sentidos, estou tentando com a ajuda de Deus e meu esforço fazer algo, a única coisa que consegui fazer até agora foi uma grande limpeza. A associação tem uma boa estrutura, possui salas de aula, um laboratório de informática…só não sei por onde e nem de que maneira começar, por isso peço a orientação de alguém.
    Desde já muito obrigada.

    R: Sugiro que leia o texto “Como montar um projeo social”. Ele poderá ajudar a montar projetos para apresentar a potenciais parceiros.

  87. Paula disse:

    Esqueci de de deixar meu e-amil, oliveiravanizia@hotmail.com
    Sou a pessoa do e-mail acima.

  88. kenia disse:

    Boa tarde.
    Estou pensando em criar um fundo composto por empresas privadas com uma visão sócio-cultural, comprometidas com a cidadania, que contribuem financeiramente com doações mensalmente, e ou por ações especificas voltadas para o desenvolvimento sócio-cultural das comunidades carentes urbanas e rurais.Como faço para criar um projeto para este fundo? Enviar resposta por e-mail.
    Grata.

    R: Você pode desenvolver um projeto dentro dos moldes que apresento no texto “Como montar um projeto social” e apresentar às empresas que tenham o perfil desse fundo. Sugiro que, além do projeto, seja feito um planejamento deste fundo, quem poderia fazer parte (perfil dos doadores), como o fundo será administrado, como será a prestação de contas, como as organizações ajudadas serão escolhidas etc.

  89. claudia neis disse:

    bom dia estou realizando um projeto juntamente com o corpo de bombeiros do meu municipio,eles necessitam de uma piscina para treinamento de bombeiros e para os bombeiros mirins, pois atendem a várias crianças carentes do municipio. os mesmos ja possuem um espaço com choupana, campo de futebol sete,e uma área onde estão reflorestando, que também vou incluir no projeto.Enfim preciso desenvolver uma justificativa que convensa o quanto é necessário que seja aprovado esse projeto .Será que vc pode me mandar um modelo???
    estou anciosa aguardando.

    R: Um modelo de justificativa nesses moldes é difícil de ter. Mas, concentre-se nas atividades dos bombeiros, nos benefícios sociais e no histórico de atuação.

  90. Daniela Maria de Santana disse:

    Sou diretora escolar em uma aréa de zona rural onde o acesso de leitura e o trabalho em grupo para os meus alunos e muito difício e gostaria de pedir a diversas instituições ajuda para a construção de uma biblioteca, para que meus alunos tenham um ensino de qualidade, sem falar de outro projeto que e um centro de informática pois meus alunos desconhecem o uso de computador seria de grande importância a elaboração destes projetos na qualidade de ensino dos meus alunos pois a escola fica em um assentamento e atende mais 5 localidade com a mesma realidade e seria muito importânte não só educacionalmente como pessoalmente pois os alunos sentiriam segurança para progredir futuramente enfrentando vestibular sem falar na ajuda que eles poderiam dar aos seus pais pocurando cada vezes mais um modo de melhora suas vidas.
    Ribeira do Pombal – BA

    R: Você pode conseguir doação de livros através de uma campanha municipal em parceria com o Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente e a Prefeitura para conseguirem doação dos moradores da sua cidade. Começa-se de pequeno e o projeto irá crescer, verá.

  91. Daniel Augusto Campos disse:

    Ola eu sou de minas gerais e tenho um projeto socio-cultural a 5 anos desenvolvendo um trabalho de musicalização com uma joventude de baixa renda economica em uma comunidade de alto indece de crimanalidade ,pois temos um trabalho lindo que vem contribuindo muito com o meio anbiente desenvolvemos musicas e ritmos em latas de olheo e bombobas de resitos quimicos que muitas das vezes não são aproveitada ,mas por falta de apoio do pode publico e privado estamos chegando ao nosso esgotamento,e assim seremos obrigado a feichar as portas desse trabalho tao importante para juventude ,pois eu já ia me esquecendo de dizer o nome do projeto cujo o nome e Afro-lata Expressoes que alem da musicalização desenvolve um trabalho com a dança,teatro,artes plasticas e socialização.
    muito obrigado pela atenção

    R: Já tentou fechar parcerias com a prefeitura da sua cidade, com empresas e outras entidades? Já realizou feiras, eventos beneficentes para conseguir recursos? Pense nisso.

  92. Professora Edi disse:

    Oi, sou professora de ciências na cidade de várzea -PB e fico muito preocupada com os copos e outros descartáveis que ficam jogados na rua na festa junina que acontece durante tres dias, gostaria que me ajudasse no sentido de diminuir essa problemática sem prejudicar a festa, pois sei que fica um bom rendimento na cidade. Estou anciosa por sua resposta. Obrigada.

    R: Sugiro buscar uma parceria com empresas de reciclagem para saber se têm interesse em aproveitar o material que fica depois das festas. Alguns tipos de copos descartáveis não são aceitos porque já são reciclados e não dá para reciclar mais. Há também a opção de adotar outros tipos de materiais. No site do Instituto Akatu (www.akatu.org.br) você pode conseguir algumas dicas.

  93. e consequir recursos para estalação destes projetos,
    temos uma creche na comunidade que munto precisa de ajuda nosa instituiçao fica localisada na Rua Cabo Reis n15 Ramos.TEL7829-2495/2561-0668/ 8126-0650 aspero resposta anciosamente

    DEUS ABENSOI ATODOS VOCEIS

    Muito obrigado pela atenção

  94. Carlos Rodrigues disse:

    Sou diretor de uma entidade que ajuda famílias a encontrar pessoas desaparecidas. O trabalho existe a dois anos e tende a acabar, pois nosso grupo é pequeno e nunca conseguimos nenhuma ajuda. Buscamos auxílio em muitos setores e nada conseguimos. Quem quiser saber mais desta iniciativa nosso e-mail é institutodebusca@hotmail.com

    Peço a ajuda de todos para que possamos continuar com nossas atividades.

    Tenho um Orkut sobre este trabalho: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=mp&uid=12942333987411789293

  95. Geraldo Magela da Silva disse:

    Sou professor e desenvolvo softwares educativos pedagógicos. Porém não entendo nada na elaboração de um bom projeto e captação de recursos.
    Gostaria de merecer sua ajuda no que tange na elaboração deste junto as APAEs e as escolas carentes. Pois quero desenvolver softwares exclusivos voltados para as necessidades especiais e o ensino regular. Com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento cognitivo, motor e o ensino e parendizagem.
    Desde já o meu muito obrigado e parabéns pela iniciativa.

    Atenciosamente!

    Prof. Geraldo M. da Silva
    e-mail: geraldolocc@yahoo.com.br

    R: Se desejar, posso enviar uma proposta de prestação de serviços.

  96. MARI disse:

    Bom dia!!!!

    Trabalho na Prefeitura da minha cidade no setor de ação comunitária com associações de moradores,estou pensando em montar um projeto com artesanato como:patwork,tear,ponto e outros ,pegar esses produtos e vender em feiras nao só na minha cidade masi em outros estados ,pois tenho bastante conhecimento na area comercial,gostaria de saber como procedo para fazer o projeto e o que voce acha?
    bjs
    Parabéns pelo trabalho

    R: É uma boa ideia.
    Você poderá conseguir dicas no meu texto “Como montar um projeto social”, disponível no blog.

  97. izabel cristina dos anjos disse:

    gostaria de receber orientação de como montar uma associação para cuidar de crianças de 0 a 12 anos.estou me formando em serviço social,junto com outras pessoas gostariamos e fazer esse trabalho.Se possivel nos orientarmos ficariamos grata.

    R: No texto “Como montar uma ONG” você irá encontrar as informações que precisa.

  98. simone disse:

    bom dia!!!
    meu nome é simone, gostaria de alguma orientação de como montar um projeto voltado para a gravidez na adolecencia, tenho algumas ideias mas, nao sei como fazer: gostaria de montar algo que elas mesmas pudessem fabricar seus proprios enjovais.

    R: Acredito que você terá as informações que precisa no texto “Como montar um projeto social”.

  99. Ana disse:

    Estou com um projeto pronto para abrir uma ong na área da educação não formal porem, estou precisando de ajuda para compeltar o intem do orçãomento para abrir essa ong. Trata-se de uma fundação social agbrngem crianças e jovens de 7 a 18 anos. A fundação funcionara em tempo integral 07:30 as 17:30 com qutro alimentações diarias.
    De quanto preciso para montar o orçamento ??
    Preciso da resposta urgente pois ja apresentei ao secretario de educação e ele só ta dependewndo desse inten para analise.

    Obrigada desde ja

  100. Madalena disse:

    oi, adicionei vc no msn preciso construir um projeto para conseguir apoio de empresas para uma creche se puder me ajudar agradeço imensamente.

  101. Emilia Cedrim disse:

    Olá preciso de uma pessoa que coloque um projeto que tenho idealizado. Que é com familias que tenham crianças fora da escola e pais desempregados. Onde o local da escola seria didido com duas atividades: a escola, onde estes meninos fossem alfabeizado e outro os pais desempregados produzindo artesanato e dai gerassem renda para o sustento da escola e das ali representadas.

  102. Emilia Cedrim disse:

    Olá preciso de uma pessoa que coloque um projeto que tenho idealizado. Que é com familias que tenham crianças fora da escola e pais desempregados. Onde o local da escola seria didido com duas atividades: a escola, onde estes meninos fossem alfabeizado e outro os pais desempregados produzindo artesanato e dai gerassem renda para o sustento da escola e das ali representadas.Digo, construa junto comigo e me ajude a por em pratica pois minha comunidade é carente. O interessado em pensar junto comigo entre em contato.

  103. Paulo Ricardo disse:

    Prezada Evelyne, bom dia!

    Atuo na área de finanças de um empresa multinacional no interior de Minas Gerais. Conversando com diversos amigos de trabalho, temos a pretensão de criar uma entidade filantrópica, onde possamos desenvolver atividades voluntárias e, com a contratação de colaboradores, implantar um programa de aprendizagem e admitir adolescentes para que possam ser atendidos e posteriormente encaminhados às empresas como aprendizes.
    Por favor, nos envie uma proposta de consultoria contendo valores para elaboração de:
    – Plano Institucional da organização;
    – Plano de Captação de Recursos;
    – Cronograma de Etapas para obtenção de documentos necessários para o funcionamento legal da organização;
    – Outros que entender necessários.

    Atenciosamente, no aguardo de retorno.

    Paulo Ricardo

  104. sidney disse:

    ola preciso de ajuda, quero montar uma ong,aqui no comercio para ajudar o menor carente da faixa de risco, tenho um jornal e tenhon parceiros como dentista e medicos quero realizar uma propaganda para os comerciantes locais que no montante vão ajudar arrrecadar dinheiro para o projeto ( a vantagem dos anunciantes vai ser em ter atendimento especial e odontologico e medico a euxilio juridico a especie de cartão de desconto prevnorte que irá estar agregando vbalores para a ong e pro jornal …. respondame o quanto antes para ajudarme muito obrigado …

  105. Edno Poeta disse:

    Sua forma de responder é mui sensata, então gostaria de saber donde tirar dados para montar uma linguagen aceitativa para projetos.

  106. juliana disse:

    Olá, Boa tarde!
    Gostaria de montar um projeto para ajudar uma entidade, a mesma se chama AVAPAC – Associacao de voluntarios de apoio a pacientes de cancer, so que nao sei nem como começar a montar esse projeto, a ideia inicial seria um show beneficente com a renda em prol a entidade, so que para isso preciso montar um projeto, para conseguir parceiros, será que tem como mandar algum modelo de projeto ou me ajudar de alguma forma?

    desde ja agradeço a atençao

    att

    juliana

  107. CLODOALDO PEREIRA disse:

    Boa noite,gostaria de saber passo a passo como começar uma associação esportiva e social,principalmente onde devo ir e qual o custo médio de todo o processo.
    Se puder me ajudar agradeço desde já a colaboração.
    OBRIGADO!!!!!!!!!!!!

    CLODOALDO

  108. Pr. Cleomisson disse:

    Olá gostaria de uma ajuda como faço um projeto para que eu possa apresentar para as pessoas interressadas em me ajudar a montar um albergue para pessoas que sai dos hospitais. tenho a disposição a parte fisica.

  109. CLODOALDO PEREIRA disse:

    olá,sou policial militar e gostaria de saber se posso fazer parte da diretoria de uma associação.
    obrigado!!!!

    R: Você pode fazer parte da diretoria, desde que não receba nenhum honorário por isso.

  110. MARTA disse:

    Boa tarde!
    Sou estudante de Serviço Social na UNOPAR Vrtual é gostaria muito de montar uma cooperativa de artesanato, aqui na minha cidade, a cidade tem cerca de 14.000 habitantes, é uma cidade de latifundiarios e a população é muito carente na aréa de trabalho ocupacional remunerado,pois possui somente um empresa que revesa os habitantes em seu quadro de funcionários, ás leis aqui no que se refere a Ministerio do trabalho não existe, enfim existem varias pessoas desempregads esperando um oortunidade para melhorar sua vida financeira, e quero unir o util ao agradavel com este meu ideal social, contribuir montando esta cooperativa e gostaria que me desce as coordenadas ,se possivel, agradeço desde já e aguardo uma resposta.

    R: Você leu o texto “Como montar uma ONG”? Lá tem algumas informações que poderão te ajudar.
    Além disso, cooperativa tem lei específica e está disponível na Internet.

    • MARTA MALFERTHEINER disse:

      Agradeço pela resposta, já li sim..é optei em montar um associação de artesão, tens alguma contribuição para me dar??? adoraria ler sua opinião, um grande abraço.

  111. jose disse:

    oi meu none è jose luis trabalho como voluntàrio em uma escolinha de futsal gostaria de saber como faço um progeto para obter verba para manter a escolinha?abraço

    R: Você leu o texto “Como montar um projeto social” disponível no blog? Acho que poderá ajudar.

  112. FABIOLA PRADO disse:

    Oi meu nome é Fabiola eu sou professora de educação física já trabalho com crianças com necessidades especiais e as suas orientações foram de muita ajuda para complementar o meu projeto.Beijos e obrigada.

  113. regina semcovici disse:

    prazer…………………eu sou diretora de escola publica e tenho a alguns anos trabalhado com xadrez nos intervalos…………..gostaria de estender este trabalho a todas escolas publicas e espaços publicos em geral………….me ajude a planejar um esquema de captação de recursos para implantar este trabalho……………..obrigada

    R: Lendo o texto “Como montar um projeto social” e os textos da categoria “Captação de Recursos” do meu blog, acredito que terá as informações que deseja.

  114. cristiane disse:

    Boa noite

    Sempre me preocupei e tive desejo de fazer algo voltado para o bem social, no momento estou abrindo uma Empresa e vejo nisso uma oportunidade e de idealizar meu sonho, montei um projeto voltado para dificuldades que passei e é comum no cidadão como ex recolocação no mercado de trabalho, é claro que existe mil idéias e o governo ja faz isso, mas na minha Cidada (Itapecerica) temos varios problemas por ser intermunicipal, quero trazer isso para o Bairro, um nucleo para atender aquelas pessoas que por varios motivo estão fora do mercado, dando a eles novas oportunidade de aprender uma nova profissão e dali prover seu sustento, trabalhar na auto-estima, essa que fica abalada devido a problemas da vida,notei que as pessoas por falta de opção e desespero se jogão, em bebidas, drogas, etc outras viram marreteiros não pelo da função,mas pela dificuldade que enfrentam com a prefeitura enfim, nisso tambem esta englobado palestras, e porque disso, vejo pessoas sem o menor preparo em entrevistas de emprego, postura, preparar um curriculo, tecnologia, muitas coisas que podem ser ascrecentada na sua vida porem não tem oportunidade, para manutenção quero gerar receitas através da reciclagem, me auxilie como colocar isso no papel, fazendo um projeto para ser enviado a Prefeitura,

    R: Antes de enviar o projeto para a prefeitura da sua cidade, você precisa decidir se será uma empresa ou uma associação sem fins lucrativos. Fechar convênio com a prefeitura através de uma empresa pode ser mais difícil.

  115. Celso Ferraz disse:

    ola sou da cidade de Sertãozinho/SP,que é uma cidade de porte médio, mas que conta com um número muito grande de veículos pelo seo tamanho, só motos esta chegando a casa de 20 mil e o número de acedentes consequentemente é muito grande. por isso estamos fundando a G.E.R.A.V.A.M, Grupo de Apoio as Vítimas de Acidentes de Motos Bicicletas e Similares de Sertãozinho, com objetivo de desenvolver camapanhas preventivas e educativas, bem como dar assistencia jurídica social e psicológica as vítimas e seus familiares, gostaria de saber como captar recursos para o pntapé inicial. exmplo: sede, telefone, computador, e profissionais para a assistencia.
    Celso Ferraz

    R: Geralmente, são raros os casos de recursos disponibilizados para infra-estrutura de uma ONG. Você pode conseguir mediante doações físicas. Por exemplo, ir até empresas, auto-escolas, DETRAN local, oficinas, estabelecimentos ligados aos motociclistas e seus veículos para conseguir doações de móveis e computadores usados. Os profissionais, inicialmente, poderá conseguir de forma voluntária. Depois, desenvolve-se um projeto e apresenta a potenciais parceiros.

  116. Janice Maria da Conceição disse:

    Olá! Sou professora e ensino nas turmas do PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos), tenho alunos com uma faixa etária de 15 a 35 anos. Alguns estão concluíndo a 7ª/8ª serie, mas os mesmos dizem que não tem perspectiva nenhuma em relação a encontrar um emprego depois que concluirem o ensino médio.Daí pensei em fundar uma ong, com o objetivo de buscar parcerias para que possamos trazer cursos profissionalizantes para estes alunos, pois quando eles concluem não tem como fazer um curso, devido as condições financeiras, já que também moramos em um pequeno município do interior da Bahia. Gostaria de obter informações se é possível fundar uma ong com esse objetivo e outras informações que vocês acharem necessárias.

    R: É possível montar uma ONG com esse objetivo sim. Para isso, você precisará de outras pessoas com o mesmo objetivo. No blog, há um texto explicando como montar uma ONG. Poderá ajudar.

  117. Celso disse:

    Olá, primeiramente parabenizo o blog e o excelente trabalho disponibilizado. Parabéns!

    Gostaria de saber se é possível registra e resguardar os devidos direitos autorais de um planejamento estratégico ou um projeto ambinetal e qual seria o procedimento?

    Grato!

    R: Os direitos autorais de um documento só podem ser resguardados por pessoa física, caso ela tenha feito o documento de forma idenpendente. Caso a pessoa seja funcionária da organização ou tenha sido contratada com a finalidade de desenvolver o documento, os direitos autorais são da organização contratante.

  118. daianny teles disse:

    olá pessaol,
    Estou montando um ong de educaão ambiental no reconcavo bahiano e li varios texto por aqui fiquei com medo de meu projeto não sair do papel. Pelas experiencias de vocês as percarias e recursos na area de educação ambiental são muitas ou encontrarei dificuldades, visto que a comunidade que quero ajudar é muito carente.Até mesmo verba para a fundação saira do meu bolso
    Mas, vou em frente….

  119. Pessoal se alguem puder me ajudar ,gostaria de imprimir moeda social no Japao.
    preciso que ajudem a divulgar a ideia e que tambem informem sobre isto a outros vejam>
    moeda solidaria,moeda social,redesolidaria,veja banco palmas,
    ja que os governos imprimim dinheiro sem lastro algun,
    pelo menos queremos imprimir e lastrear na moeda local.

  120. gean do vale disse:

    ola sou educador social e professor de capoeira estou com um projeto pronto chamado fora das drogas dentro da roda, que você acha da razão social? é um projeto que incluir aulas de capoeira e palestras anti drogas .

    R: O nome do seu projeto é muito bom. O objetivo do projeto já está descrito no título. Parabéns.

  121. SAUDAÇÕES CORDIAIS
    1.GOSTARIA DE SER INFORMADO QUAIS AS EXIGENCIAIS LEGAIS, MODO DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIZAÇÃO DA RECEITA DESPEZA, LIMITES DE GASTOS, ASPECTOS DO VOLUNTARIADO E O PREÇO PARA LEGALIZAR UMA ONG OSCIP DESTINADA A AMPARAR JOVENS CARENTES ENSINANDO MUSICA E ARTE, O QUE FAZER PARA RECEBER SUBVENÇÃO DOS GOVERNOS MUNICIPAL ESTADUAL E FEDERAL, E O PREÇO MENSAL PARA DAR ASSISTENCIA A OSCIP.?
    AGRADEÇO REMESSA DAS INFORMAÇÕES PRELIMINARTES.
    GERSON SERRANO FILHO
    TEL 021 95222247

    R: Algumas das informações solicitadas você poderá encontrar na Cartilha 01 – Como montar uma ONG.
    Para as outras informações sobre gestão e voluntariado, a Cartilha 02 – Desenvolvimento Institucional ajudará bastante.
    A cartilha 01 é gratuita e a Cartilha 02 pode ser adquirida pelo valor de R$ 39,00. Caso tenha interesse, me comunique para enviar dados para depósito.
    Envio a cartilha 01 por e-mail.

  122. adriana disse:

    olá tenho 2 projetos ‘creche/pré escola’ e ‘trabalho com crianças e adolescentes’ ambos em minha igreja, gostaria de montar uma associações p/ poder me increver pela prefeitura de SÃO PAULO, tenho os nomes de todos ou seja a demanda, vou abrir o CNPJ agora, minha dúvida é: abro como pessoa física ou jurídica? uma vez que sou resonsável por todos os projetos e pela sua divulgação e pelos trabalhos voluntarios dentro de minha igreja, preciso pegar uma carta de minha denominação p/ abrir essa associação??

  123. Helio disse:

    Ola sou Presidente de uma assoçiação de bairro muito carente em cacoal-ro,e gostaria de estar montando um projeto de confecçoes de artesanatos e outros para jovens e adolecentes e mães para angarias rendas para suas respctivas familias. o que devo fazer pra iniciar!!

  124. Fabio Ribeiro disse:

    como faço para adquirir as apostilas…tem alguma conta ou mesmo por cartáo e os valores….gostaria de mais informaçoes…agradeço

    caic10@hotmail.com

  125. Cicero Leandro Costa disse:

    Caro Helio

    Primeira parabenizo-lhe, por esta excelente iniciativa.

    Sugiro que voce procure a Agencia do Sebrae.

  126. Alessandra disse:

    Boa tarde!!
    Organizei minha primeira feira de artesanato no natal passado e foi muito legal!! Agora, gostaria de começar a fazer grêmio recreativo em empresas, mas ainda estou me sentindo perdida, sem saber por onde começar, se alguém puder me ajudar, agradeço!!!

  127. Pedro Alexandre disse:

    Olá pessoal! eu tenho um trabalho voluntário na minha cidade (Cristal-RS) sou locutor da rádio comunitária da cidade tenho visto de perto o sofrimento das pessoas famílias com 5 filho vivendo apenas com o “bolsa família” procurando trabalho mas não existe pois não há nem uma política de atração de empresas ou geração de empregos.
    tenho lutado por algo melhor pra esta gente filho de Deus, filhos de mãos sozinhas, que vivem a mendigando pequenos trabalhos insignificantes, pois não garantem nem seus próprios sustentos, que dirá dos seus filhos.
    por esta realidade a prostituição é algo recente e preocupante pela localização de fácil acesso. estamos situado as margens da BR 116 centro sul do RS.
    Se alguém tiver uma idéia de luz me ajude preciso fazer algo por menos que seja mas o importante é fazer algo para melhorar a vida desta gente.

  128. Pedro Alexandre disse:

    Olá pessoal! eu tenho um trabalho voluntário na minha cidade (Cristal-RS) sou locutor da rádio comunitária da cidade tenho visto de perto o sofrimento das pessoas famílias com 5 filhos vivendo apenas com o “bolsa família” procurando trabalho mas não existe, pois não há nem uma política de atração de empresas ou geração de empregos.
    Tenho lutado por algo melhor pra esta gente filho de Deus, filhos de mães sozinhas, que vivem a mendigando pequenos trabalhos insignificantes, pois não garantem seus próprios sustentos, que dirá dos seus filhos.
    Por esta realidade a prostituição é algo crescente e preocupante pela localização de fácil acesso. Estamos situado as margens da BR 116 centro sul do RS.
    Se alguém tiver uma idéia de luz me ajude preciso fazer algo por menos que seja mas o importante é fazer algo para melhorar a vida desta gente.

    (desculpem pelos erros do primeiro texto)

  129. Marlene J. dos Santos disse:

    Eu e minha irmã somos formadas em Letras, além da Língua Portuguesa, temos a Língua Inglesa e Espanhola, gostariamos de abrir uma ONG para ensinar pessoas carentes. Como fazer? Poderia na mesma ONG acrescentar a Psicopedagogia? Que trata de pessoas com dificuldades de aprendizagem.

    Obrigada.
    Marlene.

  130. Raquel disse:

    Ola,fui convidada a entregar a equipe de uma ong aqui em Floripa. Sou enfermeira, especilaista em saude publica, gostariam que eu eleborasse um projeto voltado a distribuição de medicamentos, bem como enacaminhamentos de exames e consultas ou publico atentido pela organização. Gostaria de uma dica: como iniciar um projeto assim?
    Obrigado
    Rauel

  131. Drica Mattos disse:

    Olá, faço parte de uma associação de crianças carentes e gostaria de desenvolver um projeto na área de sustentabilidade, voltado para a conscientização e educação dessas crianças. Mas nao sei por onde começar, poderia me ajudar com algum tipo de material ou cartilha?
    obg!
    =D

  132. Eurídice disse:

    Bom dia, Evelyn e Leandro!
    Agradecemos por nos enviar a cartilha 01 pois a mesma está nos esclarecendo todas as dúvidas…
    Se não estivermos abusando, gostaríamos de receber também a cartilha:
    “Elaboração de Projetos”
    Parabéns por este trabalho solidário e abençoado.

    Eurídice
    Vivah Feliz
    Grupo Itinerante

  133. Josenita Alcantara disse:

    Olá,

    A quem interessar possa, o Banco do Nordeste possui desde 2005 o Programa BNB de cultura, em parceria com o BNDES, que tem o objetivo de democratizar o acesso aos recursos disponíveis para financiamento de ações
    culturais, desenvolvidas em benefício da Região Nordeste, norte de Minas Gerais e norte do
    Espírito Santo, sua área de atuação.Já foram patrocinados 1.131 projetos. Todos os anos um edital é lançado, as inscrições deste ano ocorreram entre julho e agosto, tendo como valor disponível 6 milhões de reais.As linhas de atuação do programção são voltadas para projetos inscritos nas áreas de MÚSICA, LITERATURA, ARTES CÊNICAS,
    ARTES VISUAIS, AUDIOVISUAL e ÁREA DE ARTES INTEGRADAS OU NÃO ESPECÍFICAS.
    Qualquer interesse em patrocínio relacionado a essas áreas é só entrar no site:www.bnb.gov.br ou mesmo procurar uma de suas agências, que também pode patrocinar eventos relacionados ao desenvolvimento da região de forma independente deste programa.
    Espero que consigam, sou testemunha de que muitos já conseguiram.
    Sds.
    Josenita

  134. Daniel Vinagre disse:

    tenho um projeto social com crianças de periferia, chamado nova semente e stou tentando legalizar, porém como faço parte d uma igreja Cristã, e esta igreja tambm possui um projeto social chamado ação nordeste, ond muitas familias são ajudadas, mas eu queria saber se é possivel usar o mesmo cnpj para dois projetos sociais.

    • Josenita Alcantara disse:

      Daniel,

      Acredito que você possa utilizar o mesmo CNPJ desde que a igreja permita. Passei por uma experiência como essa, a Igreja permitiu que a utilizássemos como referência para a captação de recursos junto a prefeituras, empresas e instituições até internacionais. Facilita muito devido a credibilidade que a igreja já possui, mas você deve observar o estatuto que rege, se há algum impendimento ou exigências.

      Josenita.

  135. inaldo medeiros disse:

    GOSTARIA DE ADQUIRIR AS CARTILHAS, PEÇO ENCARECIDAMENTE ORIENTAÇÃO ONDE POSSO ENCONTRÁ-LAS E A FORMA PARA ADQUIRÍ-LAS. OBRIGADO, AGUARDO RESPOSTA.

  136. inaldo medeiros disse:

    GOSTARIA DE SABER SE POSSO ADQUIRIR AS CARTILHAS VIA CORREIOS. INALDO MEDEIROS

%d blogueiros gostam disto: