Um exemplo de Responsabilidade Social Individual

A responsabilidade social é o compromisso que se tem em agir com ética e transparência, respeitando os atores sociais e assumindo um compromisso com o desenvolvimento sustentável.

A responsabilidade social, porém, não é um ato que deve ser exigido apenas a empresas, governos e entidades do terceiro setor. Apesar de esses atores sociais terem uma grande participação no que acontece no mundo atualmente, são as pessoas que definem o rumo que as ações tomam no dia a dia.

Quando você decide não consumir mais sacolas plásticas, deixar o carro na garagem dois dias na semana, pesquisar melhor os candidatos das próximas eleições ou doar um pouco do seu tempo para atividades voluntárias, tanto você está exercendo a sua cidadania, como atuando de forma socialmente responsável. É a sua responsabilidade social individual, a que define quem você é e o mundo que você quer ter para si e para os outros.

Um bom exemplo de responsabilidade social que apresento hoje é o projeto realizado por Sandra Santos, dona do blog Mineirinha n’Alemanha. Lá ela escreve sobre a sua vida no país que escolheu como segunda morada, vivendo na Alemanha há mais de 15 anos.

Sem julgamentos e preconceitos, ela mostra como a vida em outro país funciona, dá dicas importantes para todos que desejam conhecer um pouco mais sobre política, economia, sociedade e cultura alemã, ajuda pessoas que desejam se tornar expatriados, e, acima de tudo, atua de forma a integrar Brasil e Alemanha promovendo encontros entre esses dois países, sendo na realização de um show de um cantor brasileiro em uma cidade na Alemanha, ou a divulgação de um evento alemão no Brasil.

Dando asas a esse trabalho de integração de estrangeiros e expatriados, a Mineirinha Sandra decidiu transformar o seu blog em livro, para fazer chegar a mais mãos a informação que ela disponibilizou em mais de seis anos na Internet. Mais informações sobre o livro aqui.

Conheci a Mineirinha pesquisando por pessoas que morassem na Alemanha, simpatizei-me com a sua forma de se expressar e hoje somos “correspondentes”. Fui leitora de seu livro e sou leitora de seu blog. Posso dizer que há muito conhecimento e informação para serem absorvidos.  Ela começou a sua responsabilidade social individual atingindo milhares de brasileiros que vivem ou viverão essa experiência de morar em outro país, apoiando o seu processo de adaptação e integração.

E você, qual a sua responsabilidade social?

3 Responses to Um exemplo de Responsabilidade Social Individual

  1. Keise Salgado Sampaio disse:

    Olá, preciso de tua ajuda!!!
    Estou querendo desenvolver um projeto social aqui na minha comunidade, cidade Manaus. Um projeto que oferecerá às crianças (Ensino fundamental) aulas de reforço, Educação ambiental, Educação Física e Ensino Bíblico. Para tanto estou querendo usar o cnpj da nossa igreja para abrir uma ong. Mas tipo, ñ sei por onde começar. Tenho idéia de objetivos, meta, local, equipe e tudo, mas nessa parte inicial, de documentação, ñ sei nada. Me ajude por favor! O trabalho social será em nome da igreja, isso pode ser feito ou tenho q abrir uma empresa mesmo?

  2. adriana disse:

    Olá Keise!!!!
    tenho as mesmas duvidas que vc,podemos trocar informações para por em prática esse grande projeto que tem partido do coração de Deus.Estou no Rio de Janeiro na cidade de Duque de Caxias.
    Nosso orkut:Viva.maisfeliz@hotmail.com
    Eatarei orando para que os caminhos se direcione a perfeita vontade de Deus.
    Deus abençôe!!!!
    Graça e Paz!!!
    Pra. Adriana

  3. Teresa disse:

    Keise e Adriana, acho que posso ajudá-las, vocês podem me escrever?
    Meu e-mail é teresa.stefani@adarasolucoessociais.com.br
    Abraços
    Teresa

