Resultado da Enquete “Quais dificuldades as ONGs menores enfrentam?”

Após duas semanas de votação, a enquete “Quais dificuldades as ONGs menores enfrentam?” chegou ao seguinte resultado a partir de 126 votos:

Dificuldade Votos %
Em captar recursos 45 36%
Na gestão 24 19%
Em conseguir parcerias 21 17%
Na hora de elaborar projetos 21 17%
Em conseguir voluntários 10 8%
Em realizar eventos 5 4%

O que é interessante perceber é que a dificuldade em captar recursos esteja à frente de dificuldades na gestão da ONG. Pois, se há problemas na captação de recursos, isso também é um fator ligado à gestão, assim como conseguir parcerias e elaborar projetos.

Está tudo interligado. Afinal, quem não sabe o que quer ou aonde deseja chegar, não conseguirá definir como e o que captar. A realização de eventos também é uma forma de conseguir recursos e parceiros…

Um plano de captação, por exemplo, começa na definição da missão e objetivos da ONG. Os projetos elaborados para pleitear os recursos também. Será que, após essa constatação, ainda assim as ONGs menores continuam achando que o problema está na captação de recursos?

Sem querer questionar o resultado legítimo da enquete, é preciso pensar de forma sistêmica, em como a interdependência de funções e setores influencia nos resultados.

Captar recursos é a maior dificuldade por quê?

Posso arriscar algumas respostas:

  • Não há um planejamento prévio sobre as necessidades de recursos e os captados são sempre insuficientes;
  • Os projetos elaborados não atendem as exigências dos financiadores;
  • As ONGs não sabem onde encontrar os financiadores;
  • As exigências feitas pelos financiadores ultrapassam a capacidade de atendimento da ONG;
  • Faltam profissionais capacitados para a realização deste trabalho;
  • Não conhecem as ferramentas que auxiliam a Captação de Recursos, como o Planejamento Estratégico e o Plano de Captação;
  • A rede de relacionamentos da ONG é restrita;
  • Entre outros.

De forma geral, não está tudo também relacionado à gestão da ONG?

Agora, convido os leitores a refletirem sobre esses pontos, concordarem ou discordarem, e, se possível, adicionar outras informações relevantes nos comentários deste texto.

Vamos ampliar essa discussão?

Anúncios

5 Responses to Resultado da Enquete “Quais dificuldades as ONGs menores enfrentam?”

  1. Giuliana - Projeto Bola de Gude disse:

    Está certissima, o planejamento é algo de extrema importancia, quem realiza trabalhos em ONGs estão disposto a dar o melhor, mais entra a burocracia e tambem o planejamento para que o projeto tenha um fundamento e verba o suficiente para chegar ao objetivo.Esse site foi importante para o nosso projeto, explicou passo a passo quais as bases que temos que seguir para montar um projeto e bases que temos que trabalhar para que não de nada de errado. Parabens pessoal.

  2. CLEMILDALOURA disse:

    amei conhecer vcs aprendo demais

  3. maise souza ferreira disse:

    MARAVILHOSO!!ESSE BLOG!
    SOU BAHIANA,TENHO UMA INSTITUIÇÃO CHAMADA MISSÃO VISÃO MUNDIAL,NO BAIRRO DE PITUAÇU EM SALVADOR,EM BREVE MANTEREI CONTATO,POIS NO MOMENTO MORO EM SAO PAULO E VOU MONTAR AQUI UMA ONG,EXTENÇÃO DESSE TRABALHO E VOU PRECISAR DE UM ORÇAMENTO DE VCS PARA ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL PARA MONTAR UM ESTUDIO ,SALA ACUSTICA,CURSOS LIGADOS A MUSICA.
    MUITO OBRIGADA.
    MAISE.

  4. Maria Lucia disse:

    Excelente, pessoal vou entrar muito neste site, e vou precisar de muitas orientações.

  5. eduardo gomes disse:

    Olá bom como esses problemas ja existem e foi detectado vamos pois encotrar um a solução para que cada ong não sinta essa onda de desanimo,e que possa avançar.
    Estamos tentando exportar nossos produtos lençois de cama casal ou solteiro e kit de conzinha fabricado pela comunidade da ong JUNTA SALVADOR PERNAMBUES EM AÇÃO, mas a burocracia e muito grande vcs pode nos dar um ideia como avançar e sua consultoria para captar recursos nesse sentido geração de renda confecção de lencois percal 300 fois e kit conzinha um trabalho lindo e de qualidade.
    deste ja agradeço vcs fazem um trabaljo lindo onde um repassa pro outro e tds nos vamos avançar e conquistar.
    atenciosamente
    eduardo gomes
    presidente
    ongjspa

%d blogueiros gostam disto: