Água virtual

Aproveitando que dia 22 de março foi o dia escolhido anualmente para a discussão de temas sobre a água, pergunto a vocês: sabem quanto de água consumimos diariamente? Não estou falando da água usada para matar a sede, tomar banho, lavar roupas ou cozinhar, porém, da água que consumimos a partir de outros produtos: a água virtual.

Água virtual é a quantidade de água consumida para se produzir um bem ou serviço. É a água que você não vê, é aquela que foi gasta durante os processos da cadeia produtiva, da produção de matéria-prima até o consumo final.

No portal on line da revista alemã Focus (www.focus.de) foi divulgado um estudo realizado pelo holandês Arjen Hoekstra, disponibilizado no site “Water Footprint Network”, da Universidade de Twente. Esse estudo é uma representação de quantos litros de água são necessários para produzir bens, que, no caso desta reportagem, são alimentos.

Adiante, alguns dados sobre a utilização da água em alimentos que costumamos consumir diariamente. Lembrando que são considerados os gastos tanto com água na irrigação de pastos para a produção de alimentos para os animais que darão origem à carne e couro, quanto a quantidade de água gasta na irrigação na plantação de maçã, café, uva etc.

Alguns dos exemplos apresentados na reportagem:

  • Para cada quilo de queijo que se consome no café da manhã e lanches, são gastos 5.000 litros de água virtual. Pois, para cada quilo de queijo são necessários 10 litros de leite. Para a produção desse leite são consumidos 100.000 litros de água. A água é um dos alimentos das vacas leiteiras.
  • Uma maçã consome 70 litros de água virtual.
  • Um quilo de coco consome 2.500 litros.
  • A carne bovina consome 15.500 litros por quilo. Esse número é alto porque a quantidade de alimento (capim e/ou ração) que um rebanho consome não é proporcional ao seu ganho de peso. É sempre maior.
  • Para fabricar uma camisa de algodão são consumidos 2.700 litros de água.
  • O couro bovino precisa de 16.600 litros de água por quilo produzido. O volume pode ser maior ou menor, depende de qual animal o couro é extraído.
  • São utilizados, numa xícara de café, 140 litros de água. São necessários 21.000 litros para um quilo de café torrado. O chá é mais econômico, sendo necessário apenas 30 litros de água.
  • A cevada, grão utilizado na fabricação de cerveja e alguns remédios, consome 1.300 litros de água por quilo produzido. A produção mundial de cevada consome 190 bilhões de metros cúbicos de água por ano.
  • A produção de milho consome 900 litros por quilo. Países que importam milho também estão importando a água virtual.

Fez as contas? Agora vamos tentar imaginar como é possível reduzir o consumo de água nesses processos. Não possuímos todas as respostas, mas podemos evitar, por exemplo, o desperdício, reutilizar produtos, evitar outros e assim por diante.

Anúncios

6 Responses to Água virtual

  1. Olá Evelyne,

    Trabalho no terceiro setor, mas cuido da área de comunicação. Sou apaixonada por tudo o que diz respeito a novas tecnologias, e em uma busca encontrei seu post.
    Fiquei intrigada com o termo “água virtual”. Nunca tinha ouvido falar nisso! Que coisa…!
    Nas minhas “divagações” já tinha me perguntado o quanto era gasto de água e energia para gerar um produto ou serviço, mas nunca tinha pesquisado nada!
    Obrigada pelo conhecimento compartilhado!
    Um forte abraço

  2. sabrina dos santos disse:

    Gostaria de saber o significado de “agua virtual”pois preciso para trabalho de escolha.

    obrigado pela atenção!!!

  3. Jade Jones disse:

    Eu achava que água virtual, era água de orkut, fake. Sacs !? ¬’ MUIIITO LEGAL DUDE. ekek

  4. Raquel disse:

    Olá, estou começando a fazer minha monografia e gostaria de saber se há alguma bibliografia a respeito deste assunto “Agua Virtual”? Ou artigos e links bons que conheça! Se puder me encaminhar agradeço.
    Att, Raquel.

    R: Uma rápida pesquisa na Internet sobre Água Virtual te dará várias referências como retorno. Mas, bibliografia brasileira específica não tenho conhecimento.

    • Cristian disse:

      Pesquisa sobre Water footprint (pegada da agua) que vc vai encontrar mt coisa. Tem um pesquisador holandês chamado A. Y. Hoekstra que tem varios artigos que envolvem a Agua virtual, mas est em Ingles e Holandes.

  5. lucas disse:

    Água Virtual é um Ambiente Virtual para o estudo da Física e da Química, que abrange conceitos sobre fases, transições de fase, orbitais atómicas do hidrogénio e orbitais moleculares, reunidos a propósito da água.

    Este Ambiente Virtual pode ser visualizado num ecrã de computador, podendo ou não existir estereoscopia. Neste último caso, recorre-se à utilização de dispositivos de visualização especiais (por exemplo, óculos para visualização estereoscópica – Head Mounted Displays) que permitem dar o efeito de relevo, isto é, a sensação de que os objectos do cenário virtual ficam a pairar à frente do utilizador, no espaço.

%d blogueiros gostam disto: