Marketing, que bicho é esse?

Que o Terceiro Setor está crescendo isso não é mais novidade. Que as ONGs estão começando a se profissionalizar, isso também não é mais novidade. Já escrevi sobre isso. Novidade é a adoção do marketing na gestão dessas organizações. Por que novidade? Porque o mito acaba.

Uma vez ouvi de um gestor de ONG, numa proposta de um estudo de marketing para a instituição, que marketing é coisa de capitalista. Ok. Pode até ser. Mas…

Quantas ferramentas de Marketing uma ONG usa sem mesmo saber que é Marketing? Vamos à lista:

– Planejamento Estratégico;

– Telemarketing;

– Comunicação: boletins, sites, panfletos, mala-direta etc;

– Propaganda: através dos projetos de patrocínio e outros;

– Pesquisas: de mercado, de satisfação, de qualidade etc;

– Redes: puro marketing de relacionamento;

– Eventos: divulgação através da publicidade e propaganda;

– Comercialização de produtos: usando composto de marketing (4P’s – praça, preço, produto e promoção).

Se eu quiser, a lista não pára.

Observo o número de cursos sobre Marketing oferecidos no e ao Terceiro Setor. A bola da vez é o Marketing Social. O que é o Marketing Social senão a utilização de todas essas ferramentas e metodologias acima citadas voltadas para objetivos sociais? Além, é claro, de desenvolver ações sustentáveis e socialmente responsáveis através da oferta de produtos e serviços ao mercado para fortalecimento da imagem institucional. Sim, escrevi mercado.

Se a ONG tem um público-alvo (crianças, negros, mulheres, deficientes físicos, idosos, empresas, governo etc), ela tem um mercado a atingir. Para atingir esse mercado, faz uso de estratégias mercadológicas específicas. Então, por favor, assuma que aquela ação de comunicação que você faz na sua organização para a fidelização de doadores é uma ação de Marketing.

O Marketing também não deve ser encarado como um departamento à parte. O Marketing é uma forma de gestão, assim como a Responsabilidade Social não é um projeto isolado. Falou em estratégia, pensou em Marketing.

Alinhar os objetivos da ONG em torno dessa visão, facilitará aos gestores a tomada de decisões e a condução eficaz dos seus planejamentos.

Anúncios

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: