Indicadores de Desempenho

Os indicadores são itens essenciais para qualquer projeto social, pois é com eles que se avalia o desempenho das atividades propostas no projeto. Indicadores podem ser índices, métricas, pesquisas qualitativas e quantitativas que sejam capazes de indicar os resultados obtidos através do desenvolvimento das ações e alcance das metas e objetivos estabelecidos. Ou seja, apresentam-se como uma variável capaz de expressar algo que interessa ao projeto.

Por exemplo:

Num projeto de educação infantil, um indicador possível de ser utilizado é o nível de aproveitamento das aulas.

A partir de que dados se que consegue essa informação?

  • Número de faltas;
  • Desempenho (notas) nos trabalhos escolares;
  • Feedback da turma.

Dentre os dados oferecidos, há dois tipos: um quantitativo e outro qualitativo. Os indicadores quantitativos (número de faltas e notas escolares) são aqueles obtidos através de números e dados exatos que são conseguidos através de mensuração, tabulação de relatórios e outras ferramentas. Como exemplo da lista de presença da turma, em que serão tabulados os números de faltas de cada aluno no final de um período.

Os indicadores qualitativos são aqueles mais subjetivos, que partem da observação do avaliador ou coordenador do projeto e não existem métricas exatas para medi-los, mas há metodologias. Para a aplicação de métodos qualitativos num projeto social podem ser utilizadas pesquisas (de satisfação, de qualidade, de mercado), entrevistas estruturas ou não estruturadas (com ou sem questionário) e observação direta, além de muitas outras metodologias.

Dessa forma, o coordenador do projeto obtém informações que serão utilizadas na composição dos indicadores. Como no exemplo dado, esse feedback pode ser obtido através de uma simples entrevista não estruturada, onde será perguntado aos alunos o que achou das aulas e dos conteúdos apresentados.

Essas informações servirão, então, para compor os indicadores de um projeto, que serão apresentados à equipe, parceiros e financiadores em forma de relatórios.

Os indicadores, porém, não servem apenas para serem apresentados para os envolvidos, mas também para analisar determinada situação, identificar problemas, ser fator de avaliação e monitoramento do projeto, além de auxiliar na tomada de decisões. Se a turma não aproveitou as aulas, deve-se procurar identificar as falhas no processo, para que os indicadores fiquem positivos e o projeto alcance o sucesso desejado.

Anúncios

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: