Plano de Captação

Assim como o Planejamento Estratégico ajuda uma organização a entender sua missão, estabelecer objetivos e auxiliar com que suas metas sejam atingidas, o mesmo faz o Plano de Captação.

Como escrevi no texto “O processo de Captação de Recursos”, o Plano de Captação guia a organização na execução de suas atividades. Pois determina que caminho o captador deve seguir. Sem ele, há ainda mais entraves para a captação de recursos.

Mas, o que é, afinal, o Plano de Captação? Basicamente, é o planejamento estratégico da captação. Por isso mesmo, deve ser norteado pela missão e pelos objetivos estratégicos da organização. É nele que são definidos, por exemplo:

  • Os objetivos e metas da captação,
  • Identificação e mapeamento dos potenciais doadores,
  • Análise dos pontos fortes e fracos,
  • Definição do público-alvo e das estratégias utilizadas para alcançar cada público,
  • Desenvolvimento do plano de ação e orçamento, entre outras coisas.

O Plano de Captação pode ser montado para projetos específicos ou para um conjunto de projetos, desde que dentro dos objetivos estabelecidos. Para cada Plano de Captação desenvolvido haverá um Plano de Ação que servirá para estabelecer prazos, responsáveis e recursos para a realização das ações de cada objetivo.

Com o Plano de Captação em mãos, a organização sabe o que, aonde e de que maneira mobilizar recursos. E, principalmente, sabe quem são os potenciais doadores e como fazer para tornar essa doação de pontual para permanente, utilizando ações de marketing e suas ferramentas para estabelecer vias de contato com empresas e sociedade.

Marketing? É. Marketing.

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