Captação de Recursos em Empresas Privadas

No texto “Como montar um Projeto Social”, eu descrevo a estrutura básica para o desenvolvimento de um projeto social, adotada pela maioria dos financiadores privados e públicos.

Contudo, muitas ONG’s ainda têm dificuldades em conseguir apoio para os seus projetos, ou mesmo, para a manutenção da sua estrutura. Nesse caso, há alguns pontos a considerar além da confecção dos projetos.

Até o momento, os projetos não passam de documentos para os financiadores. Documentos que são enviados, algumas vezes, por correio mediante chamada em edital, onde a ONG aguarda para saber se seu projeto foi contemplado ou não. Quando não são entregues por esse caminho, devem ser apresentados diretamente a entidade financiadora.

Nesse caso, então, o que fazer? Como convencer e conquistar o financiador? Não estranhe o fato de eu citar regras de negociação. Pode parecer comércio, e é! A ONG tem um produto: seu projeto. O financiador tem o que dar em troca: os recursos solicitados. Se há uma relação de troca, há comércio. Se alguém tenta convencer o financiador de que vale a pena investir em determinado projeto, isso é negociação. Regras mercadológicas que devem ser encaradas sem a bandagem do preconceito. É esse método que vai diferenciar uma organização da outra. Cada vez mais, as ONG’s adotam metodologias utilizadas no mercado privado. E, justamente essas, estão obtendo sucesso.

O que irá convencer um financiador a apoiar o projeto da ONG é um conjunto de fatores que determinará a possibilidade de sucesso e sustentabilidade da ação, quais sejam:

  • O objetivo do projeto de acordo com os objetivos sociais da instituição financiadora;
  • Público-alvo bem definido e caracterizado;
  • Equipe executora comprovadamente competente;
  • A eficiência da metodologia adotada (a sua replicação);
  • A fácil execução do projeto;
  • Metas e resultados factíveis;
  • Método de controle e avaliação do projeto e equipe;
  • Indicadores quantitativos e qualitativos claros e;
  • Cronograma e orçamento bem dimensionados.

Porém, ainda faltam algumas questões cruciais: o que a instituição “ganhará” em troca? Que tipo de benefícios ela receberá? Ou seja, como será estabelecida a relação de parceria? Muitas vezes, o que financiadores desejam é a gestão transparente e correta dos recursos com sua devida prestação de contas, cumprimento do cronograma e das metas, comunicação dos avanços do projeto à sociedade, além de divulgação da imagem do financiador nas peças de comunicação adotadas pela ONG. Talvez, o último seja o mais importante.

Se a ONG for capaz de mostrar todos esses pontos para o financiador como vantagens, como ganhos para a entidade, a possibilidade de aprovação é grande.

Anúncios

8 Responses to Captação de Recursos em Empresas Privadas

  1. José Vieira disse:

    Gostei muito de seus comentáriosÀ respeito de como conseguir para ser contemplado um projeto para uma empresa privada, e gostaria de saber se voçê(s)tem como me ajudar a conseguir um computador completo para as atividades rotineira da escola onde trabalho, algum projeeto nesse rumo ou algo desse tipo.Caso possível ficaremos muito agradecidos.

    R: Você pode conseguir esse computador através de doação de uma empresa da sua cidade. Para isso, você deve apresentar ao potencial doador uma carta de patrocínio, onde constará o pedido, a justificativa e o uso que terá esse computador. Algumas empresas podem deduzir essa doação do IR, é só isso para eles na carta e um contador poderá confirmar.

  2. fatima machado disse:

    Estou precisando elaborar um manual de financiadores para oferecer aos empresários do meu Estado (Pará), uma vez que os pequenos e médios, principalmente do interior do Pará desconhecem as fontes de recursos disponíveis para implantação, ampliação e inovação. Através dsse manual pretendo negociar com os mesmos a construção de projetos que venham atender suas necessidades.
    Antecipo meu agradecimento pela atenção
    Fátima Machado

    R: Uma ideia espetacular. Parabéns.
    Sugiro a leitura do texto disponível neste link: http://www.rits.org.br/legislacao_teste/faq/lg_faq_ifiscais.cfm?extrutFAQ=0. E também o texto disponível no meu blog chamado “Como montar um projeto social” poderá te ajudar a montar o manual através da estrutura demonstrada. Um contador também poderá te fornecer informações importantes.

  3. Rachel Silva disse:

    Estou precisando de orientação sobre como conseguir recursos materiais (como mesas, cadeiras, computadores, arquivos e estantes) para compor o setor administrativo de uma instituição pública para qual trabalho. O fornecido está longe de ser o mínimo para as atividades rotineiras. O município é de pequeno porte, contando com empresas moveleiras e de alimentos de médio porte. Há algum modelo formal de carta de pedido de doaçoes ou de recursos? Quais as dicas que você poderia nos repassar?

    R: Vocês podem conseguir essas doações através de outras empresas ou entidades. Já que você afirma ter empresas de móveis na sua cidade, porque não realiza um convênio com eles para que cedam os móveis que precisam e em troca vocês podem oferecer, por exemplo, uma redução de ISS.

  4. socipa disse:

    Conheci seu blog e achei bastante interessantee util.
    Somos uma ong localizada em uma pequena cidade do interior da bahia, registrada formalmente con cnpj etc. gostaria de saber como conseguir das empresas da região ou mesmo das entidades governamentais doação de computadores para aulas de informatica na nossa entidade, em resposta a outro visitante vc fala em “carta de patrocinio” existe algum modelo disponivel, como posso fazer nos auxilie entre em contato va e-mail. grato.

    R: Realmente, uma das soluções é a carta de patrocínio. A estrutura básica dela é simples: uma rápida apresentação sobre quem é a ONG, o objetivo do projeto e as necessidades de recursos (no caso, os computadores). Sendo sempre o mais objetivo possível.

  5. Alessandra disse:

    Estou precisando de contatos de empresas que fazam captação de recursos no Distrito Federal. Pois tenho um projeto aprovado, e preciso de um empresa para buscar patrocinios.

  6. Olá,

    foi ótimo encontrar seu site. De fato, a questão da captação de recursos, para as ONG’s , é o grande calcanhar de Aquiles.
    Alguns “possíveis”apoiadores, querem respostas imediatas para os seus apoios e, pelo menos na minha cidade (onde não existe um parque industrial), os recursos que circulam tb. são de pequeno alcance, dai…
    Vou continuar visitando, lendo e aprendendo.
    Abrigada, abraços,
    Maria Regina Moura

  7. Patrício disse:

    Você sabe me dizer em qual tipo de instituição eu posso ir captar recursos e por quê tem que ser nessa instituição? (para empresa privada)

  8. Laice disse:

    Gostaria de informação sobre como posso iniciar o processo construção para um Alberque para moradores de rua. Quais as primeiras providências a serem tomadas. Tenho uma duvida se primeiro dou inicio pelo estatuto ou se inicio pela construção do Projeto.
    Outra coisa li sua cartilha n°01 sobre “Como Montar uma ONG” gostaria que tirasse uma dúvida. No caso de um Abrigo para moradores de rua, em tipo de ONG encaxa esse Projeto social, Associação ou OSCIP?
    aguardo sua resposta.Obrigada
    Laice.

%d blogueiros gostam disto: