Avaliação e monitoramento de projetos

Muitas ONG’s dedicam-se a investigar e acompanhar o que empresas e governos realizam de positivo e negativo para a sociedade. Elas estão atentas às agressões ao meio ambiente e às minorias, prontas para defendê-los, recuperá-los e, no caso das minorias, fortalecê-las.

Para isso, cobram de governos e empresas um quesito essencial para proporcionar o diálogo e as soluções conjuntas: a transparência. Cada vez mais as instituições-alvo das ONGs estão mais vulneráveis às informações disponibilizadas na sociedade. Essa transparência pode ser sentida nas publicações de relatórios anuais (os conhecidos balanços sociais), nos convênios firmados, nas contas públicas expostas e em tantas outras ocasiões.

Por serem as ONGs grandes vigias da sociedade, elas também se tornam alvo de empresas, governos e comunidade em busca da transparência nos seus projetos e nos recursos utilizados de terceiros. Daí vem a importância em avaliar e monitorar constantemente os seus projetos sociais. Sendo esta a tarefa que a ONG tem em levantar as informações necessárias para divulgar os resultados obtidos.

Há que se monitorar para depois avaliar. O monitoramento consiste, basicamente, em acompanhar o andamento do projeto no dia-a-dia, verificar se o plano de ação está sendo cumprido e se as metas estão sendo alcançadas. O monitoramento possibilita a identificação de problemas e possibilita solução.

A avaliação, por sua vez, destina-se a verificação dos indicadores quantitativos e qualitativos definidos para o projeto em questão, onde são postos à prova os mecanismos de gestão adotados pela entidade. A avaliação permite identificar pontos críticos e proporciona a resolução desses antes que comprometam o resultado final do projeto. Geralmente, também são avaliados as contas e gastos da ONG dentro do orçamento definido.

O monitoramento e a avaliação passam a ser requisitos essenciais para o financiamento de projetos sociais, pois, as empresas querem saber como o seu recurso foi investido e quais os impactos que esse financiamento causou ou causará ao público-alvo.

Consultores e profissionais da área, bem como os gestores de empresas responsáveis pela liberação de recursos afirmam que a avaliação e monitoramento de projetos devem ser feitos por terceiros, para garantir a exatidão dos dados e a integridade das informações, uma vez que, não se identifica ou registra vícios.

A publicação dos resultados dos projetos sociais também proporciona um trabalho positivo de imagem, onde a organização demonstra a seus parceiros que sabem gerir recursos e projetos, trabalhando com confiabilidade e conquistando ainda novos parceiros.

About these ads

Uma resposta para Avaliação e monitoramento de projetos

  1. Marcela disse:

    Bom dia… Trabalho em uma OSCIP e temos como principal foco de trabalho a geração de renda. Atualmente a minha função é monitorar os indicadores pactuados no termo de parceria mas o realizo através de planilhas em Excel. Como a OSCIP tem expandindo o seu campo de atuação, sinto a necessidade de aprimorar as ferramentas para monitorar o desempenho dos projetos. Tenho trabalhado com o Project porém apenas como acompanhamento do cronograma de ações. Gostaria de saber se você possui algum material sobre monitoramento de projetos sociais que possam compartilhar comigo, ou mesmo me indicar fontes de busca. Tenho buscado muito na internet, porém tenho encontrado material teórico e nada que me orientasse quanto ao uso de ferramentas. Ficaria muito grata se pudesse conversar ou trocar e-mails sobre o assunto.

    R: O MS-Project é um bom software de controle de projetos e não serve apenas para controle do cronograma. Com ele você pode controlar o caminho crítico do projeto, acompanhar a conclusão das atividades e seus resultados, alocação de recursos etc. Há gráficos que podem te ajudar, como o de rede, entre outras funcionalidade. Sugiro ler o tutorial do software e buscar o conhecimento que precisa para se aprofundar na ferramenta, ou mesmo, fazer um curso.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 66 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: