Como montar uma ONG

(Respondendo algumas perguntas)

Por onde começar? Com quem eu falo primeiro?

Reúna seu grupo de amigos e elaborem um Estatuto. Quando se começa a colocar no papel os artigos, a idéia toma forma porque surgirão perguntas muito específicas que deverão ser respondidas, tais como:

- quais serão os objetivos da ONG ?
- onde será o corte para além do qual não atuará ?
- qual o público-alvo ?
- qual a forma de atuar nas questões propostas pelo grupo ?
- qual o tamanho e a composição da Diretoria ?
- quais as regras básicas de funcionamento da ONG ?

Para este momento, pode-se usar como ponto de partida o estatuto das ONGs que tenham a mesma finalidade e, também, valer-se dos modelos constantes do site do Ministério da Justiça, no menu Cidadania: www.mj.gov.br/snj/oscip/default.htm. Ali encontram-se não só o texto da Lei 9.790/99 (a Lei das OSCIPs), promulgada para ser a alternativa para o Terceiro Setor, como também modelos, manual e a relação das OSCIPs por UF.

É interessante considerar as exigências relativas à natureza Jurídica, aos objetivos sociais e ao Estatuto para obter-se a qualificação como OSCIP. Desta forma ficará mais fácil, por exemplo, o estabelecimento de parcerias com órgãos do Governo (em qualquer das 3 instâncias), uma vez que a qualificação funciona como um atestado de que a Organização está dentro da lei e funcionando adequadamente.

Assembléia

Uma vez elaborado o Estatuto e tendo ele sido lido e dado como conforme pelo grupo inicial, é hora do lançamento formal da ONG, com a Assembléia de Fundação. Essa Assembléia deverá ter o Edital de convocação amplamente divulgado — inclusive em jornal de grande circulação, se possível. A Ordem do Dia do Edital trará expresso o motivo da Assembléia, qual seja: fundação, aprovação do Estatuto e eleição da diretoria e conselho. É importante que o Estatuto seja lido em Assembléia e que a ata registre sua aprovação.

Diretoria

Comumente, a primeira Diretoria já vai pré-escolhida dentre o grupo que idealizou a ONG, mas cada um de seus membros deve ter o aval dos presentes à Assembléia.

É preciso atentar para o fato de que, ara obter-se a qualificação como OSCIP, nenhum integrante da diretoria pode ser servidor público da ativa. Nada há contra o fato de integrantes do Conselho serem servidores públicos da ativa.

Estrutura Organizacional

As pessoas que ocuparão cargos na administração da ONG devem obrigatoriamente ter idade igual ou superior a 18 anos — que é a idade prevista no art.5° do novo Código Civil para a prática dos atos da vida civil –, ou emancipadas (instituto jurídico pelo qual os responsáveis legais de um menor, nos casos previstos em lei e através de procedimento judicial, antecipam o reconhecimento da maioridade). Eventualmente, respeitadas as leis trabalhistas, é possível ter, por exemplo um menor de 16 anos como coordenador de um projeto.

A estrutura organizacional (cargos, seus nomes e funções) poderá ser adequada à realidade da ONG. A existência de cargos com as nomenclaturas de presidente, vice-presidente, etc é apenas uma convenção, não sendo obrigatório tê-los.O Código Civil determina que o Estatuto deve prever a estrutura organizacional e de administração (entemda-se “representação legal”) da Organização. Entretanto, não determina quais sejam os nomes dos cargos, nem mesmo quantos ou o que façam. Assim, uma Organização é livre para definir o que quiser em seu estatuto, bastando prever expressamente a existência de um seu representante legal. Muitas vezes a confusão se instaura, pois, para a obtenção de alguns títulos ou certificados, sempre facultativos, a legislação específica determina que o Estatuto deva prever tais ou quais cargos e funções.

Outra coisa são os funcionários. Acerca destes, o Estatuto não deve fazer qualquer menção, bastando que se respeitem as leis trabalhistas e previdenciárias.

Assim, temos:

1) Cargos/Funções estatutárias: são as previstas no estatuto, em número mínimo de um, com liberdade de definição de nomenclatura e funções, salvo a representação ativa e passiva — que é obrigatória;
2) Cargos/Funções de funcionários: alcançam a mais ampla liberdade (nomenclatura, disposição, alterações), desde que respeitadas as leis trabalhistas e afins.

Cabe apenas ressaltar que as Organizações que pleiteiem a qualificação como OSCIP deverão ter em seu Estatuto Social a existência de Conselho Fiscal e, portanto, ensejará a função ou nomenclatura do “Conselheiro” e seus suplentes de quais documentos preciso? E a quem os entrego ?

As pessoas presentes à Assembléia de fundação serão os sócios-fundadores. E, para o registro da ata de fundação, será preciso colher-se, de cada um deles, nome completo, endereço e número de documento de identidade. Isso porque essa lista será um dos documentos integrantes do registro da ONG no cartório de Títulos e Documentos e Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Os outros documentos para registro são: o Estatuto e a ata de fundação, com A devida lista de presença.

A partir do registro, solicite o CNPJ à Receita Federal e outros registros porventura requeridos por lei – dependendo da área de atuação da sua ONG.

Será necessário contratar ou conseguir um voluntário Contador, que assine a escrituração contábil da ONG. Em geral, ele próprio fará os registros na Receita Federal e outros que a legislação exija, de acordo com a estrutura e forma de trabalho da ONG.

Quais os objetivos de uma ONG de proteção animal?

Se o seu Município não tem uma legislação de controle populacional de cães e gatos, não será uma ONG com abrigo que resolverá a situação. Todas as pessoas que se propuseram a trabalhar na causa da proteção montando um abrigo estão falidas, sozinhas, com centenas de animais para sustentar e manter. Um cão ou gato em situação de cativeiro tem uma vida de pelo menos 10 anos.

Uma ONG de proteção terá mais resultados se dedicar-se ao controle cirúrgico da população de cães e gatos, de preferência em parceria com o poder público, para ampliar as ações. A cada fêmea castrada deixarão de nascer, num único ano, entre 50 e 200 Filhotes (cálculo de descentes proposto pela American Society for the Prevention of Cruelty to Animals).

Juntamente com a castração, a outra frente que a ONG de proteção deve abraçar é a posse responsável, mediante palestras em escolas, com crianças do primeiro grau. É o plantio para que, num futuro próximo, tenhamos menos abandono e maus tratos contra animais.

Como todas as ONGs, as de proteção aos Animais deverão atuar também na adequação das Políticas Públicas do município (lei de zoonoses, encaminhamento de animais capturados para pesquisa, espetáculos com animais, Registro Geral de Animais, etc.).

Links sobre sobre ONGs e OSCIPs:

Sobre ONG
www.abong.org.br

Quais os procedimentos legais para se montar uma ONG?
www.rits.org.br/legislacao_teste/faq/lg_faq_coscs.cfm?extrutFAQ=0

Como montar uma ONG ambientalista
www.ambiente.sp.gov.br/proaong/fundaong.doc

Como montar uma ONG
www.ceasm.org.br/abertura/06fale/site_int.htm

Criando uma Associação – KIT ONG
www.especialmenteser.hpg.ig.com.br/artigos/artigo5.htm

SEBRAE – como montar uma ONG
www.ac.sebrae.com.br/como_montar/Como_Montar.htm

Como fundar uma ONG
www.ipef.br/servicos/listas/floresta-l/Dec1999/doc00000.doc

Fonte: http://www.apascs.org.br/fac2.php

About these ads

147 respostas para Como montar uma ONG

  1. eu quero montar um ONG´só para divulgação, publicação de livros, montar uma biblioteca virtual etc

    • alcione disse:

      alcione, perciso de uma orientaçao pr monta uma ongs em sorocaba, meu telefone 015 32025548.
      muito obrigado pela orientaçao…

  2. Flavio Antonio dos santos disse:

    Eu gostaria de saber se tem um tanto especifico de pessoas pra montar uma ong na area de conbate a pixação ,

    R: Não tem. Pode ter o número de pessoas que desejar. No mínimo, três pessoas para compor a diretoria.

  3. Jorge Luís Salgado disse:

    Vendo o sofrimento das pessoas carentes no meu município, tenho vontade de criar através de uma ong um Laboratório de Análises clínicas, para fazer exames de graça para quem realmente necessita. Isto é possivel ? ou vai de encontro aos interesses de Laboratórios e isso seria um sonho impossível de ser realizado ?
    Aguardo resposta
    Um abraço
    Jorge Luís Salgado

    R: Isso é possível, sim. O que deve fazer é conseguir as parcerias certas através de um projeto.

  4. Emilia Cristina Dias Pereira disse:

    Gostaria de montar uma ONG voltada para reabilitaçao de crianças com problemas neuromotores. Como seria possível?

    R: Para começar, deve conseguir sensibilizar mais pessoas para sua causa, a fim de que possam montar um projeto e a partir dele criar a ONG e suas ações.

  5. Mariana Carvalho disse:

    gostaria de saber qual o número mínimo de membros para formar uma oscip?

    R: O número mínimo para uma OSCIP deve ser a equivalente ao número necessário para formar a diretoria e o conselho.

  6. José Aparecido Cardoso disse:

    PEDIDO DE INFORMAÇÕES.

    Solicito através destas símples palavras informações, para concluir meu projeto de assistência social.

    Cosntituí uma ONG, já está tudo legalizado documentalmente registrado, como Associação de Proteção aos Idosos Carentes. Cuja finalidade é através de um centro dia, acolher estas pessoas de manhã com atendimento durante o dia e a tarde leva-los a suas casas.

    São pessoas que ficam sozinhas em casa enquanto a família trabalham para o sustento familiar.

    Alguns desses idosos carecem de cuidados e ajudas durante a permanência no centro dia.

    Já temos local para funcionamento, quero saber o que é necessário para atender dentro das normas esse atendimento.

    Somos do Município de São Tomé, no Estado do Paraná, Região Noroeste.
    Antecipadamente agradeço.


    R: Infelizmente, não tenho as informações de que precisa.
    Mas, acredito que, como é apenas uma casa de “passagem”, não há necessidade de um quadro fixo de profissionais, como médicos geriatras ou outros.

  7. Eliane Linhares disse:

    Olá, achei várias informações no seu site. Vi que funcionário público não pode dirigir uma ONG. Sou professora concursada com 20 horas. Não trabalho 40 horas. Existe excessão nesta lei?

    R: Infelizmente, não possuo informação que você deseja.
    Porém, acredito que não haja problemas em funcionário público ter uma ONG, por ser sem fins lucrativos.

  8. Nilson Marcelino da Silva disse:

    Senhoras (es):
    Tenho um projeto a ser executado, a princípio na zona leste, a mais problemática do meu estado (Porto Velho/Rondônia). Ainda Não está no papel, mas muitos jovens, infratores ou não, serão beneficiados. Gostaria de ajuda/informação para criar uma ONG, a fim de facilitar as atividades e, como há vários tipos de ONGs, qual é a mais criada? Grato. Marcelino.
    2e

    R: À princípio você deve criar uma Associação Sem Fins Lucrativos e definir no estatuto as ativdades que ela realiza. Só depois é que você poderá solicitar a inscrição de OSCIP.

  9. Lorena Sandes disse:

    Importante: Para constituir uma ONG se faz necessário não só umcontador, para registro junto à Receita Federal, mas um advogado que subscreverá os estatutos e as atas de fundação, aprovação do estatuto, eleição e posse da diretoria, para q estes sejam reconhecidos e registrados em cartorio.

  10. Lorena Sandes disse:

    Mais uma informação: Para constituir uma OSCIP a associação nao deve conter, na diretoria, servidores publicos. Apesar da Lei da OSCIP nao se referir a isso claramente e eu sinceramente discordar desse posicionamento, esta é a resoluçao e interpretação do Ministerio da Justiça.

    Maiores informações: http://www.terceirosetorpi.blogspot.com.

  11. celso afonso disse:

    Por favor você poderia me enviar o e-mail da Lorena Sandes, no blog dela não consegui localizar uma forma de enviar um e-mail, preciso de uma assessoria juridica. obrigado

  12. margareth disse:

    Estou abrindo um abrigo para animais abandonados e gostaria de saber como montar, gostaria de saber como conseguir o modelo de um estatuto para abrigo dos animais. Obrigado Margareth

    R: No texto que você leu existem muitos links que poderão te ajudar bastante.

  13. tania de menezes disse:

    quero abrir uma ong,ja tenho o local os objetivos, os profissionas. so que eu nao tenho minima ideia, por favor me mande um modelo.

    R: Modelos de estaturto, atas etc, você pode encontrar na Internet com facilidade.
    Se você já tem tudo o que diz, tudo fica mais fácil.
    Talvez, o que você esteja precisando é de uma assessoria jurídica para a criação da ONG e formulação dos documentos.
    Se for assim, peço que entre em contato com Lorena Sandes (www.terceirosetorpi.blogspot.com) para maiores esclarecimentos.

  14. laura pereira disse:

    gostaria de montar uma ong para portadores de necessidades especiais uma especie de clini-escola gostaria de ser orientada

    R: Vou encaminhar o seu comentário para a assessora jurídica Lorena Sandes.
    Ela poderá te auxiliar.

  15. Carlos Alberto Raugust disse:

    Já montamos uma Associação para Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais onde procuramos atender e defender seus direitos, estamos com toda documentação em ordem como estatuto registrado, e inscrição na Receita Federal com o nº do cnpj, com um ano de funcionamento, gostaria de saber qual o procedimento para obter a inscrição como OSCIP.

    R: Para obter o título de OSCIP você deve fazer algumas adaptações no estatuto da organização, ter balanço do exercício anterior e submeter ao Ministério da Justiça para que seu pedido seja avaliado.
    Para mais informações, posso te indicar o trabalho de uma assessoria jurídica que presta apoio nessa área.
    Qualquer coisa, é só entrar em contato.

  16. Murilo Donato Santana Fellet disse:

    Quero saber como montar uma ONG? Vendo as dificuldades dois pais para poder trabalhar e nâo ter com quem deixar seus filhos, e não ter condiçoes financeiras para poder pagarem uma creche em horário entegral. Tivemos a ideia de montar uma creche, pois tenho o espaço físico e profissionais qualificados.Só não temos informaçôes necessarias para montar tal orgão; informaçôes tais como : quantidades de funcionários, os cargos, e os órgaos a quem procurar. Desde vjá agradeço a atenção e espero um retorno.

    R: Não há quantidade estipulada de funcionários, apenas de membros que deverão compor a diretoria, no mínimo 03.
    A mesma coisa em relação a cargos.
    Para o registro da ONG o processo é o mesmo de abertura da empresa, o estatuto e ata de constituição devem ser registrados em cartório e enviados para a JUCEB da sua cidade.

  17. Vania Santana Campos disse:

    Quero montar uma ong, para crianças que estão á margem da sociedade uma casa um lar, onde possam ficar o tempo necessário para o seu crescimento ou adoção, sou professora e já tenho o espaço físico, preciso de orientação documental.

    R: Posso te indicar uma assessoria jurídica para isso.
    Caso deseje, entre em contato.

  18. Existem diferenças apreciáveis na formação e condução de uma ONG nascida ambientalista, mas que com o decorrer do tempo passou a ser notoriamente reconhecida como conservacionista?

    R: Depende muito dos projetos em que ela está envolvida e no que ela entende como sua missão.
    Se é assim que imagina que deve seguir, não vejo maiores problemas.

  19. Robinson D. disse:

    Srs.

    Eu e mais dois colegas, bancários, gostaríamos de criar uma ONG, com a finalidade de ajudar pessoas físicas com alto grau de endividamento no mercado. Esta situação deve-se aumentar e muito com a atual politica de crédito.

    Pergunto: Esta finalidade tem um grande apoio a partir do Governo. Qual área o governo, mais apoia e incentiva?

    R: Acredito que seja a área de capacitação de microempreendedores.
    Tente seguir essa linha.

  20. Boa tarde !

    Eu e minha família já fazemos todo trabalho de ação social independente de raça, cor ou religião, a muito tempo. Algumas pessoas que nos ajudam pergutaram, porque não fazemos uma ONG. Bom, neste ponto sou leigo no assunto, enfim, gostaria muito de orientações que pudessemos oficializar.
    O trabalho é voltadoem:
    EDUCAÇÃO (REFORÇO ESCOLAR E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS), ESPORTE ( FUTEBOL, VÔLEIBOL(PRAIA QUANDO PODEMOS LEVAR),
    GASTRONOMIA ( RECEITAS SIMPLES E ALTERNATIVAS DE SOBRA) , INFORMÁTICA PARA PESSOAS ZERO OU LEIGAS, ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA O LAR E ARTESANATOS.
    ESTAMOS PENSANDO EM ALUGAR UMA CASA PARA COMEÇARMOS A ONG.
    EU TRABALHO EM ESTALEIRO E CONHEÇO VÁRIOS PROFISSIONAIS NA ÁREA PETRÓLEO E GÁS, MINHA ESPOSA É PROFESSORA DE INFORMÁTICA, MINHA MÃE PROFESSORA,MEU IRMÃO FAZ PSICOLOGIA E OUTRAS PROFISSÕES DAS PESSOAS QUE NOS AJUNDAM.
    OBS: PESSOAS AQUI DO TRABALHO LIGADAS A PETROBRÁS FALARAM QUE A ESTATAL AJUDA PROJETO COMO ESTE.

    GRATOS DE ATENÇÃO,

    JEFFERSON LUIS

    R: Para conseguir quem ajude nos projetos, você precisará registrar a ONG para ter um CNPJ e usá-lo para firmar contratos de parcerias.
    A Petrobras pode auxiliar mediante edital de seleção de projetos no Programa Desenvolvimento ou Cidadania.
    Então, o primeiro passo é criar juridicamente a ONG.

  21. rafaela da cruz dias disse:

    quando este sait foi atualizado

    R: Este blog é atualizado, pelo menos, uma vez por semana.
    É só clicar na página “Início” e terá acesso a todos os textos publicados.

  22. rogério marques disse:

    BOA NOITE!

    GOSTARIA DE SABER SE FUNCIONÁRIO PÚBLICO PODE TRABALHAR EM UMA ONG?

    MUITO OBRIGADO.

    R: Pode desde que não seja remunerado.

  23. andreia moreira grigorio disse:

    quero montar uma ONG de atividades culturais, meu municipio é embu guaçu, onde é de grande carencia essas modalidades, sou professora de dança, à 8anos onde desenvolvo atividades com adolescentes de 11 á 21 anos, e quero continuar meu projeto voluntário pra esses alunos, e outros, sou aluna granduanda e continuando com o projeto, luto para montar uma ONG

    R: Parabéns pelo trabalho desenvolvido. Já pensou em procurar parcerias na sua cidade?

  24. Carlos Rafael disse:

    Estou montando uma ONG,da q

  25. Carlos Rafael disse:

    Estou montando uma ong, da qual sou enfermeiro e pretendo como finalidade trabalhar de acordo com a politica de atendimento básico de saúde a pessoas carentes,gostaria se posssivel que pudesse me informar sobre a legalidade juridica da ONG. Ficarei grato se puderem me ajudar.Obrigado Carlos

    R: Se as atividades que você irá desempenhar estiver dentro do limite da sua profissão não vejo problemas. Cuidado apenas com registros.

  26. Priscilla Hilda Almeida disse:

    Estou montando um TCC de uma escola infantil por princípio, gostoria de saber como poderei fazer, quais as documentações são necessárias para abrir uma ong, quero do fundo do meu coração desenvolver este trabalho tbm na prática. Conheço um trabalho na minha cidade muito respeitado, que é uma escola por príncipio o desenvolvimento das crianças é exelente. Obrigada! Aguardo respostas.

    R: Se você já conhece uma escola com uma proposta semelhante à sua, por que você não apresenta seu projeto à sua diretoria?
    Assim você já teria um parceiro para te apoiar no projeto.

  27. Antonio Neves Pinheiro disse:

    Muito importante esse apoio que vocês dão para as pessoas que estão interessadas em criar uma ong e assim poder de forma leagl realizar esse trabalho, mas muitas vezes como eu não sabe como proceder para montar um Estatuto e efetuar o registro do mesmo. Estou precisando de orientação, começando pelo modelo de Estatuto para formar uma associação sem fins lacrativos para trabalhar com crianças e jovens no bairro onde sou pastor de uma igreja, vocês podem me ajudar? Fico agradecido pela ajuda que me derem e que Deus vos abençõe ricasmente.
    Pr Antonio Neves Pinheiro – Manaus – Am

    R: Acredito que o que está precisando é de uma assessoria jurídica.
    Encaminharei seu e-mail para uma assessora que poderá te ajudar.

  28. MARCELO RODRIGUES ADAMI disse:

    EU SEMPRE TIVE VONTADE DE AJUDAR PESSOAS QUE ESTÃO EM SITUAÇÃO ADIVERSA E PRECISAM DE ALGUEM. E TIVE A GRANDE CHANCE DE VER ESSE DESEJO PODENDO AGORA SAIR DO PAPEL, COM AJUDA DOS MEUS COLEGAS DE TRABALHO, QUE ESTÃO MUITO EMPENHADOS. QUERO SABER O QUE FAÇO PRA CRIAR UMA ONG, PODENDO ASSIM CONSEGUIR AJUDA PARA AS CRIANÇAS DA MINHA CIDADE.

    R: Se você tem amigos que te auxiliam, eles podem compor a ONG junto com você.
    Agora vocês precisam se reunir para a reunião de constituição da ONG e desenvolver o estatuto. Com os documentos registrados em cartório, encaminhar até a junta comercial para a obtenção do CNPJ.

  29. Danys disse:

    Olá, gostaria de fundar uma ong, tenho os objetivos, mas não tenho recursos, por isso queria saber se posso captar recursos de terceiros (pessoas físicas) que não façam parte do conselho da ong. Ou só poderei obter recurso de empresas que tenham interesse em constituir parcerias?

    R: Você pode captar recursos de Pessoa Física, sim. São as chamadas doações.
    Com esse recurso você pode custear as despesas de registro.

  30. Bom Dia,

    Minha pergunta é sobre impostos. Se uma empresa ajudar uma ONG ela pode deduzir isso no balanço, existe algu limite para esse caso.
    Exemplo: Ua empresa está doando mensalmente 10 cestas basicas para uma ONG, é possível por lei duduzir esse valor?

    Atenciosamente,
    Louzada

    R: Respondido por e-mail.

  31. Antonino disse:

    Prezado Senhor

    Gostaria de fundar uma ong, mais não tenho recursos financeiros para iniciar. Qual o procedimento. De que soibrevive a ONG?

    Obrigado Boa Noite

    R: Para abertura de uma ONG você precisa, pelo menos, dos recursos necessários para pagar os custos com cartótio e junta comercial.
    Depois, a ONG deve conseguir recursos mediante doações de pessoas físicas e jurídicas.

  32. Leila disse:

    Boa noite, quero muito abrir uma ong,tenho espaço mas me falta recursos principalmente financeiro,hj já possuo 22 cães e 10 gatos todos vira-latas
    preciso de ajuda para castração,alimentação pois esta ficando a cada dia mais difícil.
    Por favor me mande uma resposta.

    R: Nesse caso, tente doações de pessoas físicas para que elas possam ajudar nos principais custos e não arrume mais animais enquanto não tiver estrutura para mantê-los. Consiga primeiro as doações.

    • Prezada Leila,
      Sou louca por animais. Gostaria imensamente de ter muitos recursos financeiros para pegar todos os cães e gatos abandonados, mas não posso. Tenho sonho de ganhar na loto, comprar um sítio e fazer isso. O conselho que te dou e para você fazer um trabalho junto à Prefeitura de sua cidade e o prefeito colocar um veterinário na Zoonoses daí, para fazer as necessárias castrações. Quanto à alimentação, fiquei sabendo que se a pessoa possuir uma ONG, a empresa PURINA, costuma doar as razões que estão por vencer retiradas do mercado.
      Boa sorte no seu empreendimento.
      Que Deus te abençoe.
      Aguardo o seu retorno.
      Muito grata,
      shirleyalvarez@ig.com.br

    • Querida Leila,
      Há um erro no final do meu comentário para você.
      Eu quiz dizer: RaÇões, e não razões. A Purina, veja nos pacotes das rações o número 0800 da empresa. Tente, quem sabe dá certo.
      Beijos,
      shirleyalvarez@ig.com.br

  33. LOURINALDO hIPOLITO disse:

    Amigos que estão formando ou participando de uma ONG. Estou formando uma ONG aqui em Rondôcia .

  34. LOURINALDO hIPOLITO disse:

    Leila
    Boa Noite!

    Sou o pequeno criador de gado aqui em Vilhena -RO , Gostaria de juntar 50 cabeças de gado, 20 Capivaras e 80 Ovelhas. dinheiro não será problema.Vamos criar nossos animais e criar a nossa ONG. onde fica este espaço? é no Brasil?

  35. Hallis Nascimento disse:

    Tudo bom ? primeiramente te parabenizo pelo site e informações.

    Eu estou com uma ideia de montar uma ONG voltada a pessoas empreendedoras e outra para concientizar empresas para o desenvolvimento sustentavel qual seria o caminho ?

    R: Obrigada!
    Primeiro você deve conseguir mais pessoas interessadas nessa idéia, constituir a ong e começar o trabalho.

  36. rosalda disse:

    Estamos com a intenção de elaborar um estatuto para a criação de uma ONG voltada para a área do Direito, precisamos de ajuda.

    R: Estou encaminhando o seu e-mail para uma assessoria jurídica que poderá dar a orientação que vocês precisam.

  37. Eugênio Rodrigues de Freitas disse:

    Sou de Irecê-BA e tenho pretenções de fundar uma ONG voltada para a preparação do jovem oriundo de escola pública para a universidade (pré-vestibular). Já li um pouco de como proceder p/ isso, mas gostaria de saber quais as principais dificuldades de se conseguir apoio da iniciativa privada e pública. É possivel conseguir esse apoio com grandes empresas (Petrobras ou multinacionais) e como devo proceder nesses casos? De inicio penso no apoio do comercio local. É possivel o apoio desistir depois de alguns meses de funcionamento da mesma? Tenho ese medo.
    Agradeço sua orientação.
    Prof. Eugênio Freitas

    R: Geralmente, grandes empresas só apoiam projeto mediante edital. A dificuldade é ter o projeto aprovado. Ele precisa ser bem embasado e ter uma boa estrutura.
    No caso de aprovação por edital, a empresa e a ONG assinam um contrato de parceria. Dentro do prazo do contrato, a empresa só cancela o financiamento, muitas vezes, se a ONG não cumprir com o combinado ou não conseguir gerir o projeto de forma a chegar ao resultado acordado no projeto.

  38. HAROLDO TEIXEIRA DA SILVEIRA disse:

    Gostaria de saber se uma Ong, recebe ajuda financeira de Prefeitura, Governo Estadual e Federal.

    Muito Obrigado

    R: Para uma ONG receber recursos federais e estaduais ela precisa ter o título de OSCIP.

  39. Reinaldo disse:

    Gostaria de montar uma ong relacionado a acessibilidade,pois tive familiar com este sério problema mas com o tempo apreendi a lidar com tal situação,pelo comentário expoto quero que tenha abrangencia em todas as idades e por qualquer situação ocorrida na vida.

    Um Forte abraço Reinaldo b cavalcante

    r

  40. Roseni disse:

    Desejo montar uma ONG de proteção a animais e abrigo especificamente, concordo que e difícil manter e que a maioria dos abrigos estão passando por dificuldades, e que com certeza criar programas de conscientização, castração e outros é o ideal para o futuro, mas e hoje?

    Os animais que estão nas ruas morrendo aos poucos, em silêncio, é justo virarmos as constas para quem não pode pedir socorro e não tem ninguém por eles? Estou sendo egoísta, injusta, ou o que? Quando procuro não ver o animal abandonado a própria sorte, morrendo aos poucos.

    E digo a Leila, você é corajosa e digna de admiração é muito respeito, mas eles tem razão procure primeiro um meio para a sobrevivência, para o bem dos animais.

    Roseni

  41. Paulo Lopes Meira disse:

    Caros futuros amigos do bem estar Social, Educacional, Cursos Profissionalizantes, Talentos em geral, Agricultura, criações em geral, Suinocultura, Avicultura, Pcicultura, Manejo sustentaveis, extração de ervas médicinais, Arrendamento, terras devolutas, Defesa da Cidadania e Justiça, Defesa Animal em via públicas nacional, desejos em geral, como sonhos e objetivos de constituição de futuras Associação, Ong,s fundação, e Instituto e outros pode contar com a pessoa da Ong,s no Estado de São Paulo-SP. Somos uma Diretoria, que temos principios de carater em todos sentidos desta vioda humana, que queremos junto conclatular com as futuras Instituições dentro dos tramites e na forma da Lei. e da Vida Social Cidadania e Justiça. e com você que tem objetivos deste mesmo conjunto acima, e não sabe como iniciar, diante dos poderosos, que não querem contribuir, e nos conceder atenção e coloboração em geral. Sendo que de Incio ja tudo inicia a 1000 gral e automaticamente na primeira informações ja fica vencido. pela dificuldade.
    Deus e fiel
    Pode entrar em contato conosco anivem nacional e internacional.

    Estamos prontos para atender sua duvidas e sugestão, e coloboração. e junto trabalhamos.

    “Salva Nossa Constituição Federal”, E Nossa Democracia.

    E- mail ongcedesp@yahoo.com.br ongsecom@ig.com.br. Paul_ong@itelefonica.com.br. meiraf@bol.com.br

  42. Rosana Machado disse:

    Preciso saber se para uma ong firmar parceria com prefeitura e/ou empresas, precisa ter no mínimo 3 anos de existência como me disseram.

    R: Depende da exigência contratual. Mas, na maioria das vezes, não é necessário, basta ter toda a documentação regularizada.

  43. Olá sou Jorge, fotografo, funcionario publico do municipio de Caldeirão Grande Bahia, uma cidade muito pobre, e de tanto comviver no meio desse povo sofrido, mim deu vontade de ajudar de alguma forma, então queria juntar: fotografo para fotos de documentos de graça para o povo, cabeleireiro, enfermeiros, medicos entre outros que reuniremos em cada localidade do municipio para prestar nossos serviços gratuito!
    Mas como faremos para criar uma ong?

    R: Para criar a ONG basta que esses voluntários queiram fazer parte da diretoria da associação. Depois dessa mobilização, seguir os passos dados no texto que você leu, “Como montar uma ONG”.

  44. PIRES disse:

    BOM DIA BRASIL….

  45. joão kenedy disse:

    OI, SOU O KENEDY E GOSTARIA DE SABER SE HÁ ALGUM CUSTO FINANCEIRO PARA SE CRIAR UMA ONG?

    R: Há os custos de registros de cartório e junta comercial que variam de cidade para cidade.

  46. isabela disse:

    Quero montar uma ong em proteção aos animais, conheço pessoas q maltratam animais e vejo o descaso do poder público em relação a esses seres vivos.
    Quais os procedimentos que devo tomar? Quero montar parcerias com clinicas veterinárias, alguns politicos que possam ajudar. Quero abrir um local, onde esses animais possam ser cuidados, tratados e depois adotados.
    Obrigada!

    R: Desculpe a demora na resposta.
    Para abrir uma associação de proteção aos animais, você deve conseguir outras pessoas interessadas. Seguindo os passos do texto fica mais fácil.

  47. Cecília Carvalho disse:

    Gostaria de saber quais são os procedimentos necessários para montar uma ong. Gostaria muito de dar apoio as família que vão ter um filho com sindrome de dawn,através de palestras e da minha realidade de ter um filho dawn. Grata.

    R: Você leu o texto “Como montar uma ONG”? Lá tem as dicas que você precisa.

  48. Gelson Dias (Resende) disse:

    Bom dia
    Primeiramente gostaria de agradecer pelo serviços que vocês prestam aqui nesse Site, Obrigago…..
    Estou com um grupo de amigos estudando uma forma de ajudar as pessoas carentes de nossa comunidade, temos muitas idéias fáceis de serem implantadas, no intato,
    precizaremos de ajunda financeira para realizar esse trabalho, vimos uma certa desconfinhaça ao pedir ajuda para aqueles empresários que não nos conhecem,
    não tiro a razão deles pois é mesmo de desconfiar, por isso venho por meio desse email solicitar uma ajuda e concelhos como fazer uma ONG registrada de forma
    que possamos assim provar para os empresários que o nosso trabalho é sério e voltado para a comunidade.
    Desde já agradeço por tudo, Obrigado!!!

    R: Para registrar a sua ONG, basta seguir os passos indicados no texto: registro de Ata e Estatuto e encaminhamento para a Junta Comercial, entre outras coisas presentes no texto. Depois de ter o seu CNPJ, terá sua ONG registrada.

  49. Alessandro Pietrafessa disse:

    Boa noite, eu estou interessado em abrir uma ong, na area de inclusão digital, eu ja tenho o espaço, os computadorer, servidor e internet, mesas e cadeiras, tudo pronto, para funcionar, queria saber tambem, se as empresas parceiras e pessoas fisicas, elas recebem de alguma forma, uma vantagem fazendo doações para uma ong, quais são, sobre oque?(impostos)

    R: Para informações sobre incentivos fiscais sugiro a leitura do texto dispoível neste link: http://www.rits.org.br/legislacao_teste/faq/lg_faq_ifiscais.cfm?extrutFAQ=0

  50. daniel ferreira disse:

    oi, preciso muito de vcs. todas informações como: idéias de projetos para uma ong socio-educativa, dia a dia de uma ong, captação de recursos, etc… muito obrigado por existirem, este veiculo esta mudando a vida do nosso querido brasil, ajudando a criar oportunidade pra quem não tem . abraços. mande o que quiser por e-mail . felicidades!!

    R: As informações que você deseja podem ser obtidas pesquisando os textos no meu blog. É só pesquisar por categoria, como: terceiro setor, captação de recursos, projetos etc.

  51. Anônima disse:

    rpz..me ajudou bastante..nem sei como agradecer..

    rsrsrsrsrsrsrsrs

    huashuahsua

  52. Anônima disse:

    obrigado por td q disseram aew.. i naum eh por nd naum.. eu crie uma ong contra o racismoo

  53. Olá.
    Pretendo concretizar o sonho de legalizar uma ONG para o trabalho com crianças e adolescentes carentes, seguindo o modelo do escotismo, adicionando reforço escolar, cursos profissionalizantes e assistência social às famílias dos garotos e garotas.

    Porém, tenho as seguintes dúvidas:
    1. É possível que a presidência da ONG se mantenha indefinidamente na direção da mesma? Existe algum impedimento com relação a isso para se conseguir o Certificado como OSCIP?

    2. Para obtenção do registro de Utilidade Pública Federal não se permite a remuneração dos dirigentes da ONG. Mas como acontece com as instituições onde as pessoas se dedicam integralmente a elas na direção? Existe algum tipo de “remuneração” nestas situações?

    Fico no aguardo.
    Obrigado.

    R: As ONGs se caracterizam principalmente por terem livre associação de pessoas e pela eleição da diretoria por esses associados. Ou seja, a presidência, assim como a diretoria da ONG deve ser elegível, exceto cargos administrativos. Nesse caso, o presidente não pode permanecer indefinidamente no cargo, a não ser que seja eleito e reeleito várias vezes, o que pode ser definifo no estatuto.

    Se deseja ter o título de OSCIP, não é necessário o título de utilidade pública, pois terá que abrir mão de um ou de outro. A diretoria pode ser remunerada desde que exerça funções administrativas definidas no estatuto.

  54. angelo r oliveira disse:

    gostaria de informações sobre como montar um projeto de informática para crianças carentes aqui de corumbá ms publico alvo de 6 a 13 anos

    R: Se deseja informações sobre como montar um projeto social sugiro a leitura do texto “Como montar um projeto social” disponível no blog.

  55. Paulino disse:

    Na cidade que eu moro, é pequena e como em toda cidade pequena vemos os governantes gastarem verbas publicas para o seu criterio proprio e não usando as verbas para os destinos a que foram destinados e eu e um grupos de pessoa idoneas cada um com o seu afazer estamos buscando dados para criar um ONG da dar assistencia aos mais necessitados e tambem fiscalizar os desvanios dos nossos governantes pois uma minoria estão lesando os cofres e nos queremos provar mais dentro da lei, essas falcatruas e por issos estamos criando essa ONG e se você poderia me dar alguma informação sem mais obrigada

    R: Você já ouviu falar na ONG Transparência Brasil? Ela trata exatamente de denúncias sobre desvios de verbas públicas. O site deles é http://www.transparencia.org.br/index.html. Acredito que irá te ajudar com as dúvidas que você tem.

  56. marcio disse:

    OI, POR FAVOR GOSTARIA DE SABER COMO FACO PARA INICIAR UMA ONG PARA CRINACAS DE 0 A 4 ANOS TIPO CRECHE.
    JA TEMOS O LUGAR .

    R: Para iniciar os trabalhos, você precisa da documentação regular do lugar e dos registros necessários.

  57. Nilton disse:

    Olá, adorei esse portal. Parabéns pelo trabalho que desenvolve, incentivando a criação de novas ongs.
    Minha dúvida:
    Para assinar um contrato de parceria com uma prefeitura, para atividades na área de educação, posso ser uma ONG ou deverei obrigatoriamente ser uma OSCIP?
    Tenho a ONG devidamente criada, mas não é registrada no Ministério da Justiça como OSCIP… isso é um impedimento?
    Agradeço por sua atenção.

    R: Para assinar contrato com uma prefeitura a ONG não precisa, necessariamente, ser uma OSCIP, a não ser que seja uma exigência dessa prefeitura. O título de OSCIP é obrigatoriamente necessário para convêncios com o Governo Federal.

  58. Kleyton disse:

    Olá, Boa noite.

    Seguinte, eu queria começar uma ONG ,
    Só que para “A promoção do desenvolvimento econômico e social e combate à pobreza”

    Mais, eu não conheço quase nada, sobre esse assunto, sei
    o basico que precisa pra fazer.

    Mais o meu objetivo era ajudar, o pessoal da Africa,
    Aquele pessoal Sofre de mais ?

    Tipo montar CDHU ?

    Essas coisa.
    Tenho um amigo, que ele Tem uma ONG aqui no Brasil e no japão, mais nao tem nada ver com promoção do desenvolvimento econômico e social e combate à pobreza

    R: Antes de montar a ONG você presica estudar sobre o assunto e definir exatamente o que quer fazer. Se quer montar uma ONG para ajudar as pessoas da África, sugiro que pesquise organizações que já realizam esse trabalho e verifique como eles procedem. Talvez você possa começar como voluntário e entender a dinâmica de um trabalho desse tipo.

  59. oraldo disse:

    gostaria de saber mais ou menos quanto vou gastar, quanto tempo leva para estar totalmente legalizada uma ong, documentação e outros , sei que é uma pergunta um tanto quanto dificil , mas gostaria de ter uma idéia , muito obrigado

    R: Os custos de abertura de uma ONG e o tempo é muito relativo de cidade para cidade. Tendo as documentações prontas e encaminhando para cartório e junta comercial, deve levar um mês.

  60. Vania Duncan disse:

    Constitui uma ONG, já esta tudo legalizado documentalmente registrado, como ASSOC ASSISTENCIAL DE ANIMAIS , cuja finalidade é acolher gatos de rua (hoje estamos com 400) e futuramente cães. Mas esta muito dificil para manter, pois não tenho recursos. Por isso gostaria de saber como faço para capitar verba. Só posso capitar através de doações? Ou existe algum outro recurso? Onde devo ir? Pois preciso terminar a obra do espaço e manter. Obrigada. Vânia

    R: Para captar recursos, você precisará desenvolver um projeto. Você poderá apresentar esse projeto para empresas ou órgãos governamentais que queiram financiar projetos nessa linha de atuação. Para isso, será necessário fazer um mapeamento desses potenciais financiadores.

    • Querida Vania,
      Paabenizo-a pelo seu espírito caritativo. Sou louca por animais também, especialmente gatos. Tenho o grande sonho de ganhar na loto, comprar um sítio e desenvolver um trabalho com animais abandonados.
      Você mora onde ?
      Se você criar uma OSCIP, você terá ajuda das prefeituras e do governo. As ONGs não tem esse subsídio. Tente se orientar com o pessoal do SEBRAE.
      Eu soube que a Purina, ajuda com rações as ONGS. Nas embalagens dos produtos existe o telefone 0800. Essas rações são recolhidas das lojas, próximas ao seu vencimento. Tente falar com eles. Veja se você consegue uma parceria com alguns veterinários caridosos de sua cidade que poderiam ajudar a fazer as castrações. Uma outra idéia e pedir à Prefeitura de sua cidade para que o Prefeito momei um veterinário para fazer as castrações gratuitamente.
      Boa sorte !
      Qualquer coisa estou ÀS SUAS ORDENS.
      Um abração,
      shirleyalvarez@ig.com.br

    • Nazare Ferreira disse:

      Boa tarde,
      Vania,

      Espero que vc esteja conseguindo realizar o seu objetivo. Eu também adoro animais, e hoje tenho 3 cachorros, inclusive uma adotei da Rua e ajudo uma amiga minha que tem 12 cachorros em casa que ela tirou da rua e sabe que hoje, o meu principal objetivo é conseguir e Deus vai me ajudar , montar um abrigo para animais, onde trataremos o mesmo e após, tentar conseguir um lar para ele, sempre monitorando para saber se este animal esta bem, caso não esteja, retornar com o mesmo para o abrigo e também fazer paletras para conscientização das pessoas e crianças, pois sabemos que que os animais ainda são muito mal tratados no Brasil, infelizmente, mas, um dia nós que gostamos de animais vamos mudar isto. Gostaria de montar uma ONG, mas preciso de outras pessoas que também tenham este objetivo e que morem em Belém do Pará.
      Você esta de parabéns.
      Um forte abraço !

    • Maria Sandra disse:

      Como faço para entrar em contato com a Vania Ducan?!!!!! Pretendo abrir uma ONG de proteção a animais de rua e não tenho nenhuma experiência no assunto!!!!! gostaria de conversar com alguém sobre isso mais detalhadamente!!!! obrigada!!!!

  61. ola bom dia quero montar uma ong no estado do Pará , no interior dentro da realidades das pessoas daquela região, seria uma onng educacional e ambiental,quero maiores imformaçoes sobre isto documentos necessarios , quanto iremos gastar ,ja temos espaços e na cidade nao existe nd desse seguimento , nada voltado a jovens nenhum projeto educacional voltado ao meio ambiente, eu moro aqui em sao paulo mas a ong sera montada no interior do pará aguardo contato obrigado

    R: Os documentos necessários para abertura da ONG são, basicamente, o estatuto e a ata de constituição e eleição da diretoria. Os custos variam de cidade para cidade.

  62. isac disse:

    Por morar em uma cidade q entrecortada por uma rodovia ou Br, queria saber se pode montar uma ong, para abrir os andarilhos, para lhes dar abrigo durante a noite e uma ceia. grato

    R: É possível montar uma ONG para realizar esse trabalho. Uma boa iniciativa.

  63. kaiza disse:

    eu tenho apenas 11 anos e adoro cachorro em particular de todos os animais já prestei socoro a 1 cachorro que tinha sido atropelado na principal avenida de minha cidade. queria fazer alguma coisa que eu soubese que iria ajudar verdadeiramente os animais queria abrir uma ong mais sou no va demais vc acha que se eu juntar dinheiro e com esse dinheiro comprar ração para os ca~es ia dar certo ?
    esquesi de perguntar o que eu fasso se dois cachorros estiverem brigando?

    R: Você pode conseguir o dinheiro para rações pedindo doações na sua comunidade. Depois de cuidar desses animais, você pode encaminhá-los para adoção em uma instituição responsável. Já pensou no que fazer quando sua casa estiver cheia de cães?

  64. Luciano Furtado disse:

    Sou dirigente de uma Igreja Cristã na comunidade da Rosalina, em Fortaleza – Ceará.Estamos de mudança para uma nova estrutura física em março deste ano, composta de 13 salas de aula e já temos pessoas suficientes para formação do conselho. Nossa pretenção é trabalhar com crianças, jovens e adultos, oferecendo biblioteca, oficina de música, arte, apoio familiar, cursos profissionalizantes, inclusão digital, entre outros. Temos necessidade de apoio jurídico para implementar-mos a ONG.Gostaria de lembrar que as pessoas envolvidas são dedicadas e totalmente desvinculadas de propósitos individuais.
    Desde já agradeço o auxílio. Que Deus os abençôe!

    Luciano furtado
    (85) 9937.5500

    R: O apoio jurídico que está precisando pode ser oferecido por Lorena, uma assessora parceira que tem um blog (terceirosetorpi.blogspot.com). Lá você encontrará mais informações.

  65. lucimar disse:

    eu gostaria de saber se o governo da uma ajuda financeira as ongs?

    R: O governo apóia financeiramente as ONGs, contudo elas precisam, na maioria das vezes, ter o título de OSCIP e um projeto para apresentar e ser aprovado.

  66. Tiago☺TITUBA disse:

    eu quero montar uma ong chama-se instituto restauração social, o fato é que agora que já está registrada em cartório, vieram (amigos) me dizer que na diretoria não pode haver parentes. Gostaria de saber se procede tal informação, pois, sou o presidente e minha esposa é a tesoureira???

    obrigado

    R: Não pode haver por ser cargo eletivo. Caracteriza-se também por nepotismo, como em cargos públicos. Para vocês, pode não haver problema, mas se for submeter o projeto a um órgão público, pode haver.

  67. Marilia Costa disse:

    Amigo gostaria de montar um ong onde atraves de cursos tipo, informatica, cabeleireiro, manicure, costureira pudessem ajudar a comunidade do meu bairro. a minha pergunta é: para os professores desses cursos devem ter algum tipo de curso? pq cabeleireiro por exemplo nao tem faculdade, aí nao sei quem poderá ser o instrutor, o que o instrutor deve ter para lecionar o curso. E outra pergunta é: esses cursos dependem de algum registro para que eu possa emitir certificado ? e a quem devo me digirir ? ficarei muito grata se puderes me responder, se nao for pedir muito pode ser por email ? obg!!!

    R: Esses cursos são oferecidos pelo SENAC. Não tem um na sua cidade? Os cursos podem ser ministrados por quem tem o certificado do SENAC, por exemplo, ou que já tem uma grande experiência. Para a emissão do certificado, sugiro que procure o SENAC, se não houver, outra instituição que ofereça o curso.

  68. Clarice disse:

    Olá.

    Pretendo montar uma ONG de Proteção aos Animais e li as mensagens e me identifiquei com algumas pessoas que, pelo que parece, tem os mesmo objetivos que eu.

    LEILA
    MARGARETH
    ROSELI
    ISABELA
    VANIA

    Se puderem, me encaminhem o e-mail de vocês para que possamos trocar informações.

    Tenho uma pergunta que pode parecer óbvia, mas realmente não sei. É preciso de um espaço físico para uma ONG. Ou posso começar no escritório da minha casa, por exemplo?

    Obrigada!

  69. Germano Ribeiro disse:

    Gostaria de saber que documentos uma ONG tem que ter para ser considerada ONG?

    R: Um ONG precisa de estatuto, ata de constituição e eleição da diretoria, além do CNPJ.

  70. PATRICIA COSTA disse:

    OI, EVELYNE GOSTARIA QUE SE PUDESSE ME MANDASSE MODELO DE DOCUMENTOS DE ALGUMA ONG JÁ MONTADA. AGRADEÇO

    R: Os modelos que você procura estão disponíveis na Internet com facilidade.

  71. jailson de oliveira gomes disse:

    Se for possivel; gostaria de receber alguns materiais (modelo) de como montar um ONG.

  72. Ivan Aquino disse:

    Inicialmente parabenizo pela iniciativa. Com certeza, esses esclarecimentos estão sendo muito úteis para todos que têm o desejo de criar uma ONG mas tem dificuldades para adquirir informações.
    Aproveito para perguntar quais os documentos necessários para que uma ONG ou associação consiga receber o título de Utilidade Pública Federal? (Obs.: a entidade já têm esses títulos à níveis Municipal e Estadual).
    Desde já grato pelas informações.

    R: Neste link você encontrará as informações que precisa: http://www.mj.gov.br/data/Pages/MJ3891F04CITEMID1578274521484795933DA8FEDF7EC42FPTBRIE.htm
    Contudo, hoje em dia, é mais vantajoso ter o título de OSCIP que dispensa o de utilidade pública federal e concede outros benefícios.

  73. MARCELO COSTA disse:

    TENHO UMA CASA NA CIDADE NO RJ ONDE GOSTARIA DE REGISTRAR UMA ONG, MAIS O MEU TRABALHO SERÁ DESENVOLVIDO NA CIDADE DE GUAPIMIRIM MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO, EU POSSO MONTAR NUM LOCAL E ATUAR EM OUTRO MUNICIPIO.

    R: O melhor é que o endereço da ONG seja aonde as atividades são realizadas.

  74. Cristhiane Duarte Calimério disse:

    Gostaria de uma idéia para montar uma ong onde trabalhe o social e o cultural, que envolva tanto jovens como idosos em minha comunidade, já que se trata de uma comunidade rural..nao se tem muito o que fazer por aqui e os jovens estao cada vez se envolvendo mais em bebedeiras,rachas e ate mesmo roybos e drogas..sem contar que moramos apenas a 100k da fronteira com a bolivia…temos na comunidade uma associaçao de moradores, que na verdade tem 6 anos e que nunca funcionou como deveria…os membros dessa associaçao deixaram de participar pois o presidente e fundador nao aceita muitas opinioes e com isso esta tudo parado…nossa comunidade é muito carente..temos uma escola com quase 600 alunos que vem dos sitios,70,80k para estudar…muitos sao bem carentes…a escola possui uma quadra de esporte bem ruim, mas é a unica que os jovens e os veteranos usam para praticar esporte…temos um ginasio que esta a quase 4 anos parado a construçao…nossos idosos nao tem uma centro de diversao e apoio…o unico meio de emprego aqui é atravez da escola, nossas mulheres ficam a maioria do tempo sem fazer nada,nao tem cursos de pinturas, artesanatos, musicas,também necessitamos de computadores para nossa comunidade, principalmente para os jovens, já que a escola no momenteo só possui 4 e que é proibido os alunos usarem…há algum tempo venho lutando com minhas própias forças para ajudar pelo menos no esporte ….sabe, uma coisa que ajudaria muito e faria a diferença aqui seria a aquisiçao de uma rádio,já que a que temos esta a muito tempo parada e o dono nao doa nem vende nem coloca para funcionar e era uma das coisas que os jovens e siantes gostavam de oarticipar e ouvir, mas sozinha já vi que nao tem como…entao eu vou ser direta na pergunta, como faço para adquirir fundos e ajudar minha comunidade?Gostaria de obter resposta o mais breve possivel..obrigada.

    R: Para conseguir apoio para essas atividades é necessário começar com um projeto de cada vez. Você citou muitas ideias e projetos que podem ser desenvolvidos, mas o melhor é começar com o principal. Por exemplo, com um curso de artesanato para as mulheres e jovens interessados. Você pode conseguir algum voluntário na comunidade que saiba bordar e se disponibilize para dar aulas voluntárias e assim por diante. Ao desenvolver os projetos para doações, é necessário já ter em mente onde conseguir recursos, que pode ser na Prefeitura da cidade ou em empresas próximas.

  75. helio sturaro disse:

    ola eu gostaria de montar uma ong
    para ajuadr meu bairro em beneficios das pessoas pobre mais não seu como começar gostaria de receber emfomaçoes sobre isso que poder me ajudar serei mto grata….helio sturaro

    R: O texto que você leu, “Como montar uma ONG”, tem as principais informações que você precisa.

  76. marcilio disse:

    quero montar uma ong, para pequenos produtores rurais, com 60 hectares de terra, para plantio de subsistencia e criação de animais, como poderia iniciar esta procura da ong

    R: Você pode buscar uma associação de produtores rurais da sua cidade ou região. Caso não exista, você poderá se articular e criar, com outras pessoas, essa associação.

  77. paulo magnos souza mello disse:

    boa tarde bem gostaria de organizar uma ONG para ajudar as doaçoes de orgao no brasil sem fins lucrativos atravez cda internet, mas pelo que vi é muito burocracia pra abrir, que tal eu fazer um sait sera que ficaria mais barato pois nao tenho muitas posses sou aposentado e com tempo ocioso para poder me dedicar a isso. qual seria sua opiniao. fico no aguardo, desde ja agadeço muito

    R: Acho que seria uma boa começar por um site para divulgar informações sobre doações de órgãos, esclarecer dúvidas, sensibilizar e estimular as doações. Isso pode ser feito através de um blog, como esse.

  78. Ilmo. Sr. Diretor/Presidente
    Assunto: Parceria para Implantação de um Projeto Social
    Betim, 02 de Março de 2009

    Exmo. Senhor,

    Venho por meio convidar Vossa Senhoria, para que conheça a nossa comunidade e verificar a possibilidade de interceder em nosso favor, no sentido de nos ajudar na construção de um Centro Comunitário, mecanismo de inclusão social, especialmente para mulheres e jovens vitimas de qualquer tipo de violência e discriminação.
    Necessitamos dar continuidade nas obras sociais da Entidade, implantar um projeto de inserção social, dar oportunidades aos jovens e adolescentes em risco social da nossa região, independente de sexo, cor, raça, religião, ou portadores de necessidades especiais. Nossa Entidade, não tem fins econômicos, a nossa missão é resgatar a dignidade humana, moral e cultural daqueles que vivem em situação de exclusão social, por meio de programas e atividades que possam inserir na sociedade seres humanos plenamente restaurados em sua civilidade.
    Nossa meta é implantar projetos sociais na comunidade para diminuir os altos índices de violência envolvendo jovens e adolescentes, construir um Centro Comunitário com cinco salas de aula, dois banheiros, uma cozinha com refeitório, onde serão oferecidos cursos de inclusão digital, manutenção e montagem de computadores, alfabetização para jovens e adultos, artesanato, corte e costura, cursos de qualificação e profissionalizantes na área da construção civil (pedreiro, carpinteiro, bombeiro hidráulico, eletricista, mestre-de-obras, armador) para melhorar a qualidade de vida e diminuir as desigualdades sociais e sair da pobreza.
    Nossa Entidade tem como finalidade, amparar famílias, famílias, jovens, adolescentes e crianças carentes, dando assistência no combate à fome, a desnutrição e anemia infantil, causados pela fome, pobreza e miséria absoluta em que tentam sobrevier, em condições desumanas, combater a evasão escolar, denunciar o trabalho e a exploração de mão-de-obra infantil.
    Queremos mudar a realidade da nossa região, que sofre com a exclusão social, preconceito, analfabetismo, prostituição infantil, violência contra as crianças, desigualdades sociais, causadas pelo baixo índice de desenvolvimento econômico, miséria, a pobreza e as condições desumanas, a fome, o desemprego, o intenso trafico de drogas, principais causadores dos altos índices de violência, sendo as mulheres e jovens as principais vitimas ou agentes.
    A construção desse espaço comunitário, será um investimento social inovador e da maior importância, causará um impacto social. Não se trata apenas de uma construção e sim, a oportunidade de superação da pobreza, exclusão e as desigualdades sociais. Não estamos solicitando doações em dinheiro e sim, qualquer quantidade em materiais de construção.

    Cordialmente,

    ANISIO ANTONIO IZIDORO GLEISSON ROBERTO DE MEDEIROS
    Coordenador e Idealizador do Projeto PRESIDENTE
    Contato: (031) 3530.7228 – 9744 60 59 anisioizidoro@ig.com.br Gleisson_mederios@yahoo.com.br

    1. Título do Projeto: Construindo o Amanhã
    2. Identificação da Instituição: construindooamanhapacoa@yahoo.com.brProjeto Assistencial Construindo o Amanhã (PACOA)Núcleo de proteção e amparo às famílias carentes. Data de Fundação: 20/03/1996 CGC – 09.076.347.0001-92 – Sede Provisória: Rua Mário Campos Lara, 45, Bairro Citrolândia -Cep. 32.800-000 – Betim/MG – Tel. 3530.7228 – Betim – MG Banco Itaú – Agencia: 1335 – Conta Corrente – 61963-9Investir em educação e conhecimento é acreditar no futuro.Lutamos por uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária.
    3. Trabalhos realizados pela Entidade: Nossa missão principal é amparar famílias, crianças e adolescentes carentes, dedicamos nosso tempo livre em trabalhos sociais, amparando e acolhendo crianças de rua, vítimas de abuso sexual ou de exploração de mão-de-obra e trabalho infantil, atuando no combate à fome e desnutrição infantil, fazendo doações em alimentos, leite, cadeira de rodas, material escolar, roupas, encaminhando crianças e adolescentes que ficam ociosos ao Conselho Tutelar, Juizado da Infância e da Adolescência. Coordenamos as Campanhas, Faça uma Criança Carente Sorrir Neste Natal e do Agasalho. Voluntários ha 18 anos da Campanha Natal Sem Fome, durante o período Natalino, são arrecadados alimentos, roupas, brinquedos e livros. Dentre todos os trabalhos sociais, o que mais nos dá mais prazer é o de amparar pessoas vitimas de câncer e aids, especialmente as crianças, visitamos as entidades e hospitais que fazem tratamento para tratamento do câncer, fazendo doações em cobertores, brinquedos, cestas básicas.
    4. Equipe responsável pelo Projeto: Gleisson Roberto de Medeiros – presidente, Gomes de Alcântara Lucas – vice-presidente, Anísio Antonio Izidoro – coordenador e idealizador do Projeto, André de Oliveira, Sirlete Rosa Almeida, Simone Gomes de Alcântara, demais membros da diretoria e voluntários.
    5. Missão (resultados parcial e impacto final esperado):Criar um espaço destinado ao público em geral, onde poderemos qualificar e capacitar os Jovens e adolescentes, com amplo atendimento na área social. Esperamos tirar da ociosidade e da criminalidades jovens e adolescentes em situação de risco, afastando as chances do seu envolvimento com as drogas e a criminalidade. Nossa meta é qualificar 200 jovens em um ano.
    6. Localização geográfica das ações:A região da Colônia Santa Izabel e Citrolândia, possui o maior número de pessoas carentes, altos índices de desemprego, violência, tráfico de drogas. A nossa região possui 23 bairros, com uma população de baixa renda, Nosso objetivo principal é combater a pobreza e combater a exclusão social, proteção do meio ambiente, respeito as pessoas e aos direitos humanos, melhorar vida e qualidade de vida das famílias da nossa comunidade, que é extremamente carente e sem perfectiva. Temos contribuído para o combate contra a fome, a desnutrição infantil, a injustiça e na luta contra as causas da miséria, do desemprego, os principais causadores da violência. O maior desafio para a nossa comunidade foi a construção de um Presídio na Divisa entre Betim e São Joaquim de Bicas, as famílias dos detentos para facilitar o deslocamento e facilitar a visita, estão comprando imóveis na região, com isso muitos detentos estão fixando residência e nossa comunidade, com isso surgiu os assaltos a residências do portadores de hanseníase, trafico de drogas, homicídios, assaltos a comercio, a pessoas.

    INFORMAÇÕES DO PROJETO:

    1. A Entidade: Foi criada para defender os direitos dos portadores de Hanseníase, acolher e amparar famílias carentes, crianças, adolescentes e jovens em risco social. Nosso maior objetivo é salvar vidas, atuando no combate a fome e a desnutrição infantil, fazendo doações em cestas básicas, alimentos não perecíveis, leite em pó ou longa vida, cobertores, colchões, material escolar, sapatos, roupas.

    Reestruturação de Entidade: Há dois resolvemos reestruturar os projetos da entidade, pois chegamos a conclusão que o nosso trabalho social, precisava de mudança tendo em vista que, assistíamos vitimas da Hanseníase e seus familiares, só que estávamos fazendo era simplesmente um serviço humanitário e assistencialismo. Chegamos a conclusão que necessitamos de novas ações para revitalizar o projeto.

    Diante das circunstâncias e depois de ver jovens, adolescentes, filhos e dependentes de Hansenianos, sendo vitimas do abandono, de preconceito, da violência, sem emprego, educação, sem perspectivas e sem esperança. Achamos por bem, criar um projeto de inclusão social, que tem como objetivo, oferecer cursos de qualificação e profissionalizantes, aos filhos dos portadores da Hanseníase, bem como os demais jovens da comunidade. Porque o maior problema deles é baixa escolaridade, muitos deixavam de estudar para ir para as ruas pedir esmolas, a escola não era prioridade, hoje, pagam um preço alto, pela falta de cultura, conhecimento, oportunidades no mercado de trabalho, sofrem com o preconceito e o fato de não ter uma profissão.

    Para implantação desse projeto: Necessitando de doações em material de construção em geral. Nossa Organização não tem fins lucrativos ou é ligado à partido político ou religião, tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da cidadania. Dedica-se às ações voltadas à divulgação de informações sobre os direitos sociais e desenvolver projetos destinados a crianças, jovens e adolescentes, às minorias, aos idosos e às pessoas com necessidades especiais.

    Criamos um centro de apoio: Para atender portadores da Hanseníase (doença popularmente conhecida por LEPRA) acolher, orientar vitimas de maus tratos, vitimas crimes violentos, homicídios, fazendo denúncias às autoridades Judiciárias e a Comissão de Direitos Humanos, da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, atualmente prestamos orientações, assistência jurídica, encaminhamentos para órgãos públicos e doações em cadeira de rodas, material escolar, muletas, alimentos, produtos ortopédicos (calçados, botas, palmilhas).

    Quando a situação socio-econômica da região: Trata-se de uma comunidade, em que as famílias vivem abaixo da linha da pobreza, na mais completa miséria, excluída da sociedade. As famílias em sua maioria: São pobres, vivem pedindo esmolas de porta em porta, para tentar sobreviver e matar a fome de seus filhos.

    Na região: Não temos industrias, as pessoas vivem sem emprego, cultura, lazer, educação, por esse motivo acreditamos que a construção desse espaço comunitário, que será transformado em uma oficina escola, será a saída para educarmos os adolescentes e jovens da comunidade.

    Nosso trabalho social: Tem como fundamento à solidariedade e o amor ao próximo, não dispomos de recursos financeiros, os custos para manter as atividades da Entidade, são contribuições dos diretores, membros e voluntários.

    Contrapartida da Entidade:: mão-de-obra humana voluntária, disponibilidade de toda diretoria, voluntários e demais membros da instituição trabalhar na execução do projeto sem ônus ou custo e o terreno,

    2. Nome e descrição do projeto

    Projeto Assistencial Construindo o Amanhã,

    Foi idealizado e é coordenado pelo Sr. Anísio Antonio Izidoro, 49 anos, dedica-se ao seu projeto de vida, casado, pai de duas filhas, trabalha com famílias carentes há vinte e seis anos, conforme pode ser verificado em reportagens de jornais e documentários.

    Nosso objetivo é oportunizar o individuo, para adquirir competência e qualificação profissional. O mundo atual necessita de pessoas, com determinação, conhecimento e uma formação mais polivalente para enfrentar uma sociedade, na qual a palavra mudança é constante, o futuro se apresenta cada vez mais imprevisível, sem educação, uma profissão ou qualificação profissional definida é impossível conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Investir em educação e conhecimento é acreditar no futuro.

    O problema agrava-se a partir do momento que adolescentes em idade de trabalho, apresentam-se ociosos, sem perspectiva de crescimento, ficando a mercê da marginalidade que se faz presente em nossa comunidade, acabam se envolvendo com o trafico de drogas e a criminalidade por falta de oportunidades e perspectiva apresenta baixa estima, por não acreditar mais no futuro, teremos a maior oportunidade de mudar tudo isso, basta tentarmos.

    A partir da visão de que é através da cultura, educação e esporte para todos, fatores esses importantíssimos de transformação na nossa sociedade.

    Têm nos causado grandes preocupações às questões relacionadas à cidadania, incluindo as políticas públicas, estamos preocupados e trabalhando para a Promoção de Cidadania e empenhado em Campanhas Sociais.

    Informamos que, está sendo feito um trabalho de valorização e conscientização de jovens e adultos, como reconhecimento das expressões ou manifestações culturais da entidade ligada aos movimentos de reintegração dos portadores de Hanseníase (doença popularmente conhecida por Lepra). Procuramos promover a inserção social dos portadores de hanseníase, de famílias carentes, jovens e adultos, que vivem as margens da sociedade, discriminadas por questões sociais, analfabetismo e culturais.

    § Prioridade 1: – Acesso aos serviços de base
    Criar mecanismos e ações concretas visando garantir os direitos sociais e políticos das populações marginalizadas e/ou vulneráveis da nossa região. Reduzir a pobreza, salvar vidas das crianças e famílias vitimas da discriminação, que vivem as margens da sociedade, sem esperança de mudança de vida, permitindo que a comunidade se desenvolva através de seus próprios méritos, basta dar condições e oportunidades.

    § Prioridade 2: – Emprego e Geração de Renda
    Buscar soluções concreta e efetiva entre a sociedade civil e as autoridades, visando a melhorar a qualidade de vida da comunidade, promover, entre outros, iniciativas econômicas que criem oferta de emprego e as possibilidades de geração de renda e assim contribuir à inclusão e à coesão social local.

    § Prioridade 3: (Buscar diálogo com às Autoridades Locais)
    Reforçar o diálogo e a sinergia entre as organizações da sociedade civil, o setor privado, as autoridades locais com a intenção de criar condições para que as demandas das populações urbanas desfavorecidas sejam levadas em conta na elaboração e na execução das políticas públicas, que são necessárias e urgentes.

    Estamos somando esforços, para a captação de recursos, a nossa comunidade, é uma das regiões com o piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da região metropolitana de Belo Horizonte. Desenvolveremos, um Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável.
    O Programa tem como objetivos a geração de trabalho e distribuição de renda, a conservação ambiental, a prática da cidadania e a promoção da educação de qualidade por intermédio do fomento concomitante e articulado dos Capitais Ambiental, Produtivo, Humano e Social.
    Criado em 1985, o Idealizador e Coordenador do projeto assumiu o compromisso de lutar pelas pessoas carentes, especialmente os portadores de hanseníase, no ano de 1996, juntamente com alguns voluntários, fundou uma entidade para legitimar o trabalho social, que era desenvolvido de forma anônima. No ano de 2007.
    A entidade foi reestruturada e assumiu uma nova missão de educar para a vida, pelo trabalho, para valores éticos e morais, focando o jovem e visando sua formação como indivíduo responsável, autônomo, participativo e solidário. Buscamos a formação de adolescentes protagonistas capazes de escolher e construir a vida que desejam para si, conscientes dos seus direitos e deveres como cidadãos e interessados em valorizar, transformar e desenvolver a localidade onde vivem.
    Custo total do projeto: R$ 52.922,00

    PARA DARMOS INICIO AS OBRAS: Necessitamos de doações em material de construção em geral

    Valor da primeira fase da obra: Total Geral: 42.922,00

    Medida do terreno 33 X 37

    As ações sociais realizadas foram idealizadas e é coordenada pelo Sr. Anísio Antonio Izidoro, que em parceria com o CONSEP, Conselho Comunitário de Segurança da Comunidade. Desenvolvem projetos comunitários.

    Vamos buscar parcerias com a Prefeitura Municipal de Betim, para que nos ceda mão-de-obra (pedreiros, serventes, carpinteiros e armador).

    As obras serão realizadas em regime de mutirão por voluntários da comunidade, especialmente as famílias, que são atendidas pelo projeto, para reduzir o custo da obra. Totalizando aproximadamente R$ 30.000,00

    No caso dessa proposta apresentada pela nossa Entidade, para uma parceria é para atender os anceios e às demandas da comunidade. Esta parceria deve ser mais do que um simples canal de transferência de recursos.

    Desejamos que haja participação efetiva e cobrança dos investidores, na prestação de contas, na elaboração, execução, avaliação e no desempenho das ações propostas, inclusive no planejamento e na implantação dos cursos, fiscalizar e conferir a prestação de contas aos parceiros ou patrocinadores.

    Pareceria formal técnica com o Instituto Yara Tupynambá
    O Instituto Yara Tupynambá é uma sociedade civil sem fins lucrativos, foi fundado em 10 de janeiro de 1987 (Registro nº. 66.931 do Livro A – Cartório Jero Oliva).
    Sua sede atual é localizada à Rua Espírito Santo, 1481, Bairro Lourdes – Belo Horizonte – Minas Gerais, os telefones de contato são 55 (31) 3213-3948 ou 55 (31) 3222-5196 e o e-mail: instituto@yaratupynamba.org.br.
    Seu Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas tem o nº. 22.644.074/0001-01, sendo isento de inscrição estadual.
    É uma entidade reconhecida como de Utilidade Pública Estadual: Lei 15.068 de 31/03/2004 e Utilidade Pública Municipal pela Prefeitura de Belo Horizonte, pelo Decreto nº. 9.328, de 13/08/97 e tem registro no CPC (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas de Natureza Cultural) – conforme disposto na Lei Nº. 7.505, de 02/07/1986, em 21/09/87 sob o nº. 31.002984/87-33.
    Ao longo de quase duas décadas, o Instituto Yara Tupynambá vem desenvolvendo importantes trabalhos, não só de apoio às artes plásticas, como de incentivo a todas atividades culturais e educacionais em Minas Gerais. Nos últimos anos (a partir de 1996), em sintonia com as novas demandas históricas e sociais, o Instituto vem organizando cursos, de forma isolada ou em parceria com outras instituições, visando qualificar ou re-qualificar trabalhadores, dentro da área de abrangência dos Planos Estaduais de Qualificação de Minas Gerais. Podem ser citados, da mesma forma, projetos executados atendendo demandas dos municípios de Minas Gerais.
    Além disso, realizou eventos e exposições e editou álbuns, cumprindo o papel traçado desde a sua criação.

    Atividades Culturais e Educacionais

    Arte e Artesanato: Artesanato em Bijuterias; Artesanato em Material Reciclado (papel, jornais, revistas e garrafas); Artesanato em Bambu (móveis, adornos e cestarias); Artesanato em tecido (modelagem, confecção, pintura, bordado, decopagem e pedraria); Artesanato em Cerâmica (Design, Modelagem e Pintura); Artesanato em Fibras (Palha de Milho, Bananeira, Coqueiro, Taboa, Cipós, Cordas e Sisal); Artesanato em Pedra Sabão; Artesanato em Porcelana e Artesanato em Tear Chileno.
    Construção Civil: Pedreiro de Alvenaria; Pedreiro de Acabamento; Pintor; Eletricista Instalador; Bombeiro Hidráulico; Jardineiro; Carpinteiro e Oficial de Construção Popular.
    Moda e Confecção: Corte e Costura, Confecção de Peças Íntimas, Modelagem, Linguagem da Moda (Francês) e Desenho de Moda.
    Culinária: Confecção de bolos, doces, salgados e pães caseiros. Curso básico de Panificação.
    Informática: Introdução a Informática; Editores de Textos; Planilhas Eletrônicas; Banco de Dados e Edição Gráfica.

  79. Túlio Faria disse:

    Bom dia!
    Eu sou um Cirurgião-dentista especialista em Ortodontia e gostaria de criar uma Ong na saúde bucal, homenageando minha irmâ dentista que morreu aos quarenta e três anos de idade por infecção hospitalar na Beneficência Portuguesa em Campinas, como dou os primeiros passos.
    Túlio Faria

    R: Os primeiros passos para montar uma ONG é conseguir mais pessoas interessadas na missão da organização para que possam compor a diretoria e assim iniciarem os trabalhos. Comece divulgando sua intenção para pessoas amigas e familiares. Depois é só seguir os passos que tem no texto para criar legalmente a ONG. O trabalho também pode começar antes de legalizar, é uma forma de fortalecer os laços entre os envolvidos e o ideal da ONG.

  80. eduardo antunes disse:

    tenho o objetivo de criar uma ong que facilte as pessoas desenvolverem suas aptidoes filosoficas e encaminhalas a cursos palestras e facilitar a entrada dos mesmos em cursos de filosofia e artes desenvolver isso para as pessoas mais carentes pq sao eles que nescessitam penssar de um modo diferente hoje em dia,afinal o mundo e de todos e como encontrei grandes dificuldades em densenvolver isso no estado onde vivo queria montar um pequeno instituto pelo menos na cidade onde eu moro.

    R: É uma bela iniciativa. Mas, para conseguir montar esse instituto você precisará de outras pessoas que compartilhem de seus objetivos, para que possa registrar a entidade.
    Começar pelo seu município é uma boa alternativa e, aos poucos, ir expandindo.

  81. eduardo antunes disse:

    se alguem estiver interessado em compartilhar conhecimentos sobre o assunto e tentar melhorar nossos meios de incentivar a buscar pela verdade e so entra em contato comigo eduardo_antunes@hotmail.com e presciso melhorar o mundo onde vivemos pra que as futuras gera;oes encontrem meios mais simples para buscar a verdade filosofica pessoal que nos aguarda em cada esquina.

  82. vanessa disse:

    Trabalho numa ONG estrangeira e a mesma está com intenção de abrir um núcleo/filial/extensão no Brasil.Isso é possível?Como iniciar esse processo?

    R: É o mesmo processo de abertura de uma ONG, com registro de estatuto e CNPJ.

  83. Anibal Pereira Batista disse:

    gostaria corresponder com voces, porque voces sao capazes de nos ajugdar levar a cabo a nossa nova ONG que estamos atratar de criar no nosso pais Guine-Bissau, ja depositamos o nosso o Estatutos e Regulamentos Internos da Associaçao junto do nosso Tribunal, a nossa associaçao chamo-se Associaçao Amigos Luta Contra Migraçao Clandestino dos Africanos – A.A.L.C.M.C.A..

    Gostariamos que nos ajuda criar a Organigrama Funcional da ONG e forma de conseguir o financiamento para fazer funcionar este ONG muito importante para o nosso pais

    chamo-me Anibal Pereira Batista,nascionalidade Guineemnse da Guine-Bissau, Engº Informatico de profissao, formado na Republica de Cuba nos aos 90, casado pai de duas filhas, trabalho na Comissao Nacional de Eleiçoes – C.N.E, responsavel pela area de Estatistica e Informatica da C.N.E. da Guine-Bissau

    R: Apenas o organograma funcional da ONG não é suficiente para a conseguir financiamentos. É necessário o desenvolvimento de projetos e planejamentos. Posso te indicar uma instituição portuguesa de amparo a imigrantes lusófonos. Acho que seria interessante compartilhar informações com eles, inclusive, por estarem buscando parceiros. O site da instituição é http://www.lusofonia.com.pt/

  84. Priscila disse:

    Olá,
    Sou fisioterapeuta e enfermeira e como profissional de saúde acredito na educação como forma de prevenção e garantia da saúde da população por isso eu e mais duas amigas queremos montar uma ONG especializada em dar palestras e cursos relacionados ao cuidado com a saúde como DST/AIDS, gravidez na adolescencia, drogas, etc.

    Por isso gostaria de saber se é necessério criarmos uma associação tipo precisamos ter algum trabalho já feito e comprovado para depois criarmos uma ONG.
    Também gostaria de saber se há necessidade de se ter contador e advogado da propria empresa ou eles podem ser contratados só como prestadores de serviço?
    e também como não temos renda para bancar isso tudo como poderíamos fazer para ter estes profissionais sem custo algum!

    R: Não é necessário ter experiência anterior para abrir uma ONG. Contadores e advogados podem ser terceirizados e pagos apenas em casos pontuais, como na preparação da documentação para registro da ONG.
    Para ter sem custo, pode conseguir voluntários ou alguém que pague os profissionais para você, como a Secretaria de Educação e/ou Saúde do seu município.

  85. Icaro Constantino Fernandes Labato disse:

    Gostaria de montar uma ONG direcionada ao ensino de informática, como posso fazer isso. Queri modelos de estatutos e documentos necessários.

    R: Os modelos de estatutos e documentos necessários você encontra facilmente na Internet.

  86. Mikarla disse:

    Olá!!
    sou presidente de uma associação de moradores , onde temos uma carência em todos os sentidos , visando isso , sonho em montar uma ong para oferecer algum tipo de assistência às crianças e jovens q temos aqui , temos uma quadra de esportes e algumas salas , álem disso , apenas idéias e muito boa vontade .
    gostaria de uma orientação mais completa sobre o assunto e como dar o primeiro passo .

  87. Rafael Dias disse:

    Gostaria de montar uma ONG de para inclusão digital para crianças indigenas e carente na minha cidade no Mato Grosso do Sul. Trabalho como professor de informatica, moro proximo de comunidades carentes na qual se tem muitos indigenas alem de negros e brancos, vejo as crinaças crescerem a margem a sociedade tornando se adultos violentos e marginais. Como faço?? quem pode me ajudar financeiramente como esse projeto??…grato Rafael

  88. neto disse:

    Ola eu sou do rio grande do sul,sou apaixonado pela natureza e costumo acampar em uma reserva em uma cidade proxima a minhaeu e alguns amigos tivemos a idéia de montar uma ong para proteger esta area pois o pessoal começou a descobrir ésta reserva e estao indo aos bandos acampar la e acabam cortando arvores e deixando lixo por la;nóssa ong teria como principal funçao limpar e concientizar o pessoal a nao destruir a natureza assim como tambem temos projetos de organizar escursoes de escolas publicas tambem com fins de concientizaçao;estamos dispostos a radicalizar abandonar tudo e nos mudarmos para la e trabalhar em tempo integral somos todos adultos e temos conciencia deste passo!
    só que nós precisariamos do apoio do governo para concluir nósso projeto.
    entao te pergunto:qual os passos deveremos tomar?
    este é um sonho de infancia por isso nao pósso desistir!!!
    abraçao!

  89. Olá,
    quanto tempo, em média, dura o processo de abertura de uma OSCIP?

  90. Salvador de Faria disse:

    Gostaria de receber os requisítos nescessário,
    bém como cópia formal; ¨modelo¨ de um proscesso para
    constituir (abrir) uma ÖNG¨ de proteção ao meio ambi-
    ente; instrução, preservação, recuperaão e proteção
    ao meio ambiente.

    R: Nos links no final do texto que você leu encontrará todas as informações adicionais que precisa.

  91. Marilene E. Santos disse:

    Olá, bom dia!
    Chamo-me Marilene moro aqui em Salvador e, gostaria de saber de vcs.o que devo fazer? Pois, moro em um apartamento pequeno e estou sofrendo com os meus animais.Porque estão presos em um ambiente fechado e pequeno para eles. Trata-se de: 02 cachorros e 03 gatos.
    Gostaria de saber se posso colocá-los internados em alguma ong aqui de salvador? E, qual vocês me indicariam?.
    Espero a resposta de vocês através de meu e-mail
    Obrigada!

    R: Não conheço nenhuma ONG específica em Salvador. Mas, porque você não coloca os seus animais para adoção?

  92. Leila Ossi disse:

    Estou prescisando de ajuda. Ja liguei para diversas Ongs aqui em BH, pois estou com uma cadela, que apareceu em minha rua e esta a uns 15 dias dormindo no meu passeio. Tenho alimentado e cuidado dela dentro dos meus limites, pois já possuo uma cachorra e não tenho quintal, nem um local para abrigá-la melhor. O pior é que ela esta para ter filhotes por estes dias. Como deixa-la na rua… Por favor quem tiver uma soluão entre em contato comigo. Email: leilaossi@bol.com.br ou 99.57.36 81. Obrigada Leila.

  93. Sthefany disse:

    De onde vem os recursos para as Ongs no Brasil?
    qual o conceito e o que caracteriza uma Ong e o que a deferencia das demais instituições?
    Abraço!

    R: Os recursos das ONGs vêm de doações de empresas e pessoas físicas, que podem ser recursos financeiros, físicos, ou mesmo humanos, com o voluntariado.

    ONGs são organização não governamentais, que não têm fins lucrativos e se prestam a solucionar problemas sociais e ambientais. Você poderá encontrar informações mais completas no site da RITS (www.rits.org.br).

  94. Ana Lucia disse:

    Faço parte de uma ONG principalmente voltada para ações sociais na área de saúde preventiva (medicos, laboratórios, psicologos, fonoaudiólogos, nutricionistas, dentistas, fisioterapeutas, enfermeiros) mas temos também advogados, terapeutas alternativos. Ela já está registrada, com CNPJ, estatuto. Gostaria de saber quais são os próximos passos para legalização em todas as áreas necessárias.

    R: Você deve pesquisar as áreas de atendimento da ONG e verificar quais os órgãos de registro, verificar a documentação necessária e encaminhá-la. Por exemplo, para a área de assistência social há o CNAS.

    • Fabiola disse:

      Oi Ana Lucia, eu gostaria de saber em que Estado vc reside. Eu moro em Huntington-In e estou retornando para o Brasil em breve…..eu estou com ideia de fundar uma ONG ou Associacao.Estarei residindo no litoral de SP e se vc estiver perto, eu gostaria de algumas informacoes. Acredito que vc pode me passar algumas informacoes que necessito. obrigado! Entre em contato comigo se possivel: dstetzel@ctlnet.com

      • Juliana Braga disse:

        Olá, trabalhamos com um grupo de crianças e jovens em um espaço de uma igreja, onde já possuimos um grande n° de voluntários (atividades realizadas somente aos sábados). Já estamos nos organizando para abrir uma Ong voltada aos jovens, a fim de lhes proporcionar um ensino profissionalizante. Para este caso, como devo proceder?

        Obrigada!

        R: Os trâmites para abertura de uma ONG dessa natureza são os mesmos do texto que você leu. Para mais informações, sugiro buscar o apoio de um advogado ou contador.

  95. OLA AMIGOS!ESTE SITE E DA MINHA IGREJA, QUERIA DAR CONTINUIDADE AO TRABALHO PROMOÇAO SOCIAL, AMO AS CRIANÇAS,E NAO POSSO VER UMA PESSOA EM SITUAÇAO DIFICIL QUE NAO MEÇO ESFORÇOS, POR ESTA RASAO TENHO VONTADE DE FUNDAR UMA ONG, RETIRAR DA RUA, PESSOAS ALCOLIZADAS, DROGADAS,MAUS TRATOS A ANIMAIS SOU CONTRA, E TENHO PAVOR, JA VIVEMOS ISTO COM NOSSOS ANIMAIS,QUERO PODER SER UTIL PELO PERIODO QUE PERMANECER AQUI NA TERRA E PODER SEMEAR PARA CONTINUAREM COM O ´PROJETO JUNTOS PODEMOS VENCER,SEJA UM VENCEDOR!!!(JPV)APOIEM….QUERO SABER COMO PROCEDER PARA REGULARIZAR ESTE SONHO MUITO GARTO E MUITA PAZ.DEUS ABENÇOE A TODOS VCS AI….GRATO CLAUDIO…POR UM MUNDO MELHOR, EU SEI QUE EU NAO VOU MUDAR O MUNDO MAS POSSO TENTAR PELO MENOS AO MEU REDOR DIMINUIR A DOR…….VAMSO DAR AS MAOS E VENCER!!!!

    R: A regularização do projeto pode ser feita através da própria igreja, uma vez que ela se classifica como associação sem fins lucrativos.

  96. vanessa disse:

    quero só montar um jornal de bairro comunitario

  97. wanessa barboza de assis disse:

    Bom dia!
    Com este site está tirando muito as minhas dúvidas, sou de Volta Redonda estado do Rio de Janeiro. Nós temos uma farmácia comunitária a 20 anos, uma clínica de fisioterapia comunitária a 4 anos e agora no dia 01 de julho de 2.009, nós montamos outra clínica de fisioterapia comunitária em outro bairro carente com fisioterapeutas formadas. O que está sendo difícil é manter porque o custo é muito alto e nós estamos querendo legalizar para conseguir recursos. O honorário do advogado nós sabemos. Você tem como nos informar em média o custo do cartório para finalizar a legalização? Desde já agradeço.
    Wanessa Barboza

    R: Infelizmente, os custos de cartório variam de uma localidade para outra, é difícil especificar o valor. Mas, não deve ser mais caro do que o honorário do advogado.

  98. Tássia Tavares disse:

    Oi eu sou formada em ciência sociais e tenho uma amiga formada em publicidade nós estamos querendo montar um espécie de institudo para tentar desenvolver o meio academico de nossa cidade que é Macapá porém não sabemos muito bem como enquadar o que qres podemos nos dar uma força!

    R: Se você me der mais detalhes sobre esse instituto talvez possa ajudar com ideias.

  99. Antonio Alberto de Jesus Araujo disse:

    Gostaria de ter uma parceria com firmas ou empresa para uma abertura de uma ong,para ensinar cursos profissionalizante sou pedagogo especialista em Deficiencia Mental tenho um pequeno espaço so estar faltando custo, se alguma empresa ou pessoa estiver interessada em montar uma ong para tratar de ensino profissionalizante para deficiente mental multiplas mande.
    Ja trabalho no ramo a 16 anos e nao atenho verbas para abrir uma ong. ou escola profissionalizanate para deficiente mental multiplas.

    R: Sua proposta pode ser encaminhada diretamente para uma empresa (sem precisar ser ONG). Você identifica na sua cidade alguma empresa que teria interesse em realizar cursos profissionalizantes para deficientes como forma de sua responsabilidade social? Essa pode ser uma alternativa.

  100. alberto fernandes disse:

    Tenho uma ong estou a procura de conseguir financiamento para alguns projetos.Aonde conseguir?

    R: Para conseguir recursos é preciso ter um projeto e um mapeamento de potenciais parceiros.

  101. josy disse:

    estou montando uma associação, e devido a mundaças na legislação recebi informações que para dar entrada na secretária da fazenda não é mais obrigatório ser por um contador ou advogado. isso é verdade?

    tenho um site da juceb quando dou encaminhamento dos papeis tenho que preencher os dados empresariais esse dados são do presidente?

    R: Infelizmente, não tenho acompanhado as alterações na legislação.
    Por garantia, sugiro perguntar isso diretamente a um contador ou advogado.

  102. Márcio Maia disse:

    Boa Noite, estou escrevendo um projeto social ligado a cultura (Centro Cultural). Para viabilizar patrocínio e da continuidade a esse projeto tenho que ser pessoa juridica e ter o CNPJ (Oscip) ou posso ser pessoa física?

    Obrigado,
    Márcio.

    R: Para projetos culturais, você pode conseguir patrocínio como pessoa física. Contudo, se você quer montar um Centro Cultural, o melhor é ter CNPJ. Dependendto também do patrocinador, se for federal, por exemplo, há necessidade de ter o título de OSCIP.

  103. pergunta disse:

    como poderia monta um estatuto precesor de ajuda se possivel. manda alguns exemplos ou um estatuto ja pronto pra eu te uma ideia obrigado

    R: Se digitar no Google “Modelo de Estatuto Social” surgirão vários modelos

  104. Celso Aparecido da Silva disse:

    Minha mente esta se abrindo com respeito a ONGs, eu e uns amigos estamos formando uma para o combate as drogas, iremos dar palestras nos colégios e igrejas,vistaremos as clinicas para dependentes e aos familiares dos internos. Por favor me oriente nos passos para formar esta ONG. Obrigado.

    R: O texto que você leu tem as informações necessárias. Deverá haver uma assembleia com aprovação de estatuto e eleição da diretoria, essa documentação deverá registrada em cartório e encaminhada para a junta comercial para realização do registro e obtenção do CNPJ.
    Contudo, os trabalhos voluntários não precisam desse CNPJ para começar, não é?

  105. daianny teles disse:

    olá,
    Estou montando uma ong e vi que há diferenças entre ongs e oscip. Poderia me eclareçer quais são?

    R: ONG é a denominação dada a organizações do Terceiro Setor, que em sua maioria, são associações sem fins lucrativos. OSCIP é um título dado para associações que cumpram determinadas exigências legais.
    No seu caso, sugiro primeiro montar uma associação.

    Há uma novidade no blog, na área “Cartilhas” que acredito que irá ajudar.

  106. Vilma disse:

    meu sonho é participar de uma ong que cuida de animais abandonados .Aqui em minha casa ,tenho 47 caes os quais estavam nas ruas de minha cidade ,abandonados sendo maltratados,alguns com sequela de envenenamento.enquanto eu puder vou cuidando de todas eles,porem ,como já disse minha vondade é ter um grupo para que futuramente possa assumir esse compromisso de cuidar desses animais por mim.
    Obs: A maioria deles já estão castrados.

    R: Já procurou em sua cidade se não há uma ONG de proteção aos animais? E o centro de zoonoses do município? Todo município precisa de um, se não houver, você pode incentivar que tenha.

  107. nelson dos santos domingues disse:

    estou montando uma esclonha de futebol para tender 150 crianças na faixa etária 06 a 17 anos em meu municipio porto grande que fica a 100km da capital macapa estou precisando de ajuda com parceiros para conseguirmos coletes camisa shortes e meios para dar inicio no projeto se alguem se interessar estamos enviando o projeto se alguém conhecer algum empresário do ramo futebolistico ou alguma empresa que possa nos ajudar me envie resposta e endereço nossas crianças e adolescentes ficaram gratos

  108. Luciana disse:

    Eu montei um grupo de voluntários pra ir aos hospitais cortando cabelos,fazendo barba,doando material de higiene pessoal,mas o trabalho está crescendo muito rápido e sinto a necessidade de legalizar pq a cada vez preciso de mais material,e pra poder pedir as doações a empresas seria necessária a legalização,mas não tenho idéia de como formar a ONG,preciso de ajuda!

  109. Janns Ribeiro disse:

    sou presidente de uma associação de trabalhadores rurais, porém qual a possibilidade de sermos ajudado por uma ong

  110. Stanley disse:

    Olá já reunimos 4 pessoas em prol da criação de uma oscip em nossa cidade, eu sou funcionário público, os outros integrantes são um vereador e 2 empossados em cargos de confiança, 1ª pergunta haveriam problemas quanto as nossas profissões? Essa ong funcionaria com verbas públicas, se não houver problemas qual seria o próximo passo ?

  111. Rogério Sotero disse:

    Oi bom dia,

    Um vereador da minha cidade me convidou para criarmos um ongs.Por ele ser vereador teria algum problema?

  112. naneiva disse:

    ola quero abrir uma org de animal
    ja estou com muitas pessoas interessando
    mas preciso de uma orientacao
    para abrir dentro das lei
    preciso saber como comecar formatar um estatuto
    porfavor entre em contato

  113. judite Stoeberl Raither disse:

    Trabalho No Conselho Tutelar de Rio Negrinho, e vejo que preciso fazer alguma coisa para ajudar crianças e adolescentes, penso em projeto ou ong, mas não sei por onde começar; por favor envien idéias

    • ZAQUEU CASTILHO disse:

      OLÁ JUDITE… EU TENHO UMA ONG EM QUE ESTA INCLUSO NO MEU ESTATUTO VÁRIAS ATIVIDADES E UMA DELAS É A QUE VOCÊ PRECISA. TUDO QUE EU POSSO FAZER PARA TE AJUDAR É PROPÔR UMA PARCERIA. COM CERTEZA IREMOS TER ÓTIMOS RESULTADOS. EU JÁ TENHO PARCEIRO QUE TAMBÉM GOSTARIA DE TER UMA ONG, HOJE ELE ESTA MUITO SATISFEITO EM SER NOSSO PARCEIRO. CASO HAJA INTERESSE OU DÚVIDA ME LIGUE.
      (17)3542-2659

  114. omar maia dos santos disse:

    Prezados

    Gostaria de saber como faço para conseguir uma cópia de um estatuto para montar uma ONG que possa atender crianças portadores de necessidades especiais, será que voce pode me ajudar?????
    Moro em Manaus, e, tenho uma filha portadora de síndrome de down, e gostaria de poder montar uma ONG para poder ajudar crianças e adolescentes portadoras de necessidades especiais.
    Um abraço e fico no aguardo de uma resposta.

  115. janete disse:

    Quero saber como montar uma ONG? Sou professora da rede publica aqui em minha cidade e hoje estou atuando como diretora de uma creche e pré escola e hoje vejo as dificuldades dois pais para poder trabalhar e nâo ter com quem deixar seus filhos, e não ter condiçoes financeiras para poder pagarem uma creche em horário entegral.e as vagas que temos não é suficiente Tivemos a ideia de montar uma creche, pois tenho o espaço físico e profissionais qualificados.Só não temos informaçôes necessarias para montar tal orgão; informaçôes tais como : esta escola tem como virar uma ong, eu posso abrir uma pre escola e creche junto quantidades de funcionários, os cargos, e os órgaos a quem procurar. Desde já agradeço a atenção e espero um retorno.

  116. Rogerio disse:

    Ola trabalho com um projeto social na minha comunidade ja a quatro anos lecionando fut-sal para crianças de 09 a 14 anos , mas nos falta muitos recursos pois é um trabalho voluntario , pretendemos agregar atividades do tipo (reforço escolar ,aulas de ingles ,e autras modalidades esportivas )e gostaria de saber como posso formar uma ong , Pois necesitamos de parceiros , nos oriente como conquistar parceiros.

    grato .

  117. monica disse:

    olá quero montar uma ong (abrigo) para proteção aos animais, como faço?

  118. ZAQUEU CASTILHO disse:

    OLÁ … EU TENHO UMA ONG DESDE 2008 E ESTOU COLOCANDO ELA EM ATIVIDADE ESTE ANO. PRECISO DE PARCEIROS, COLABORADORES E PESSOAS QUE PRETENDEM AJUDAR MAIS PESSOAS. MINHA ONG ESTA FOCADA EM MAIS DE 10(DEZ) ATIVIDADES. O NOME DELA É “PROFAMIS”(Projeto familia e inclusão social). TODAS AS PESSOAS QUE TEM VONTADE DE CRIAR UMA ONG PRÓPRIA, OU ESTIVEREM UM PROJETO IMPORTATE E INTERESSANTE PARA ONGs; EU VOS CONVIDO A ENTRAREM EM CONTATO COMIGO, POIS PODEREMOS SER GRANDES PARCEIROS SEM NENHUMA COMPLICAÇÃO. ME MANDE UM E-MAIL OU ME LIGUE: (17)3542-2659

  119. MÁRCIA LOPES disse:

    NA MINHA CIDADE NÃO TEM NENHUMA ONG QUE CUIDA DE ANIMAIS. ESTOU PENSANDO EM CRIAR UMA. SERÁ QUE SE EU FOR PEDIR TERRENO OU UMA CHACARÁ, NA PREFEITURA ELA ME CEDE UM?
    ESTOU COMEÇANDO A PESQUISAR A FORMA CORRETA DE SE MONTAR UMA ONG DE CUIDADO E PROTEÇÃO AOS ANIMAIS. ASSIM, DEPOIS COMO CONSEGUIR PARCEIROS E TALS. MAS UMA DÚVIDA PRINCIPAL É ESSA. SE EU PEDIR O TERRENO OU UMA CHÁCARA A PREFEITURA ME CEDE? SE ELA TEM ALGUMA OBRIGAÇÃO NISSO OU ALGUMA COISA DO TIPO.
    DESDE JÁ AGRADEÇO.
    E QUE OS ANIMAIS DA MINHA CIDADE E REGIÃO TENHAM ALGUM LUGAR QUE POSSA CUIDAR DELES.
    BEIJINHOS

  120. franciane f. disse:

    ola,atuo no terceiro setor a 3 anos, porem sempre como funcionaria de ong,estou montando uma ong que tratara de inclusao digital,gostaria de saber,ja que vou me dedicar 8 horas por dia,para administrar e coordenar a ong,se por lei posso receber um ajuda de custo ,que sera retirado das captações feitas pela ong .

    vila velha es.17 de maio 2010

  121. Fred disse:

    gostaria de saber se uma entidade ong que tenha projetos onde as pessoas são remuneradas, a ong pode colocar pessoas da entidade para trabalhar e serem remuneras no projeto?

  122. Rodrigo disse:

    Ola, Boa Noite. Eu e uma amiga desejamos criar uma ONG onde treinará profissionalmente jovens de 14 a 24 anos, para que possam ser empregados como menores aprendizes. Gostaria de uma dica de como prosseguir com esse projeto, quais profissionais iremos precisar, alem de instrutor p/treinar os jovens para o mercado de trabalho?

  123. Geraldo disse:

    Sou membro de uma banda de música do interior de Minas Gerais e gostaria de saber se ela pode ser tansformada numa ong, visto que presta um serviço social gratuito que é a iniciação musical de crianças, jovens e adolescentes e gostaríamos de melhor e ampliar a nossa atuação. Se possível, o que mudaria e que tipo de benefícios poderíamos ter?

  124. helionaldo disse:

    gostaria de montar uma ong a nivel cultural, eventos e sócios educativos, pois moro numa comunidade que não oferce nenhuma condições de lazer para os moradores.

  125. Cibele disse:

    Adotei 2 cães recentemente, e um deles é completamente cego, e fico terrivelmente triste por querer fazer mais e não ter muito espaço. Diante dos maus tratos e abandono, tentamos ajudá-los, porém a verdade é que não existem lugares que possam recebe-los. Gostaria de saber se algém pode me informar onde e quando o governo faz algo em relação a isso?
    Não tenho espaço para abrigar outros animais, mas sei que podemos fazer uma corrente e juntos ajudar e encaminhar os bichinhos para uma vida de mais qualidade. Se vc pode nos ajudar, entre em contato.
    cibelesantinelli@yahoo.com.br

  126. cinara disse:

    Gostaria de fazer parte de uma ong para animais tenho 12 anos mais vendo o que o ser da nossa raça fazem com os bichinhos não aguento ficar parada e me calar…Queria saber se posso ajudar alguma ong em alguma coisa por favosr me responda por e-mail.Que Deus ilumine essas criaturinha indefesas.

  127. roseli cristina disse:

    TRABALHO EM ONG A MAIS DE 24 ANOS, SEMPRE NO SETOR DE CAPITAÇÃO DE RECURSOS COMO POR EX.OPERADORA DE TELEMARKETING,MAS ESTOU QUERENDO MONTAR UMA ONG PARA EU AJUDAR DIRETAMENTE AS PESSOAS COM CANCER ADULTOS E CRIANÇAS,EU SEI COMO MONTAR ESTATUTO,ATA,SEI UM POUCO DAS EXINGENCIAS DA LEI, MAS EU NAO POSSO TRABALHAR SEM TER UM SALARIO PORQUE EU SEMPRE TRABALHEI REGISTRADA E DEPENDO DE SALARIO PARA VIVER,MAS EU TENHO O DINHEIRO PARA COMEÇAR A ONG, MINHA PERGUNTA É SE EU MONTAR ESSA ONG TUDO DENTRO DAS LEIS,TER FUNCIONARIOS REGISTRADOS TUDO CERTINHO, POR EU SER A PRESIDENTE DA ONG EU POSSO ME REGISTRAR COMO PRESIDENTE E TER UM SALARIO? LOGICO DENTRO DA LEI PAGANDO TODOS OS EMPOSTOS COMO UM TRABALHADOR COMUM, JA FALEI COM 3 CONTADOR MAS CADA UM ME FALA UMA COISA, UM DISSE QUE POSSO TER RETIRADA DE SALARIO MAS NAO POSSO SER REGISTRADA, OUTRO DISSE QUE SE EU FOR TER REMUNERAÇÃO EU DEVE SIM ME REGISTRAR E PAGAR TODOS OS EMPOSTOS DENTRO DA LEI, EU PRECISO SABER DISSO COM CERTEZA,PORQUE NAO QUERO CORRER RISCO DE DAR PROBLEMAS COM A JUSTIÇA ELES FECHAREM O MEU TRABALHO,A ONG VAI SE MANTER ATRAVES DE DOAÇÃO EM GERAL NAO TERA A JUDA DA PREFEITURA OU DO ESTADO.POR FAVOR PESQUISE AI PRA MIM E ME DE UMA CERTEZA ASSIM TRABALHAREI MAIS TRANQUILA,POIS MORRO DE MEDO DE IR PRESA OU DE POLICIA. MUITO OBRIGADA, ME RESPONDE VIA E-MAIL OK

  128. ANA PAULA disse:

    Gostaria que me ajudassem a esclaerecer algumas duvidas sobre como abrir uma associação,pois realmente eu nao sei:
    sou atleta e gostaria de abrir uma ASSOCIAÇÃO/ONG/FUNDAÇÃO para desenvolver o esporte no meu estado com a realização de torneios e auxílio na captação de recursos para patrocínio a atletas ja existentes.
    -Qual destas seria mais indicadas para mim fundação, ONG ou associação?
    -Posso abrir com os membros da minha família?
    -Posso ter o escritório da “entidade” na minha casa?

  129. ari almenara disse:

    Gostaria de saber se uma ong ela pode ser como uma cooperativa mas voltada ao meio ambiente , onde podemos é dar assisitencias pra sitiante e fazendeiros como adequar a sua produção sem afetar o meio ambiental, como instruir tecnicos da ong para instruir como manejo florestal, é implementar iso 14000 e muito mais…fico agradecido pela resposta…desde já..

  130. luciene disse:

    moro numa praia do litoral de sao sebastiao, e gostaria de montar uma ong em prol dos adolescentes que estao muitos despreparados, por morarmos num lugar sem desenvolvimento. despreparados pro mercado de trabalho, precisamos de cursos, muitos cursos. os interessados, por favor entre em contato. lucia_matos_5@hotmail.com

  131. paula fernandes disse:

    Evelyne, seguinte: quero montar uma ONg para atender com florais crianças com déficit de aprendizado causado por qsq razões na Faetec, por exemplo, aqui no Rio. Para isso preciso que o custo dos florais seja custeado pela ONG, isso é possível??

  132. julio disse:

    ola gostaria de saber como iniciar uma ong em pro das familias

    onde consigo modelos de documentos projetos em andamento e sites que possam nos ajudar a iniciar nosso trabalho

  133. cileia cristina disse:

    Ola,em 1º lugar gostaria de agradecer,pq si no fosse por webs como estas nao poderiamos cumplir nossos sonhos.
    Eu gostaria de montar uma assosiaçao de ajuda aos animais, somos amantes de cachorros e todos os tipos de animais, na cidade onde moramos nao existe canil, e meu pai vai levando todos as casa,o problema esta que generao muitos gasto e pensamos que assimpoderiamos organizar um pouco melhor.
    Nosso principal problema é que nao temos um terreno adequado,pois ai vao minhas perduntas…
    1º existe alguma maneria de que a prefeitura da nossa cidade se vese um pouco como obrigada a colaborar com um terreno já que na cidade nao tem canil?
    2º quais seriao os primeiros passos para exigir eso?(já que minha familia e amigos estamos dispostos a montar e manter a associaçao sem ajuda da mesma prefeitura)

  134. Jorge Eduardo disse:

    Evelyne
    Primeiramente gostaria de parabenizar pelas informações em seu site que é grande valia para quem pretende montar uma ong. As informações são precisas e esclarecem muitas dúvidas, principalmente nas questões jurídicas e administrativas.
    Tenho apenas uma dúvida, estamos montando uma ong ambientalista na qual temos 05 membros entre biólogos e técnicos agrícolas. Posteriormente, vamos pretender a qualificação como OSCIP, e conforme pesquisei tem-se a necessidade de um conselho fiscal.

    Queria saber se posso fazer menção do referido conselho no estatuto, e preencher os referidos cargos quando for requisitar junto ao Ministério de Justiça a qualificação como OSCIP? Ou seria melhor, após determinado tempo alterar o Estatuto para se adequar aos requisitos para a qualificação?

    Obrigado
    J. Eduardo

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 78 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: