Desenvolvendo Ações Sustentáveis

Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento de ações que garanta o suprimento das necessidades da sociedade atual sem prejudicar o fornecimento de suprimento para as gerações futuras. Ou seja, preservando e multiplicando recursos, sem esgotá-los.

Sem um novo modelo econômico pautado no desenvolvimento sustentável, muitos recursos deixarão de existir, muitas sociedades deixarão de ter acesso ao que restar e muitos serão os atingidos pela escassez. O que fazer, então, para não permitir que isso aconteça?

Ações dessa natureza são complexas, pois precisam do envolvimento de cadeias e redes de organizações. É necessária uma mobilização conjunta de vários atores da sociedade. E, principalmente, é preciso admitir que os recursos são finitos, sendo a proteção e recuperação do meio ambiente uma das principais preocupações.

O primeiro passo, então, para o desenvolvimento de ações sustentáveis é a conscientização, é trabalhar a educação dos envolvidos de forma que entendam a importância de se trabalhar com esse conceito. Talvez, o mais complexo seja fazer com que apreendam e multipliquem os conhecimentos passados. Fazer com que o que foi ensinado passe a fazer parte do novo modo de vida dos envolvidos. Criar redes de discussão, grupos de trabalho, envolver empresas, comunidades e ONGs.

O segundo passo é estabelecer as áreas de prioridade (meio-ambiente, educação, geração de renda, desigualdade social etc), as atividades que se quer desenvolver e os objetivos que se quer alcançar. A partir daí, desenvolver projetos que envolvam a comunidade, mostrando que cada um é responsável pelo mundo em que se vive. O impacto social deve ser avaliado, os resultados mensuráveis e as metas executáveis.

A execução dos projetos é o terceiro passo. Aqui, é necessário atentar para a sustentabilidade do próprio projeto. Quanto mais conscientização existir, maior o número de pessoas e recursos envolvidos e maior a possibilidade de continuação. É preciso que haja uma equipe dedicada, com pessoas que conheçam os problemas abordados e as soluções propostas.

A gestão do projeto e dos recursos deve ocorrer de forma transparente, com a participação de membros da comunidade, realizando alterações sempre que necessário. Os resultados devem ser expostos à comunidade e as tecnologias desenvolvidas replicadas em outros projetos ou comunidades.

Se todos abraçarem a mesma causa, o desenvolvimento sustentável deixará de ser teoria para ser uma prática constante no mundo.

About these ads

3 respostas para Desenvolvendo Ações Sustentáveis

  1. Oi faco parte de uma ONGs e estamos atras de empresas que financie um dos nosso projeto, e gostaria de sabre se tem interece de olhar nosso projeto. Obrigada aguardo retorno.
    Obrigada

    R: nteresse eu tenho. Mas, em função da minha viagem não poderei me comprometer.

  2. Leandro disse:

    eu não acho certo nos destruirmos o nosso planeta sendo q ele é nossa moradia

  3. rogério disse:

    ola, nosso planeta pede socorro, mas,infelizmente ninguem quer saber de nada vejo que as pessoas hoje pensam somente no dinheiro ou seja pensam no dia de hoje nao olham para o futuro de nossas gerações, nos jornais e noticiarios que vejo só se fala muito em preservar proteger a amazônia mais nada é feito arvores e mais arvores são derrubadas e animais são obrigados a se deslocarem do seu territorio para outro.

    agora eu pergunto será que um dia vamos ver isso parar de acontecer ? Não, porque o homem não reconhece que esta errado e outra coisa o dinheiro fala mais alto, quanto mais se tem mais se quer, por esse motivo o mundo esta como esta e todos nos sabemos que tudo o que esta acontecendo hoje é por falta de soluções e planejamento….

    Gostaria de receber emails de quem leu minha mensagem e me dizer se estou certo ou errrado no que eu disse……………………

    R: Concordo com você em parte. Se você prestar um pouco atenção nas ações atuais de algumas grandes empresas, perceberá que elas estão investindo bastante em reverter a situação do planeta. Alinhando ações com ONGs e governos, estão buscando soluçòes para os problemas. Mesmo que seja ações tímidas, já demontram que a mentalidade das pessoas está mudando. E você, o que anda fazendo pelo mundo? Apaga as luzes quando não estão sendo usadas? Desliga a torneira enquanto escova os dentes? Recicla seu lixo? Cada um pode fazer um pouquinho e sua parte. Essas são ações sustentáveis.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 74 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: